Como criar um manual do funcionário?

O objetivo do manual é manter alguma uniformidade de padrão nas políticas
O objetivo do manual é manter alguma uniformidade de padrão nas políticas e procedimentos.

Não há empresa no mundo hoje, seja pública ou privada, que não tenha um padrão de operação compilado. Seja o que for que a empresa esteja envolvida, seja ela de produtos, fabricação ou serviço, desde que haja pessoas trabalhando nela, existe um manual ou manual. O objetivo do manual é manter alguma uniformidade de padrão nas políticas e procedimentos. Da segurança pessoal à segurança da empresa, passando por códigos de vestimenta e horas de trabalho e horas extras, a empresa deve ter um padrão por escrito que todos, do gerente ao funcionário, devem seguir ou aderir.

Uma empresa que acabou de ser formada pode não ter padrões existentes, mas ela precisará ter um antes de iniciar as operações. E isso pode ser conseguido pedindo empréstimos de outra empresa por meio de seu departamento de recursos humanos, especialmente se esses funcionários de RH pertencerem a uma associação de gerentes de pessoal ou semelhantes. Um gerente de recursos humanos astuto pode fazer sua parte fazendo algumas entrevistas e checando manuais de outras empresas com operações semelhantes às deles.

Procedimento operacional Padrão

Um fator importante que obriga as empresas a preparar um manual ou operações e procedimentos bem elaborados tem a ver com a lei. Na Europa, existe um procedimento operacional padrão para empresas de manufatura e há outro departamento conhecido como Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA) sob o Departamento de Trabalho. Este departamento supervisiona o tipo de trabalho realizado por várias empresas, especialmente em relação aos seus trabalhadores e empregados. Com a OSHA monitorando a forma como as empresas europeias se relacionam com a segurança de seus funcionários, os indivíduos se sentem mais seguros em seus locais de trabalho sabendo que seus gerentes estão cientes de como tornar as áreas de trabalho seguras para eles trabalharem. A OSHA formulou um conjunto de políticas e procedimentos em relação às empresas licenciadas para operar em um determinado estado da União Europeia.

Que não tenha um padrão de operação compilado
Não há empresa no mundo hoje, seja pública ou privada, que não tenha um padrão de operação compilado.

No manual da OSHA, as responsabilidades e penalidades são especificadas claramente para que todos os executivos vejam e entendam. Os funcionários de RH de todas as empresas, em particular, são até convidados a participar de seminários da OSHA sempre que novas políticas relacionadas à saúde e segurança dos funcionários são aprovadas pelo Congresso e se tornam leis. Desta forma, as operações das empresas serão menos arriscadas e mais conviviais para se trabalhar, gozando de boa reputação junto à comunidade e associações a que a empresa pertence.

Governe os padrões de desempenho

Além de consultar os chefes de DRH de outras empresas, o indivíduo que deseja produzir o manual de sua própria empresa também deve dar o próximo passo, que é falar com os supervisores e chefes de departamento sobre os objetivos de seu departamento e as expectativas de seus funcionários. Essas expectativas passam a fazer parte do manual ou manual que regerá os padrões de desempenho, as normas de qualidade que podem ser avaliadas e assim por diante. Uma vez que um padrão é compreendido tanto pelo gerente quanto pelos trabalhadores, é relativamente fácil julgar se o trabalho está sendo executado corretamente ou não. Haverá uma base para a ação dos gerentes sobre o indivíduo que não está atuando de acordo com os padrões explicados no manual.

Depois de entrevistados funcionários, chefes e outras pessoas envolvidas nas operações, o próximo passo é o indivíduo traduzir a entrevista em políticas e procedimentos que farão parte do manual de comportamento que será impresso e distribuído a todos níveis de gestão - dos gerentes de topo até os níveis administrativos. Deve ser entendido que as políticas e procedimentos escritos conforme declarados pelos gerentes devem primeiro ser liberados e verificados pelos gerentes em questão antes de uma impressão final ser feita. Dessa forma, todos, incluindo os líderes sindicais, podem saber qual é a pontuação e o que fazer e o que não fazer que os funcionários que interagem devem estar cientes.

Nunca é demais enfatizar a importância dos manuais e manuais do funcionário, especialmente hoje em dia, quando muitos novos equipamentos e máquinas entram em ação. A única maneira de todos os envolvidos operarem profissionalmente é saber qual deve ser o manual de políticas, procedimentos e comportamento de uma empresa.

Artigos relacionados
  1. Verificações de antecedentes públicos
  2. Como construir um organograma?
  3. Como fazer treinamento sobre assédio sexual para funcionários?
  4. Como responder a uma solicitação de verificação de referência?
  5. Como conduzir uma avaliação de desempenho do funcionário?
  6. Como dar uma referência negativa ao funcionário?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail