Como montar um conselho consultivo?

São pessoas que têm outros negócios
Para ser mais específico, são pessoas que têm outros negócios e não estão ganhando a vida com ele.

Ter um conselho consultivo para o seu negócio é um ativo verdadeiramente valioso. O conselho consultivo é composto por pessoas que são especialistas em áreas pertinentes e estão lá para ajudar sua empresa a atingir seus objetivos e até mesmo mudar de direção, se necessário. Eles dão bons conselhos para ajudar a moldar suas decisões e trabalham como mentores para orientá-lo à medida que você conduz a empresa para o sucesso. O conselho consultivo é diferente do conselho de administração, na medida em que o primeiro não está legalmente vinculado à sua empresa e você não tem a obrigação de seguir estritamente seus conselhos. Como o termo indica, o conselho consultivo está presente na qualidade de consultor para aconselhá-lo, se necessário.

  1. Considere os objetivos e a visão da sua empresa. Seus objetivos para sua empresa devem ser o marco para todos os seus esforços e empreendimentos. Faça um brainstorm das necessidades atuais da sua empresa, bem como das melhorias que você está planejando. Escreva tudo isso.
  2. Saiba quem pegar. Uma diretriz geral para ajudá-lo em sua escolha é a seguinte: você gostaria de ter consultores com experiência nos mesmos desafios que sua empresa está enfrentando atualmente. O nível de experiência deles deve representar exatamente o nível para onde você deseja que sua empresa chegue. Por exemplo, se o seu principal objetivo para a sua empresa é aumentar as vendas no mercado em até 50%, procure indivíduos que lideraram com sucesso outras empresas neste mesmo empreendimento.
  3. Saiba quem não deve pegar. É importante que você encontre consultores que não estejam emocionalmente envolvidos em seu negócio, como amigos ou parentes. Há um certo perigo nisso, já que suas decisões podem ser temperadas com preconceitos. Além disso, é uma boa ideia encontrar consultores imparciais, ou aqueles que não são acionistas de sua empresa. Para ser mais específico, são pessoas que têm outros negócios e não estão ganhando a vida com ele. A vantagem disso é que eles darão conselhos claros e sensatos, derivados de suas próprias experiências, e não para atender a seus interesses pessoais.
    É importante que você encontre consultores que não estejam emocionalmente envolvidos em seu negócio
    É importante que você encontre consultores que não estejam emocionalmente envolvidos em seu negócio, como amigos ou parentes.
  4. Crie uma equipe equilibrada. Isso significa que você deve saber quantos orientadores precisaria para criar sinergia durante as discussões e sessões de brainstorming. O conselho consultivo deve complementar-se e não ser muito semelhante a ponto de apenas ecoar as ideias e percepções uns dos outros. Você também pode criar um equilíbrio em que alguns de seus consultores sejam estranhos (consulte o número 3), enquanto alguns terão amplo conhecimento interno de sua empresa. Normalmente, cerca de cinco conselheiros são adequados.
  5. Depois de criar uma lista de candidatos que está interessado em contratar como consultores, apresente a eles uma proposta curta, mas abrangente. Esta proposta deve descrever o seu negócio, seus planos imediatos e de longo prazo para o seu negócio e como a experiência deles pode ajudar. Se os candidatos que você gostaria de orientar não estiverem disponíveis, peça uma lista de referências. Além disso, é uma boa ideia ter termos de contrato de um ano (máximo) para seus consultores, de modo que você tenha a opção de não recontratá-los. É bom ser capaz de trazer constantemente novos consultores que acrescentariam novas perspectivas e ideias à sua empresa.

Aí está! Essas são apenas algumas dicas para montar um conselho consultivo. Saiba que só porque você é o proprietário ou chefe de uma empresa não significa que você tenha que tomar todas as decisões sozinho. Aprenda com as experiências de outras pessoas e pense em você como um aluno sob a orientação de seus mentores. Certamente fará bem a você e à sua empresa ter os melhores mentores por aí. Boa sorte!

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail