Como se tornar um assistente social profissional?

Os assistentes sociais são uma classe especial de trabalhadores em que seu trabalho exige
Os assistentes sociais são uma classe especial de trabalhadores em que seu trabalho exige muito deles - fisicamente, mentalmente e emocionalmente.

Como assistente social, desempenha um papel importante em ajudar a comunidade. Os assistentes sociais são uma classe especial de trabalhadores em que seu trabalho exige muito deles - fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Eles estão lá para ajudar várias pessoas com diferentes tipos de problemas. Alguns desses problemas incluem desemprego, abuso de substâncias, preocupações com moradia e abrigo e problemas domésticos. Os assistentes sociais são as primeiras pessoas a responder em tempos de crise. Eles são os primeiros a oferecer orientação, suporte e serviços de formas amplas e variadas. Conseqüentemente, seu trabalho definitivamente não é fácil. Para se tornar um assistente social, aqui estão algumas coisas a ter em mente:

  1. Treinamento. O Serviço Social atua em um amplo campo, o que significa que você pode entrar em uma carreira familiar, uma carreira infantil, uma carreira comunitária ou uma carreira de aconselhamento. Se você tem interesse em se tornar assistente social, o trabalho exige que você tenha uma formação social, como o Bacharelado em Serviço Social, para poder ingressar na área. Se você já é graduado em enfermagem, psicologia, ciências comportamentais ou sociologia, por exemplo, algumas agências exigirão apenas que você obtenha treinamento como assistente social. Isso deve ser suficiente para complementar suas credenciais.
  2. Atitude. Na maioria das vezes, parece que os assistentes sociais fazem seu trabalho voluntariamente, ao ponto de abrir suas próprias casas para os necessitados. Sendo assim, tornar-se assistente social requer, antes de mais nada, uma atitude altruísta. Um assistente social eficaz também deve ter empenhado energia para fazer esse tipo de trabalho. Ele deve ter essa mentalidade de colocar os outros em primeiro lugar antes de suas próprias necessidades.
  3. Habilidades organizacionais. Um assistente social também deve ter excelentes habilidades para resolver problemas, disciplina, um talento especial para administrar o tempo e boas habilidades de comunicação, visto que os assistentes sociais geralmente atuam como contatos e consultores para seus pupilos. Eles devem ser jogadores de equipe competentes, pois também precisarão coordenar e trabalhar em conjunto com diferentes agências. Muitos assistentes sociais trabalham em estreita colaboração com outras organizações de caridade, agências governamentais, escolas e hospitais.
    O trabalho social é um trabalho que pode ser extremamente desafiador
    O trabalho social é um trabalho que pode ser extremamente desafiador, pesado e estressante.
  4. Exposição. Quando você já é um graduado, seu próximo passo é iniciar um treinamento efetivo, fazendo muito trabalho voluntário. A exposição é muito importante para a eficácia de um assistente social e você só pode obtê-la passando por diferentes grupos de cuidados comunitários, residências e agências semelhantes. O treinamento que você obterá fazendo isso o ajudará a descobrir seus pontos fortes e também seus pontos fracos, dando-lhe uma compreensão melhor de como você pode usar suas habilidades para ajudar os outros.
  5. Licença e certificação. O estado onde você planeja trabalhar como assistente social deverá exigir que você obtenha uma licença e um certificado. Normalmente, além do diploma que você possui, uma experiência de trabalho clínico de dois anos é necessária para obtê-lo. Eventualmente, você deve obter um grau de avanço ou um mestrado para ter uma posição clínica. Programas como este requerem um mínimo de dois anos e algum trabalho de campo.

O trabalho social é um trabalho que pode ser extremamente desafiador, pesado e estressante. Mas ainda há muitas pessoas interessadas em se tornar assistentes sociais, porque o resultado final é que esse trabalho também oferece muitas recompensas quando se trata de encontrar uma vida com propósito.

Artigos relacionados
  1. Como se tornar um administrador de saúde pública?
  2. Como se tornar um manipulador de cães de busca e resgate?
  3. Como se tornar um estenógrafo?
  4. Como se tornar um senador?
  5. Como se tornar um assistente social em Ontário?
  6. Como se tornar um repórter estenográfico da corte?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail