Como escrever um currículo militar para civil?

Muitos ex-militares cometem vários erros ao escrever um currículo destinado a empregos civis
Muitos ex-militares cometem vários erros ao escrever um currículo destinado a empregos civis.

Quando você está se separando do exército após anos de serviço, pode ser assustador procurar um emprego civil. Claro, você tem experiência que a maioria dos outros candidatos a emprego não tem. (Algum outro candidato saltou de um avião no meio da noite? Acho que não.) Mas a questão é: como você faz com que os empregadores em potencial olhem para o passado "militar" e vejam como suas experiências incríveis serão beneficiadas sua empresa?

Para obter um currículo mais legível
Para obter um currículo mais legível, não tente incluir os dois na mesma seção, ou ficará muito prolixo.

Não é uma tarefa tão difícil, mas exige mais sutileza do que o típico candidato a emprego tem para colocar em um currículo. Muitos ex-militares cometem vários erros ao escrever um currículo destinado a empregos civis. Felizmente, as dicas a seguir o ajudarão a entender o que os empregadores em potencial estão procurando e como elaborar seu currículo para atender a essas necessidades.

  1. Jogue o fator disciplina. Qual é a primeira coisa que vem à mente quando a maioria dos civis pensa em serviço militar? Disciplina, uma forte ética de trabalho ou talvez lealdade. E quais são as características que os empregadores procuram hoje? Disciplina, forte ética de trabalho e lealdade. Uma das maiores reclamações que os empregadores têm hoje é que os funcionários mudam de emprego com frequência e não têm a ética de trabalho que tinham há 20 anos. Esta é uma área em que sua experiência militar será vantajosa para você, então destaque sua ética de trabalho e capacidade de autoinicialização.
  2. Vá direto ao ponto. Como diz o comercial, você provavelmente fez mais antes das 9h do que a maioria das pessoas durante todo o dia. Mas não coloque tudo em seu currículo. Descreva seus empregos militares e as habilidades transferíveis aplicáveis ao emprego para o qual você está se candidatando. Se você trabalhou com comunicações, por exemplo, e agora está procurando um trabalho de comunicação fora das forças armadas, concentre-se em como você desenvolveu um novo sistema de informação. As honras que você recebeu pela precisão do tiro não vão interessá-los.
  3. Não se sobrecarregue com detalhes. Semelhante à dica acima, quando você está descrevendo os pontos mais delicados de seu trabalho ou habilidades, uma boa regra é evitar o uso de mais de uma linha para fazer isso. Deixe de fora por que você fez algo (por exemplo: uma falta de pessoal o levou a se voluntariar) ou detalhes que só importariam para os militares (por exemplo: a marca ou modelo da aeronave). Para maior eficácia, mantenha as coisas simples: "Meu programa de retenção resultou em um aumento de 20% nas novas assinaturas."
  4. Aprenda um novo idioma. Os militares têm sua própria linguagem e terminologia que as pessoas de fora não entendem necessariamente. E uma vez que o objetivo de um currículo é comunicar claramente suas habilidades e pontos fortes, você precisa pesquisar a maneira não militar de expressar suas habilidades. Além disso, nunca use acrônimos ou abreviações. Faça seu currículo o mais fácil de entender possível.
  5. Inclua cursos e programas relevantes que você concluiu. Lembra daquelas aulas de TI ou gerenciamento que os militares o obrigaram a fazer? Esses são muito transferíveis para o setor privado. Os empregadores não se importam que os militares paguem por eles; eles se preocupam com o conhecimento que você adquiriu. Portanto, liste todas as aulas que você concluiu que são relevantes para o emprego para o qual está se candidatando.
  6. Aproveite as vantagens de suas avaliações documentadas. No serviço militar, você recebe avaliações constantes de como está se saindo em seu trabalho - ao contrário da maioria dos civis. Você tem provas de que atendeu ou superou as expectativas, portanto, não se esqueça de incluir esses dados. Use mais do que palavras, no entanto. Destaque os números e as porcentagens que comprovam seu ponto: quantos funcionários você supervisionou ou quanto você reduziu no orçamento.
  7. Separe suas habilidades de suas realizações. Sem dúvida, você tem muitos dos dois como resultado de sua carreira militar. Para obter um currículo mais legível, não tente incluir os dois na mesma seção, ou ficará muito prolixo. Os gerentes de contratação querem marcadores de informações fáceis de digerir, então dê a eles.
Artigos relacionados
  1. Como escrever um currículo sem fins lucrativos?
  2. Como escrever uma referência?
  3. Como escrever um currículo para um modelo promocional?
  4. Como escrever um resumo?
  5. Como escrever um currículo para um trabalho de assistente médico?
  6. Como escrever um currículo para um trabalho de recepcionista?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail