Como fazer treinamento sobre assédio sexual para funcionários?

Desenvolva uma política escrita contra o assédio sexual para a sua empresa
Se ainda não o fez, desenvolva uma política escrita contra o assédio sexual para a sua empresa.

Torne-o significativo, mantenha-o dentro da legalidade

O assédio sexual é um problema potencial para empresas de todos os tamanhos. E, uma vez que uma reclamação é apresentada, a investigação, o litígio e o acordo podem custar milhares de dólares à sua empresa.

Em vez de esperar até que uma reclamação seja feita (ou pior ainda, adotar uma abordagem "Não pode acontecer aqui"), adote uma postura proativa criando um programa eficaz de conscientização e prevenção.

Aqui estão as etapas básicas que você precisará realizar. O tamanho ou a natureza do seu negócio podem exigir considerações adicionais.

Passo 1

Familiarize-se com as leis federais e estaduais que regem o assédio sexual no local de sua empresa. Compreenda a definição, as políticas e as soluções oferecidas por lei. Certifique-se de que você está totalmente claro sobre as definições de assédio.

Passo 2

Se ainda não o fez, desenvolva uma política escrita contra o assédio sexual para a sua empresa. Consulte o advogado de sua empresa para ter certeza de que sua política é legal e claramente declarada. Inclua-o no manual do funcionário e publique informações sobre a política de sua empresa. A maioria das empresas já é obrigada a manter cartazes de legislação trabalhista, portanto, exiba as políticas específicas de sua empresa na mesma área.

Etapa 3

Crie uma lista dos riscos potenciais para o seu negócio específico. Por exemplo, se você possui uma loja de varejo de roupas, pode haver riscos de assédio de funcionário a funcionário, de gerente a funcionário, de cliente a funcionário, de vendedor a funcionário, etc.

Passo 4

Faça um brainstorm de um conjunto de cenários em que o assédio sexual possa ocorrer em sua empresa. Lembre-se de que o assédio sexual não se limita a homens que assediam mulheres. Também podem ser mulheres assediando homens, assédio sexual do mesmo sexo ou assédio em grupo. Tente identificar onde as configurações / situações de maior risco da sua empresa podem ocorrer.

Etapa 5

Estaduais que regem o assédio sexual no local de sua empresa
Familiarize-se com as leis federais e estaduais que regem o assédio sexual no local de sua empresa.

Desenvolva uma maneira de educar seus funcionários sobre os riscos, os procedimentos para lidar com o assédio e as penalidades em sua localidade e na sua empresa. A representação de papéis é uma boa ferramenta para ilustrar as muitas formas de assédio sexual. Lembre-se de incluir uma variedade de "casais" em suas demonstrações de dramatização, incluindo o mesmo sexo e assédio em grupo. Existem excelentes livros e outros materiais disponíveis para ajudá-lo a criar um bom programa de treinamento.

Etapa 6

Agende uma sessão de treinamento para seus funcionários. Você pode desejar fazer isso em pequenos grupos se tiver um grande número de funcionários. Um tópico como assédio sexual gera mais interação e um nível mais alto de eficácia se apresentado em um pequeno grupo, como uma equipe de trabalho, ao invés de um evento para toda a empresa. Distribua cópias da política no início da reunião, mesmo se a política estiver em vigor há algum tempo.

Etapa 7

Monitore a reação do público durante o treinamento. Se a resposta for desinteresse ou se os funcionários estão zombando dos conceitos, você pode querer observar quaisquer padrões ou tendências. Por exemplo, se o departamento de expedição está rindo e fazendo comentários colaterais, você pode querer agendar uma sessão de feedback para aquela parte da empresa para descobrir por que eles achavam que o material era engraçado ou irrelevante.

Etapa 8

Obtenha feedback anônimo do maior número possível de funcionários. Perguntar:

  • O que eles pensaram sobre o treinamento
  • Como eles definiriam o assédio sexual
  • Se eles sofreram ou estão sofrendo assédio sexual dentro de sua empresa (e em caso afirmativo, o quê e quando?)

No final da pesquisa, incentive os funcionários a relatar quaisquer exemplos que possam encontrar.

Use o feedback e os relatórios para refinar seu treinamento. Adapte o treinamento futuro para refletir essas preocupações ou necessidades.

O assédio sexual pode destruir o moral e a produtividade de uma empresa. Torne sua empresa à prova de assédio com uma política sólida, um bom treinamento e o compromisso de tornar seu negócio seguro para todos os funcionários.

Lindsay R.

Escritor, pesquisador, buscador

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail