Como dar uma referência negativa ao funcionário?

Confirme se está tudo bem para divulgar informações de referência
Se você suspeitar que uma solicitação de referência não é genuína, peça que o ex-funcionário entre em contato com você e confirme se está tudo bem para divulgar informações de referência.

Por lei, em muitas regiões, os funcionários desfrutam de muitas proteções. Se você der uma referência errada, você se expõe ao risco de um processo futuro. Por esse motivo, muitos empregadores optam por adotar políticas de referência muito rígidas, que às vezes acabam prejudicando os possíveis empregadores que os solicitam.

Você pode encontrar um meio-termo quando se trata de fornecer referências, atendendo aos requisitos legais e, ao mesmo tempo, atendendo à necessidade de referências honestas.

Passo 1

Designe uma única pessoa em sua organização para lidar com as solicitações de referência. Muitas vezes, essa pessoa é alguém da área de recursos humanos, pois teria acesso às informações relevantes. Trabalhe com ele para desenvolver uma política clara sobre referências e deixe claro que todos os pedidos de referências devem ser enviados diretamente a essa pessoa, e a mais ninguém.

Além de garantir que todas as solicitações sejam tratadas de maneira adequada, isso também garantirá a validade das referências. Funcionários ruins podem optar por ter amigos como "referências" se suspeitarem que receberão uma referência ruim. Se uma empresa souber que pode ligar para qualquer número de telefone de sua empresa e ser encaminhado para a pessoa que trata das solicitações de referência, pode ter certeza de que a referência é genuína.

Passo 2

Dê referências apenas a pessoas autorizadas a solicitá-las. As referências devem ser fornecidas apenas a futuros empregadores que informaram aos candidatos que suas referências serão verificadas. Se alguém ligar para solicitar uma referência, você deve sempre verificar isso. Algumas empresas exigem pedidos de referência por escrito, por esse motivo.

Se você suspeitar que uma solicitação de referência não é genuína, peça que o ex-funcionário entre em contato com você e confirme se está tudo bem para divulgar informações de referência.

Etapa 3

Atenha-se aos fatos. Alguns empregadores optam por interpretar isso ao pé da letra e, quando chamados para uma referência, eles apenas confirmam que alguém trabalhou para eles e fornecem as datas de emprego.

Se você decidir fornecer mais informações do que essas, especialmente se pretende fornecer uma referência negativa, escolha suas palavras com cuidado. Faça apenas declarações que possam ser comprovadas de forma factual e, se você dar uma opinião, deixe-o claro.

"Mary Sue era uma péssima funcionária", por exemplo, não é o caminho a percorrer.

Um formulário de liberação também pode ser usado para fornecer referências negativas
Um formulário de liberação também pode ser usado para fornecer referências negativas, de forma sorrateira.

“Na minha opinião, Mary Sue não era uma boa opção para o cargo” seria mais adequado, e permite que a empresa solicitante da referência solicite informações adicionais.

Informações que você pode fornecer:

  • As datas de emprego do funcionário.
  • O cargo do funcionário e quaisquer promoções.
  • Quaisquer prêmios ou elogios recebidos.
  • O registro de pontualidade do funcionário.

Informações que você não pode fornecer:

  • Especulação, opiniões ou boatos.
  • Informações não relacionadas especificamente ao desempenho no trabalho.
  • Informações que podem comprometer a privacidade do funcionário.

Passo 4

Não repita a fofoca nem viole a privacidade do funcionário. Não é apenas ilegal, é também de má qualidade. Atenha-se especificamente às informações relacionadas ao desempenho do seu funcionário no trabalho e não repita boatos ou informações que não sejam relevantes para a discussão.

Esteja ciente de que em muitas regiões do mundo, é ilegal discutir a saúde, orientação sexual, ideais políticos, crenças religiosas ou situação familiar de um funcionário. Se você acha que uma informação não é relevante para o trabalho, é seguro presumir que não é seguro repetir.

Etapa 5

Não forneça informações que não tenham sido solicitadas. Um pedido de referências não é um pedido de novela. Responda às perguntas de forma concisa e clara e espere ser solicitado para obter explicações adicionais.

Por exemplo, se um possível empregador perguntar se você contrataria alguém novamente, diga "não", não "não, porque..." Sempre espere ser solicitado por explicações ou informações complementares.

Etapa 6

Considere o uso de um formulário de liberação. Um formulário de liberação o protegerá da responsabilidade legal de fornecer referências honestas. Quando os funcionários saírem da empresa, informe-os de que você só fornecerá referências neutras confirmando as datas de emprego e o cargo, a menos que eles assinem o formulário de autorização.

Um formulário de liberação também pode ser usado para fornecer referências negativas, de forma sorrateira. Os funcionários que provavelmente receberão referências negativas provavelmente estão cientes disso e, portanto, se recusarão a assinar o formulário de liberação. Quando solicitada uma referência nesses casos, você pode dizer que a política da empresa apenas permite que você forneça referências neutras para funcionários que não assinaram autorização, permitindo que o solicitante tire suas próprias conclusões dessas informações.

Fornecer referências é um campo minado legal e ético que deve ser navegado com cuidado. Ao se apegar aos fatos e falar sem malícia, você deve ser capaz de fornecer referências negativas sem se expor ao risco de um processo judicial. Você também pode considerar a gravação de chamadas telefônicas e conversas relacionadas a solicitações de referência para proteção legal adicional.

se Smith é uma conhecedora de literatura, aventuras e boa comida que adora compartilhar conhecimento com outras pessoas e colocar seu diploma de artes liberais de outra forma marginalmente útil em bom uso.
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail