Como incentivar a retenção de funcionários?

Poucas coisas vão prejudicar a ética de trabalho de um funcionário mais rapidamente do que expectativas
Poucas coisas vão prejudicar a ética de trabalho de um funcionário mais rapidamente do que expectativas confusas e requisitos de trabalho.

Quase todo empregador tem que lidar com a perda e substituição de funcionários. O processo pode ser caro, tanto em termos de tempo quanto de produtividade. As empresas de sucesso aprendem muito rapidamente como minimizar a rotatividade de funcionários. Aqui estão várias sugestões que podem ser implementadas por uma empresa de praticamente qualquer tamanho:

  1. Certifique-se de que os funcionários estejam cientes das responsabilidades de sua posição. Poucas coisas vão prejudicar a ética de trabalho de um funcionário mais rapidamente do que expectativas confusas e requisitos de trabalho. Reserve um tempo para revisar a descrição do trabalho e como essa posição é importante para o sucesso geral do negócio.
  2. Forneça as ferramentas necessárias para realizar o trabalho. Assistentes administrativos não podem processar cartas e outras correspondências enviadas sem postagem, papel e fitas de impressora. Os vendedores não podem vender se não tiverem nada para mostrar a um cliente potencial. Capacite seus funcionários tendo tudo o que eles precisam pronto e ao alcance de seus dedos.
  3. Seja específico ao elogiar um trabalho bem feito. Lembre-se da velha sitcom britânica "Are You Being Served?" O dono da loja ocasionalmente aparecia e dizia a todos os funcionários: "Vocês todos se saíram muito bem!" Embora o sentimento geral seja bom, seu impacto é mínimo. Faça questão de procurar o funcionário em seu espaço de trabalho e oferecer elogios focados. "Ann, a maneira como você projetou e organizou aquele gráfico de apresentação com o mesmo esquema de cores do logotipo do nosso cliente foi um golpe de gênio." Reconhecer ações específicas pode fazer um funcionário se sentir no topo do mundo.
  4. Mantenha a cabeça fria quando ocorrerem erros. O fato é que todo mundo erra de vez em quando. Trabalhe com o funcionário para determinar a natureza exata do problema e se concentrar em chegar a uma solução. Quando as coisas estiverem de volta ao normal, trabalhe com o funcionário para identificar exatamente onde as coisas deram errado e, juntos, desenvolvam um processo que ajudará a prevenir uma recorrência. Esse esforço ajuda o funcionário a manter a autoestima, sem evitar a seriedade ou as consequências de cometer o erro.
    Dizia a todos os funcionários
    O dono da loja ocasionalmente aparecia e dizia a todos os funcionários: "Todos vocês se saíram muito bem!"
  5. Solicite ativamente a opinião de seus funcionários. Sim, aquela caixa de sugestões na área de descanso é um toque legal. Mas se todos souberem que as ideias são ativamente buscadas e valorizadas, você irá gerar um nível de diálogo que pode render algumas sugestões muito criativas e lucrativas que ajudarão a empresa a crescer no futuro. Esse investimento emocional por parte de seus funcionários os ajuda a fazer mais parte da empresa do que uma engrenagem da máquina como um todo.
  6. Perceba que mesmo o funcionário mais moderado terá um dia ruim. Todos nós fazemos. Família, amigos, interesses amorosos, eventos locais, frustração com um projeto de trabalho podem convergir para fazer de Joe um campista muito infeliz. Dê uma folga para ele. Se a sua empresa for grande o suficiente para permitir que alguém leve cerca de quinze minutos e Joe desabafar um pouco, então organize. Você vai mais do que ganhar tempo em produtividade no final do dia.
  7. Acima de tudo, seja honesto com seus funcionários. Na maioria das vezes, isso é muito simples de fazer. Ocasionalmente, pode ser difícil. Embora não seja necessário dar aos seus funcionários uma situação crítica sobre a empresa todos os dias, entenda que você não está fazendo nenhum favor a ninguém ao reter informações que afetam seus empregos. Você pode até descobrir que, ao ser franco sobre um problema potencial dentro da empresa, um de seus funcionários terá uma ideia que pode fazer toda a diferença no mundo.

Muitas pessoas extraem grande parte de sua autoimagem dos empregos que desempenham e da competência com que desempenham suas responsabilidades. Um empregador que valoriza, envolve e é honesto com a força de trabalho certamente manterá uma rotatividade muito baixa na empresa.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail