Como escrever um CV?

Seu curriculum vitae ou currículo visa traçar um quadro de sua vida para possíveis empregadores
Em outras palavras, seu curriculum vitae ou currículo visa traçar um quadro de sua vida para possíveis empregadores.

Se está à procura de emprego, deve ter reparado que alguns empregadores solicitam um CV em vez de um currículo. Muitos candidatos a emprego presumem que um CV e um currículo são termos diferentes para a mesma coisa, mas isso não é necessariamente verdade. CVs e currículos são semelhantes, é verdade, mas as diferenças são importantes. Se você enviar um currículo em vez de um currículo, correrá o risco de parecer inexperiente e ingênuo - definitivamente não qualidades que gritarão: "Contrate-me!" para potenciais empregadores.

Ex-empregadores

O que é um CV? "CV" é uma abreviatura de "Curriculum Vitae", que se traduz aproximadamente como "Esta é a minha vida". Em outras palavras, seu curriculum vitae ou currículo visa traçar um quadro de sua vida para possíveis empregadores. Um currículo é mais do que apenas uma lista de empregadores anteriores: é um recurso que descreve tudo o que você fez na vida relacionado à sua carreira.

A principal diferença no conteúdo de um currículo em oposição a um currículo é que normalmente se espera que o currículo inclua mais detalhes e, portanto, seja um pouco mais longo. Em geral, espera-se que um CV tenha uma ou duas páginas para um profissional que está entrando no mercado de trabalho, duas a quatro páginas para um profissional com alguma experiência e até sete páginas para um profissional experiente. Não importa o quão experiente você seja, seu currículo não deve exceder dez páginas.

Deve ter reparado que alguns empregadores solicitam um CV em vez de um currículo
Se está à procura de emprego, deve ter reparado que alguns empregadores solicitam um CV em vez de um currículo.

Quando geralmente é necessário um currículo? Você provavelmente deve ter notado que alguns anúncios de emprego solicitam um curriculum vitae, enquanto outros simplesmente solicitam um currículo. Normalmente, os cargos acadêmicos são os que exigem currículos. Você deve esperar ser solicitado a fornecer um currículo sempre que estiver se inscrevendo para um (n):

  • Posição de professor
  • Cátedra
  • Posição científica
  • Posição de pesquisa
  • Trabalho internacional
  • Companheirismo
  • Conceder

Informações pessoais

O que um currículo deve incluir? Seu currículo deve sempre começar com suas informações pessoais e terminar com suas referências, se houver. No entanto, a ordem das seções intermediárias depende inteiramente de você. Lembre-se de que seu curriculum vitae deve representar sua vida como um todo; portanto, é melhor listar suas seções mais fortes antes das mais fracas. Por exemplo, se você acabou de se formar ou tem apenas alguns anos de experiência, ou se seu histórico acadêmico é bastante impressionante, você pode listar a seção de educação primeiro.

Além disso, cada currículo enviado deve ser adaptado para a posição específica para a qual você está se candidatando. Isso significa que você deve listar apenas experiências relacionadas ao cargo. Você também pode alterar a ordem das seções em seu currículo, de modo que a experiência mais relacionada ao trabalho seja listada anteriormente em seu currículo.

  1. Informações pessoais. Como um currículo, seu currículo deve começar com seu nome e informações de contato. Também como um currículo, você não precisa de um cabeçalho de assunto para esta seção. Alguns candidatos a emprego e empregadores acham que, uma vez que um curriculum vitae deve ser uma representação de sua vida como um todo, esta seção deve incluir detalhes pessoais, como sua data e local de nascimento, seu estado civil e o número de filhos que você tem. No entanto, outros acham que isso não é profissional, sem mencionar que prejudica suas chances de conseguir o emprego. Depende de você decidir incluir esses dados pessoais em seu currículo, mas definitivamente nunca deve fazê-lo se achar que isso poderia prejudicar o empregador contra você.
  2. Declaração de propósito. Se você incluir uma declaração de propósito, também conhecida como declaração de missão pessoal, em seu currículo, ela deve seguir imediatamente suas informações pessoais. Esta seção deve ter apenas uma ou duas frases longas e deve fazer duas coisas: Declare onde você está em sua carreira e o que você está procurando em seu próximo emprego. (Observação: como você está adaptando seu currículo para o cargo específico, seus objetivos em sua declaração de missão pessoal devem corresponder ao cargo para o qual está se candidatando.)
  3. Resumo das qualificações. Assim como em um currículo, seu resumo de qualificações deve fornecer ao empregador uma lista com marcadores de suas qualificações mais importantes. Esta seção deve incluir um punhado de pontos de bala, no máximo, mas cada um deve quantificar suas realizações com números, pois isso causará uma impressão maior em um empregador em potencial.
  4. Educação. Como um currículo, um currículo apresenta uma seção de educação que lista seus graus em ordem cronológica inversa. Cada lista deve incluir a escola, cidade e estado onde está localizada, seu diploma e foco de estudo e a data em que se formou. A maioria dos profissionais em campos acadêmicos tem uma formação impressionante, e é por isso que esta seção costuma vir a seguir em um curriculum vitae. No entanto, se achar que outra seção é mais forte ou mais relevante para o cargo para o qual está se candidatando, você pode reorganizar seu currículo de acordo.
  5. Prêmios. Embora alguns currículos incluam seções para prêmios e homenagens, essas seções são curtas e podem ser agrupadas com realizações. No mundo acadêmico, no entanto, profissionais experientes costumam ter uma longa lista de prêmios em seu nome. Por esse motivo, um currículo pode ser elaborado com uma seção de prêmios separada.
  6. Grants. Se você se inscreveu e recebeu bolsas importantes, elas também podem ser consideradas "direitos de se gabar". No entanto, nem todos os profissionais acadêmicos o fizeram, tornando esta seção opcional.
  7. Histórico de empregos. Outra seção que o currículo e o currículo têm em comum é a seção de empregos. Como em um currículo, seu histórico de empregos deve ser listado em ordem cronológica inversa.
  8. Publicações. A maioria dos candidatos a emprego que usam currículos nunca usaria uma seção de publicações, mas muitos pesquisadores, professores e cientistas publicaram seus trabalhos em publicações acadêmicas. Esta seção oferece uma oportunidade de listar todos os créditos de publicação que você conquistou.
  9. Pesquisa. Muitos profissionais acadêmicos têm dedicado parte de sua formação e / ou carreira à pesquisa. O formato do curriculum vitae permite a esses profissionais a opção de dar atenção especial a esses esforços.
  10. Associações profissionais. Outra diferença notável entre um currículo e um currículo é a necessidade de uma seção "Associações profissionais". A maioria dos profissionais não acadêmicos não pertence a nenhuma organização profissional. Os profissionais acadêmicos, por outro lado, costumam pertencer a vários. Como as associações profissionais são altamente consideradas na academia tradicional, esta seção pode ser usada para incluí-las no curriculum vitae.
  11. Trabalho voluntário. Ter doado seu trabalho para o bem da comunidade é uma vantagem e deve sempre constar no seu currículo. O trabalho voluntário também pode ser usado para demonstrar experiência e habilidades, mesmo que você não as tenha adquirido por meio de trabalho remunerado. Além disso, você pode incluir qualquer experiência relevante adquirida ao praticar seus hobbies ou interesses pessoais.
  12. Referências. Assim como em qualquer outro setor, os anúncios de cargos acadêmicos podem pedir referências. Esta deve ser sempre a última seção do seu currículo e deve incluir de três a cinco referências profissionais. Suas referências devem ser capazes de falar com conhecimento e positividade sobre seu trabalho, portanto, se possível, você deve escolher colegas que o conheçam há pelo menos vários anos.

Como você pode ver, um dos principais benefícios de um currículo é sua flexibilidade. Se você nunca escreveu um curriculum vitae antes, pode achar as muitas seções opcionais bastante opressivas. No entanto, é importante lembrar que um currículo foi elaborado para permitir que você se represente da melhor forma. Seu currículo deve ser sempre escrito e organizado de forma que você sinta que melhor reflete sua personalidade única e suas qualificações para o trabalho específico.

Artigos relacionados
  1. Como escrever um currículo do governo federal?
  2. Como escrever uma boa frase objetiva para um currículo?
  3. Como escrever um currículo sem fins lucrativos?
  4. Como escrever um bom currículo?
  5. Como escrever um currículo militar para civil?
  6. Como escrever uma referência?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail