Como configurar acomodações para educação especial?

O aluno de educação especial deve saber que esta acomodação está em seu IEP
O aluno de educação especial deve saber que esta acomodação está em seu IEP e ele precisa lembrar o professor de educação geral da necessidade de que o teste seja lido para ele.

Qualquer aluno com educação especial precisará de acomodações preparadas para ele. Configurar essas acomodações não é um processo muito difícil, mas é muito importante!

  1. Faça uma reunião IEP (plano de educação individualizado) para o aluno. O professor de educação especial enviará um aviso do IEP. Este aviso informará que acomodações de educação especial serão disponibilizadas para o aluno que delas necessitar, juntamente com a data e o horário da reunião.
  2. Todas as pessoas importantes para a educação da criança devem ser convidadas. Isso significa os pais, um professor de educação geral (se o aluno estiver em alguma classe de educação geral), o diretor da escola e qualquer equipe de apoio. O pessoal de apoio pode incluir um assistente social, o conselheiro escolar e qualquer pessoal de apoio externo, como um assistente social do sistema judicial. Qualquer pessoa que participe da vida do aluno na escola deve ser convidada para a reunião para acomodação.
  3. Todos os participantes da reunião devem vir com sugestões sobre as acomodações de que o aluno precisará para ter sucesso na escola. A professora de educação especial também fará uma lista de suas próprias acomodações que considerar necessárias. Na maioria das vezes, a professora de educação especial terá as melhores idéias de acomodação, porque será a pessoa que estará mais com o aluno durante o dia letivo. É importante, porém, que todos os convidados para a reunião tragam ideias para a mesa.
  4. Depois que todos assinaram o formulário de participação apropriado, a reunião pode começar. A reunião geralmente começa com o professor de educação especial compartilhando o motivo exato da reunião e algumas informações sobre o aluno. Cada pessoa na reunião pode compartilhar histórias individuais sobre o aluno que podem ajudar a gerar algumas idéias de acomodação. Posteriormente, a professora de educação especial analisará sua lista de acomodações necessárias para aquele aluno.
    A professora de educação especial analisará sua lista de acomodações necessárias para aquele aluno
    Posteriormente, a professora de educação especial analisará sua lista de acomodações necessárias para aquele aluno.
  5. Então, todos na reunião podem dar sua opinião sobre as acomodações que acham que podem ser necessárias. Por exemplo, a professora de educação especial pode ter declarado muitas adaptações acadêmicas e comportamentais que são necessárias para este aluno ter sucesso na escola, mas ela pode não saber que o aluno precisa de uma acomodação de idioma com o fonoaudiólogo. Este é o momento em que outros membros da equipe compartilham o que eles acham que é necessário para o sucesso.
  6. Conclua a reunião após as acomodações terem sido determinadas, discutidas e aprovadas. O trabalho do professor de educação especial ainda não terminou. Ela deve anotar as acomodações na página apropriada para o IEP e então distribuir as cópias a todos os alunos com quem o aluno entrar em contato e que precisem saber essas acomodações.
  7. Registre as acomodações no IEP e mantenha-o atualizado conforme o ano letivo avança. O professor de educação especial também deve falar com o aluno e compartilhar com ele as acomodações que existem em seu IEP. Este é um passo importante quando se trata de acomodações de educação especial porque, muitas vezes, o aluno desconhece quais são suas acomodações e, às vezes, se o professor de educação especial nem sempre está com ele, as acomodações podem passar despercebidas.

    É importante que a criança seja sua própria defensora e lembre o adulto de acomodações específicas. Por exemplo, o aluno pode ter a acomodação de ter todos os testes lidos para ele. Muitas vezes, na sala de aula geral, o professor se distrai ou se esquece dessa acomodação e apenas entrega ao aluno sua prova para fazer. O aluno de educação especial deve saber que esta acomodação está em seu IEP e ele precisa lembrar o professor de educação geral da necessidade de que o teste seja lido para ele.

Configurar acomodações de educação especial é realmente um processo muito fácil, especialmente quando cada pessoa envolvida no processo vem preparada com ideias. Essas acomodações são muito importantes para que um aluno de educação especial seja o mais bem-sucedido possível na escola; muitas vezes sem eles, o aluno terá dificuldade, que é a última coisa que alguém deseja.

Artigos relacionados
  1. Como iniciar um serviço de tutoria em casa?
  2. Como Aproveitar a Educação de uma Escola Particular?
  3. Como compreender os benefícios de todas as escolas para meninas?
  4. Como ensinar boa caligrafia a seu filho?
  5. Como fazer a transição para dentro e para fora da educação especial?
  6. Como escrever um parágrafo?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail