Como ensinar boa caligrafia a seu filho?

Embora seja importante que seu filho tenha uma boa caligrafia
Embora seja importante que seu filho tenha uma boa caligrafia, é uma má ideia ficar estressado com isso.


Uma boa caligrafia é muito importante, mesmo nos dias de hoje. Ter uma caligrafia que outras pessoas possam ler pode ajudá-lo na escola e fora dela. No entanto, pode ser difícil ensinar e ajudar a melhorar a caligrafia de seu filho. Um passo de cada vez e você pode ajudar seu filho a ter uma caligrafia melhor.

Passo 1

Tenha a atitude adequada. Embora seja importante que seu filho tenha uma boa caligrafia, é uma má ideia ficar estressado com isso. Isso só vai estressar seu filho e tornar mais difícil para ele aprender técnicas de escrita adequadas e ficar relaxado enquanto forma as letras.

Passo 2

Defina a atmosfera adequada. Distrações podem causar escrita apressada, interrupções e causar espaçamento irregular e letras inadequadas. É importante mantê-lo quieto e eliminar distrações. Aprender a caligrafia adequada é muito parecido com aprender outras coisas na vida e requer uma atmosfera preparada para o aprendizado.

* Os materiais adequados também são importantes. Certifique-se de que eles tenham uma boa caneta ou lápis. Certifique-se de que o lápis está afiado. Obtenha algum papel prático, bem como papel em branco e pautado.

Etapa 3

Tenha a posição adequada. A posição é muito importante para uma boa escrita. Existem várias coisas que devem estar na posição adequada e preparar-se para uma boa escrita é uma das primeiras coisas a fazer.

Posição sentada - A primeira coisa é fazer seu filho sentar-se com os pés no chão. Esta é a melhor posição para escrever e o deixará mais confortável durante todo o processo.

Posição do papel - o papel deve estar em um ângulo de 45 graus em relação à mão que escreve. Para fazer isso, coloque o papel para cima e para baixo na mesa. Incline suavemente o canto superior esquerdo para baixo 45 graus para uma pessoa destra e para cima para uma pessoa canhota. Isso dará um bom ângulo de escrita.

Mão na posição do lápis - peça ao seu filho que segure o lápis a cerca de 2,5 cm da ponta. O lápis deve ser segurado entre os dois primeiros dedos e o polegar com os outros dedos enrolados por baixo.

Posição do pulso - é importante que o pulso fique suavemente curvado e a mão, pulso, braço e ombro fiquem relaxados.

Passo 4

Trabalhe na formação das letras. Se o seu filho está na escola, é uma boa ideia conseguir uma cópia das cartas em que ele está trabalhando lá. Isso ajudará sua instrução a ser a mesma que ele já está recebendo. Se você estiver trabalhando com uma criança que ensina em casa, é importante que mostre a ela as mesmas letras todas as vezes.

Depois de escolher um alfabeto, você pode ajudar seu filho a trabalhar na formação correta das letras, fazendo-as traçar sobre elas. Isso pode ser feito com papel prático (o tipo com grande espaçamento e uma linha pontilhada para ajudar a mostrar o tamanho e as formas). Peça-lhes que pegem um lápis ou marcador de cor e trace sobre as letras. Você também pode usar papel-manteiga para colocar em cima da carta e fazer com que desenhem no papel-manteiga.

Outras opções para praticar a formação de letras podem ser usar pinturas a dedo para uma atividade divertida que ajudará seu filho. Um quadro branco ou quadro-negro também pode ser útil para aprender a formar as letras.

Etapa 5

Para ajudar seu filho canhoto
Para ajudar seu filho canhoto, vire o papel no ângulo certo (para a direita).

Trabalhe no tamanho das letras. O tamanho da letra às vezes é uma coisa complicada. Afinal, você tem as letras com ascendentes como b, d, h, k e assim por diante e descendentes como j, g e y. Depois, há letras maiúsculas e minúsculas. Tudo pode ficar um pouco confuso quando se trata de um tamanho de jogo.

Faça com que seu filho pratique em um papel sem linhas ou em um quadro branco ou quadro-negro. Tenha como objetivo fazer suas letras corretamente, na posição certa em relação umas às outras (com os ascendentes indo acima das letras minúsculas e os descendentes indo para baixo), e também na proporção do tamanho correto entre si.

Use papel prático (o tipo com grande espaçamento e linhas pontilhadas) para ajudar a praticar o tamanho em relação ao outro. As letras ascendentes devem ter o topo da letra terminando um pouco antes da linha superior. As maiúsculas devem ser ligeiramente mais curtas do que as letras ascendentes. As letras decrescentes devem descer até a linha abaixo da linha inferior. Todas as formas de letras minúsculas (incluindo a maioria das formas envolvidas em letras ascendentes e descendentes) devem estar entre a linha pontilhada e a linha inferior.

Etapa 6

Trabalhe no espaçamento entre letras e palavras. O espaçamento é o que permite que as letras passem de formas sem sentido para palavras que significam algo. Existem três problemas de espaçamento que precisam ser resolvidos.

Letras muito espaçadas- As letras não significam nada por si mesmas e se as letras dentro de uma palavra estiverem muito espaçadas, isso tornará a leitura difícil. Isso é fácil de ver porque haverá espaços do tamanho de uma palavra dentro de uma palavra. Ju st lik et hi s. Se seu filho estiver trabalhando na impressão, peça-lhe que espaçe as letras, colocando a ponta do lápis ao lado da letra e, em seguida, movendo-a mais uma ponta de lápis. Você pode até mesmo fazer com que ele desenhe um pequeno ponto no meio girando o lápis. O papel prático pode ajudar muito. Na escrita cursiva, as letras se conectam tornando o espaçamento das letras mais fácil de fazer.

Palavras muito próximas - se as palavras não tiverem espaçamento adequado, a parte se tornará difícil de ler. Bem assim. Para encorajar o espaçamento adequado entre as palavras, peça a seu filho que coloque o dedo mínimo na borda da palavra para medir a distância que a próxima palavra deve estar da última.

Letras muito próximas ou palavras muito distantes- Embora não seja tão comum, algumas crianças têm dificuldade em colocar as letras muito próximas ou as palavras muito distantes. Essas coisas podem ser corrigidas usando os mesmos métodos acima. Certifique-se de que haja pelo menos uma ponta de lápis no espaço entre as letras e apenas a largura de um dedo de espaço entre as palavras.

Etapa 7

A prática leva à perfeição. O velho ditado de que a prática leva à perfeição é definitivamente verdadeiro quando se trata de escrita à mão. Dê ao seu filho várias opções diferentes para praticar a caligrafia. Isso o deixará ficar cada vez melhor.

Etapa 8

Uma nota sobre canhotos. Escritores canhotos têm um pouco mais de dificuldade do que muitos escritores destros. Para ajudar seu filho canhoto, vire o papel no ângulo certo (para a direita). Também é uma boa ideia fazer com que ele pare e analise sua formação de carta de vez em quando. Parte de seu problema é frequentemente que ele não consegue ver sua caligrafia enquanto caminha.

Etapa 9

Passe para o papel de anotação. Quando seu filho estiver fazendo um bom trabalho formando as letras corretamente, com o tamanho e o espaçamento corretos em mente, você pode movê-lo para uma folha de caderno. É melhor começar com um papel que tenha uma regra ampla, porque as linhas serão colocadas mais distantes do que a regra da faculdade, tornando mais fácil formar suas letras. Mostre a ele como formar suas letras neste tamanho menor. Então deixe-o praticar.

A escrita à mão é importante e pode contribuir para um futuro mais bem-sucedido. Haverá muitas oportunidades diferentes para o seu aluno usar essa habilidade nos próximos anos e ter uma caligrafia legível é sempre uma coisa boa. Alguns estudos mostram que ensinar primeiro a escrita cursiva pode ajudar o aluno a ter uma caligrafia melhor. Isso depende de você e dos professores da criança. No entanto, seja ensinando letras cursivas ou impressas, é importante que você ensine a formação, o tamanho e o espaçamento adequados das letras para uma boa caligrafia. A prática também é importante!

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail