Como escrever um currículo do governo federal?

Ao se candidatar a um emprego federal
Ao se candidatar a um emprego federal, são necessárias mais informações do que ao se candidatar a um emprego no setor privado.

Sete assuntos que seu currículo federal deve cobrir

Um currículo federal é simplesmente um currículo formatado para atender às necessidades de vagas de emprego federais. Ao se candidatar a um emprego federal, são necessárias mais informações do que ao se candidatar a um emprego no setor privado. O currículo federal é formatado de forma a destacar essas informações especializadas.

Formulários de inscrição pré-impressos também são usados às vezes ao se candidatar a um emprego federal. Embora o SF-171 seja geralmente considerado um formulário desatualizado, alguns empregadores ainda podem solicitá-lo. A forma mais comumente usada é o OF-612. Um currículo federal contém todas as mesmas informações que esses formulários, mas apresenta sua inscrição em um formato mais atraente e permite mais liberdade para articular suas habilidades. Certifique-se de ler o anúncio de vaga de emprego com atenção, pois ele pode especificar o formato que os candidatos devem usar.

Os currículos federais são formatados cronologicamente, com as instâncias mais recentes fornecidas primeiro. Sempre que possível, o texto do seu currículo deve refletir o texto do anúncio de emprego. Devido às informações específicas exigidas ao se candidatar a um emprego federal, um currículo federal é mais longo e detalhado do que um currículo básico, cobrindo até os últimos dez anos e alcançando até cinco páginas.

Sete assuntos que seu currículo federal deve cobrir

O currículo federal é formatado de forma a destacar essas informações especializadas
O currículo federal é formatado de forma a destacar essas informações especializadas.

Uma das principais diferenças entre um currículo federal e um currículo escrito para uma vaga de emprego no setor privado é que a formatação deste último é extremamente flexível, permitindo que seções inteiras sejam adicionadas ou deixadas de fora. Ao se candidatar a um emprego federal, no entanto, o currículo deve conter informações específicas se o candidato for considerado para o emprego. Um currículo que não contenha as informações ou formatação exigidas será automaticamente desclassificado.

  1. Informações pessoais. Assim como um currículo regular, um currículo federal lista as informações pessoais do candidato no topo da primeira página. Os números de contato diurno e noturno devem ser incluídos, bem como seu nome e endereço. Além das informações de contato típicas, no entanto, um currículo federal requer informações mais específicas, como seu número de seguro social e seu país de cidadania. Se você foi honrosamente dispensado do serviço militar, você pode ser elegível para a preferência dos veteranos, que deve ser listada a seguir. Finalmente, o currículo federal deve conter informações sobre seu status federal, como o grau civil federal mais alto que você ocupou e sua elegibilidade para reintegração.
  2. Informações sobre o trabalho. Abaixo de suas informações pessoais, o currículo federal deve listar informações de identificação sobre o emprego para o qual você está se candidatando, incluindo o título, a série, a série e o número do anúncio de emprego.
  3. Resumo da experiência. A primeira seção do currículo federal resume sua experiência. Esta é sua chance de ser um pouco criativo e fazer seu aplicativo se destacar de todos os outros. O modo como você resume sua experiência pode afetar a maneira como o empregador interpreta o restante do seu currículo, portanto, escolha suas palavras com cuidado!
  4. Realizações profissionais. A próxima seção do currículo federal lista as posições que você ocupou cronologicamente, com as mais recentes listadas primeiro. Assim como em outras seções, o currículo federal exige mais detalhes sobre os cargos ocupados anteriormente do que um currículo básico. Além das informações que você forneceria em um currículo regular - como o nome do empregador (em negrito), endereço, cargo e datas em que o cargo foi ocupado - cada entrada precisará incluir o nome do seu supervisor e informações de contato, se você consentir ao contato do seu supervisor, seu salário no cargo e a média de horas trabalhadas por semana.

    Após essas informações, um currículo federal deve seguir com um breve resumo do cargo, seguido das funções que você desempenhou no cargo. Para cada posição, o empregador espera ver entre quatro e oito funções listadas em formato de marcadores, com cada marcador tendo aproximadamente quatro a seis linhas. Devido a essas expectativas de comprimento, a seção "Realizações profissionais" de um currículo federal é consideravelmente mais longa do que a seção correspondente em um currículo básico.

  5. Educação. A seção de educação de um currículo federal deve listar seus diplomas em ordem cronológica, com o mais recente aparecendo primeiro. Cada listagem deve conter o ano em que o diploma foi recebido, o tipo de diploma, o nome da escola e a cidade, estado e código postal onde a escola está localizada. Leia o anúncio de emprego com atenção para determinar se você deve incluir o histórico escolar da faculdade com o pacote de inscrição.

  6. Treinamento. Como nas seções anteriores, os programas de treinamento que você realizou devem ser listados em ordem cronológica, com o mais recente aparecendo primeiro. Inclua o ano em que completou o programa e o título do programa, bem como quaisquer informações adicionais - como o nome da escola e o horário concluído - que você possa fornecer.

  7. Outras qualificações. O formato de um currículo federal permite que o candidato inclua seções adicionais para listar outras qualificações que ele possa ter. Se você incluir qualquer uma das seções a seguir, lembre-se de organizar as qualificações em cada seção em ordem cronológica, com as mais recentes listadas primeiro.
    • Prêmios - inclua o ano e uma breve descrição de cada prêmio profissional recebido.
    • Certificações - inclua o ano e uma breve descrição de cada certificação ou licença que você possui atualmente. Não liste certificações ou licenças expiradas.
    • Publicações - Liste as publicações para as quais você contribuiu, usando um formato de bibliografia padrão, como MLA.
    • Apresentações - Liste o título de cada apresentação para a qual você contribuiu, para quem você fez a apresentação, onde a apresentação foi feita e o ano em que foi feita.

Juntando o aplicativo federal

Como você pode ver, escrever um currículo federal consome mais tempo do que é difícil, pois geralmente requer que você adicione mais detalhes a cada seção do seu currículo. No entanto, o resultado final vale o esforço extra, pois é muito mais atraente - para não mencionar uma representação muito mais profissional de si mesmo - do que simplesmente preencher um formulário de inscrição federal.

Ao preparar sua inscrição federal, você pode ter algumas perguntas sobre se precisa usar um formulário de inscrição federal ou um currículo federal, ou quais declarações KSA incluir em sua inscrição. Ler e revisar atentamente o anúncio de emprego permitirá que você adapte sua aplicação aos requisitos e descrição do cargo, garantindo que sua aplicação atenda às necessidades do empregador e aumentando suas chances de ser selecionado para o cargo.

Artigos relacionados
  1. Como escrever uma boa frase objetiva para um currículo?
  2. Como escrever um bom currículo?
  3. Como escrever uma referência?
  4. Como escrever um currículo legal?
  5. Como escrever um currículo sem fins lucrativos?
  6. Como escrever um resumo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail