Como planejar atividades de educação especial?

Como acontece com qualquer consideração na educação especial
Como acontece com qualquer consideração na educação especial, é crucial entender quais são as necessidades especiais.

Como planejamos atividades para uma educação especial ou alunos da sala de recursos? Como acontece com qualquer consideração na educação especial, é crucial entender quais são as necessidades especiais. Os alunos têm dificuldades físicas ou emocionais? Existem alunos com deficiência de desenvolvimento? Temos alunos com dificuldades de aprendizagem? Visão ou deficiência auditiva? Podemos então basear nossas atividades em torno das necessidades. Aqui estão algumas considerações gerais seguidas por outras específicas posteriormente.

  1. Esteja ciente dos estressores únicos que seus alunos com necessidades especiais enfrentam. O que pode parecer divertido para um estudante regular pode ser assustador para um estudante autista.
  2. Monitore a estimulação sensorial: novos sons, cheiros, sabores e toque.
  3. A mudança é muito difícil para muitos alunos com necessidades especiais. Sua zona de conforto é estreita; coisas novas podem ser muito intimidantes. Garanta sua segurança pessoal.
  4. Limite as variáveis no ambiente. Muitos alunos experimentam sobrecarga sensorial, portanto, mantenha o mais consistente possível. Até mesmo ir a aulas como arte ou música pode ser traumático.
  5. Esteja preparado para tempos difíceis sendo calmo e consistente. Isso aumentará a confiança de seus alunos em novas situações.
  6. Discuta as opções com os alunos. Freqüentemente, uma criança com necessidades especiais só pode ver uma escolha - 'lutar ou fugir'. Faça um brainstorm com eles sobre o que fazer se se sentirem em perigo (pergunte a um adulto, vá para o corredor, etc.).
  7. Continue alertando outros funcionários ou adultos sobre os detalhes do plano do aluno.
  8. Seja franco com seus outros alunos, especialmente os regulares. Explique a situação e garanta que eles serão mantidos em segurança. Converse com eles sobre como interagir com alunos com necessidades especiais.
  9. Ao escolher atividades, converse com seus alunos. Pergunte-lhes como se sentem e do que gostariam. Este tende a ser um bom momento para uma aula de idiomas. Escreva seus pensamentos no quadro. Use um gráfico KWL se eles puderem fazer isso (K-o que sei sobre o que estamos fazendo, W-o que quero aprender, L-o que aprendi). O KWL é finalizado após a atividade.
    A mudança é muito difícil para muitos alunos com necessidades especiais
    A mudança é muito difícil para muitos alunos com necessidades especiais.
  10. Para atividades em sala de aula, opte pelo simples ao invés do complicado. Este conselho vale para todos os alunos. Eles têm uma oportunidade maior de sucesso. O maior objetivo para a maioria das atividades geralmente é a interação e comunicação positivas, junto com a exposição a coisas novas.
  11. Para Cozinhar - Use a massa refrigerada e deixe decorar os biscoitos. Use receitas com ingredientes simples que eles gostem - pizza, mistura para bolo, tacos, macarrão, saladas.
  12. Para Arte - Selecione projetos que incentivem a forma livre, como argila, pintura a dedo, pastéis e colagem. A chave é a participação e a exploração da mídia.
  13. Para a ciência - atenha-se ao básico, como clima, plantas, animais, veículos, segurança e saúde. Esses são fatores no ambiente dos alunos. Freqüentemente, precisam de ajuda para aprender a lidar com a situação e interagir. As escolhas do currículo devem ser significativas para suas vidas diretamente.
  14. Para música - gostei da abordagem da musicoterapia. Usamos música, dança e ritmo para criar uma atmosfera pacífica e feliz. Escolha músicas com um tema positivo. O site do Sr. Rogers gravou a maioria de suas canções e acredito que estão entre as melhores.
  15. Para estudos sociais - veja os mapas. Convide convidados de outras nações para falar. Concentre-se na comunidade e em como interagimos em nossa comunidade local, nacional e global.
  16. Para viagens de campo - Mantenha-as simples, seguras e bem supervisionadas. Tente torná-lo uma extensão de sua zona de segurança. Encontre recursos com programas simples e organizados.

Desejo-lhe felicidades em seus esforços com nossas crianças e cidadãos com necessidades especiais. Continue com o bom trabalho!

Artigos relacionados
  1. Como economizar tempo ao estudar em casa?
  2. Como configurar acomodações para educação especial?
  3. Como fazer a transição de uma escola pública para uma escola privada?
  4. Como iniciar um serviço de tutoria em casa?
  5. Como ensinar boa caligrafia a seu filho?
  6. Como fazer a transição para dentro e para fora da educação especial?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail