Como responder a uma acusação de assédio sexual?

Responder adequadamente a uma reclamação de assédio sexual
Esta é a razão pela qual você deve aprender como lidar e responder adequadamente a uma reclamação de assédio sexual.

O assédio sexual se refere a qualquer comportamento físico ou verbal indesejado relacionado a atividades sexuais ou papéis de gênero. Esse ato costuma ocorrer no ambiente de trabalho, o que pode prejudicar a imagem da empresa. Mesmo que as políticas de assédio sexual sejam implementadas na empresa, esse tipo de ato não pode ser evitado. Esta é a razão pela qual você deve aprender como lidar e responder adequadamente a uma reclamação de assédio sexual.

Acusação de assédio sexual

As etapas a seguir o ajudarão a aprender como responder a uma acusação de assédio sexual de maneira profissional, legal e ética.

  1. Atenda ao problema com sinceridade. As acusações de assédio sexual não devem ser consideradas levianamente. Esse tipo de incidente pode causar muitos danos a uma empresa se não for levado a sério. Informe ao seu funcionário que você tratará do problema pessoalmente e que providenciará para que tudo seja resolvido. Dessa forma, você evitará processos judiciais e manterá a reputação de sua empresa.
  2. Aprenda a ouvir quem fez a denúncia. Quando uma pessoa decidir falar com você sobre a reclamação, certifique-se de ouvir com atenção e objetividade o que a pessoa tem a dizer. Nunca dê qualquer opinião sobre o assunto e apenas escute. Assim, você passará aos seus colaboradores a impressão de que se preocupa com eles e de que a empresa é capaz de proteger seus colaboradores.
  3. Converse com o reclamante sobre a política de assédio sexual da empresa. Depois de ouvir a reclamação, certifique-se de revisar a política de assédio sexual da empresa. Além disso, obtenha uma cópia da política e entregue-a ao funcionário que fez a reclamação. Dessa forma, sua funcionária conhecerá seus direitos diante de incidentes como esse.
  4. Reúna todos os fatos do incidente. Enquanto você conversa com a pessoa que fez a denúncia, pergunte a ela tudo sobre o que aconteceu. Todos os detalhes devem ser documentados para investigação. Este também é o momento de convocar o acusado do assédio e perguntar a seu lado. Certifique-se de considerar os dois lados da história. Você também deve entrevistar outras pessoas que sabem algo sobre o incidente. Dessa forma, você pode saber se a reclamação é válida ou não.
  5. Tome as medidas necessárias o mais rápido possível. Assim que tiver certeza de que realmente aconteceu um assédio sexual, você deve agir imediatamente. Consulte a política de assédio sexual da empresa e determine as ações necessárias quando coisas como essa acontecem.
Certifique-se de revisar a política de assédio sexual da empresa
Depois de ouvir a reclamação, certifique-se de revisar a política de assédio sexual da empresa.

Incidentes como esse não devem demorar muito para serem resolvidos. Assim que a investigação terminar, você deve agir rapidamente e resolver o problema de maneira adequada. Caso contrário, esse problema pode causar muitos problemas maiores à sua empresa se não for resolvido rapidamente.

Estas são as etapas para responder a uma acusação de assédio sexual. Em casos como esse, é importante que você não desanime seu funcionário sobre o assunto. Informe o reclamante sobre seus direitos e assegure-se de que a reclamação será levada a sério. Por último, certifique-se de levar este assunto de forma profissional e objetiva. Não seja tendencioso de nenhuma maneira.

Artigos relacionados
  1. Como abrir uma investigação do lar de idosos?
  2. O que é FICA?
  3. Como se preparar para uma investigação EEOC?
  4. O que é indenização?
  5. Como se preparar para escrever uma relação de confiança viva?
  6. Como se preparar para uma investigação de fundo de autorização de segurança?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail