Como criar um organograma do departamento de RH?

Os departamentos de Recursos Humanos ou RH geralmente usam organogramas para otimizar a empresa
Os departamentos de Recursos Humanos ou RH geralmente usam organogramas para otimizar a empresa e as tarefas que os funcionários executam.

Os departamentos de Recursos Humanos ou RH geralmente usam organogramas para otimizar a empresa e as tarefas que os funcionários executam. Com um organograma, também é muito mais fácil ver as funções que uma empresa deve cumprir e quais pessoas serão responsáveis por essas tarefas. Se você deseja criar um organograma para sua empresa, veja como.

  1. Obtenha o software. Existem muitos produtos de software que você pode usar para criar o gráfico. Um dos aplicativos mais básicos que você pode usar é um processador de texto, como o Microsoft Word, que possui símbolos e formas que você pode usar para criar o gráfico. Isso, no entanto, será difícil, pois você precisará organizar as formas manualmente. Uma alternativa mais fácil é usar o Microsoft PowerPoint, que possui uma variedade de designs de gráficos pré-instalados. Você só precisará selecionar qual formato e design de gráfico funcionarão melhor para sua empresa e estrutura organizacional. O melhor software para fazer gráficos, no entanto, são os aplicativos especiais, como o OrgPlus, projetado para controlar as informações de RH.
  2. Mantenha simples. Ao criar o organograma, muitas pessoas se sentem compelidas a inserir o máximo de informações possível no organograma. Os melhores gráficos, no entanto, serão simplificados e fáceis de entender. Foco nas posições da empresa. Em vez de adicionar as tarefas e posteriormente fornecer o nome dos funcionários que assumem as tarefas, basta focar nos funcionários e depois adicionar suas tarefas. Afinal, alguns funcionários realmente realizam tarefas adicionais às quais devem ser creditados, enquanto algumas tarefas são realizadas apenas sazonalmente e não precisam ser incluídas nos organogramas.
    Design de gráfico funcionarão melhor para sua empresa
    Você só precisará selecionar qual formato e design de gráfico funcionarão melhor para sua empresa e estrutura organizacional.
  3. Limite suas informações. Informações básicas, como detalhes pessoais dos funcionários, a descrição do cargo e o salário da pessoa, podem ser incluídas no organograma para que o gráfico possa ser usado para referências rápidas. Além disso, no entanto, você deve evitar incluir informações pessoais, como antecedentes da pessoa ou comentários que seus superiores e supervisores possam ter sobre a pessoa. Isso é especialmente importante se você planeja exibir o organograma no escritório da empresa ou se vai dar cópias do organograma a um grande número de pessoas.
  4. Determine a abrangência do gráfico. Considere também o quão abrangente o gráfico deve ser. Se você tem uma empresa que tem uma filial em outras áreas, ou se sua empresa tem uma sede nacional, você precisará avaliar se deve adicionar os dirigentes nacionais ao organograma e se precisará incluir todos. Na maioria dos casos, as empresas maiores com várias filiais se concentrarão apenas na filial local e simplesmente incluirão alguns dos principais executivos do quadro, como o CEO, o presidente, o vice-presidente e o conselho de curadores.

Certifique-se de verificar o gráfico antes de imprimi-lo, especialmente porque as pessoas podem se ofender facilmente se seus nomes forem digitados incorretamente ou se suas posições forem misturadas.

Artigos relacionados
  1. Como preparar um 1099 para um trabalhador contratado?
  2. Como criar um programa de aprendizagem?
  3. Como classificar um trabalhador contratado?
  4. Como conduzir o treinamento dos funcionários?
  5. Como fazer uma autoavaliação para sua avaliação de desempenho?
  6. Como aumentar a produtividade com um programa de recompensas para funcionários?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail