Instalação de bombas submersíveis de água

Deslize a tampa do poço sobre o tubo de descarga onde a válvula de retenção estava localizada
Deslize a tampa do poço sobre o tubo de descarga onde a válvula de retenção estava localizada e coloque-a de lado.

Aprenda a instalar um reservatório ou bomba ejetora para uma melhor drenagem da água

Os dois tipos de bombas domésticas mais comuns para os proprietários de residências são o reservatório e o ejetor. Ambos são projetados para ajudar na drenagem da água. Este artigo ensinará a você os fundamentos da substituição dessas bombas:

  • Sumps bombear chuva e água subterrânea para fora de nossos porões, evitando inundações. Um poço simples seria um buraco (poço de plástico com buracos perfurados no fundo) no piso do porão que se encheria de água à medida que o solo se tornasse saturado, e quando a água no buraco fica alta o suficiente, uma bomba é acionada e empurra o regar um tubo de descarga que leva ao gramado ou outro destino aceitável. Os códigos de construção passaram a exigir que o ladrilho de drenagem (geralmente um tubo de plástico corrugado de 4") percorra o perímetro da fundação da casa sob o piso de concreto do porão e seja amarrado a um poço quando a casa é construída. O ladrilho de drenagem tem fendas em suas paredes, de modo que, conforme a água do solo sobe sob o piso do porão, a água penetra no ladrilho e desce para o poço para ser bombeada. Quando o ladrilho de drenagem é instaladoé enterrado em um leito de cascalho para facilitar o fluxo da água que escoa para as fendas, e com tecido cobrindo o ladrilho para evitar que lodo entre no tubo. As bombas de depósito são geralmente equipadas com um motor de 0,25 ou 0,33 HP e vêm com uma carcaça de plástico ou ferro fundido, sendo a bomba de 0,33 HP a mais cara. Os poços de depósito geralmente têm uma tampa folgada. As bombas têm uma abertura de descarga de 1,25" ou 1,5" e são canalizadas com tubo de PVC de 1,5".
  • Ejetores bombeiam a água suja gerada por nossas atividades domésticas em um esgoto ou sistema séptico. A maioria entra em ação quando vai haver algum tipo de água residual do encanamento produzida no porão e a linha de esgoto da casa está localizada acima do piso do porão. Os produtores mais comuns de água residual são banheiros, linhas centrais de condensado de A / C, aquecedores de água quente (manutenção do aquecedor), máquinas de lavar e tanques de lavanderia. Para fins sanitários, os poços ejetores devem ser vedados com uma tampa hermética. As bombas ejetoras são normalmente equipadas com motor de 0,33 ou 0,5 HP e também vêm com carcaças de plástico ou ferro fundido com abertura de descarga de 2".
  • As válvulas de retenção são válvulas unidirecionais que permitem que a água passe em apenas uma direção e são necessárias com os dois tipos de bombas. Eles consistem em uma aba simples que oscila conforme a água é empurrada para cima no tubo de descarga, mas quando a bomba é desligada, a água no tubo que não saiu é puxada de volta para o poço pela gravidade, empurrando para baixo a melindrosa e lacrando-a. Eles são instalados alguns metros acima do poço no tubo de descarga vertical. Ao instalar, certifique-se de verificar a seta de fluxo marcada na válvula para certificar-se de que está apontando na direção certa.

Remova a bomba de água submersível velha.

  1. Desconecte os cabos. Existem dois cabos conectados à saída da bomba: o cabo do interruptor que é conectado primeiro e o cabo do motor da bomba que é conectado na parte traseira do cabo do interruptor. Desligue ambos da tomada.
  2. Remova a válvula. Afrouxe as braçadeiras que prendem a válvula de retenção ao tubo de descarga e, em seguida, remova a válvula.
  3. Remova a tampa do poço. Deslize a tampa do poço sobre o tubo de descarga onde a válvula de retenção estava localizada e coloque-a de lado.
  4. Remova a bomba. Pegue o tubo de descarga que se projeta para fora do poço, retire a bomba e coloque-o no chão.
  5. Cano de descarga. Como a maioria das bombas tem formato semelhante, você terá uma boa chance de reutilizar o tubo e as conexões antigas. Usando um grande alicate de bloqueio de canal ou chave de tubo, desparafuse o tubo de descarga da bomba antiga.

Instale uma nova bomba

  1. Avalie o tubo de descarga. Coloque a nova bomba no chão e meça a distância do chão ao topo da saída da bomba onde o tubo de descarga é aparafusado. Compare-o com a medição do antigo. Se estiverem dentro de 0,5", você poderá utilizar seu antigo cano de descarga; caso contrário, deverá cortar um novo do tamanho adequado colando em um novo adaptador roscado no fundo do cano.
  2. Instale o tubo de descarga. Aparafuse o tubo de descarga na base da bomba usando fita de teflon nas roscas.
  3. Adicione a nova bomba. Levante a bomba pelo tubo de descarga e abaixe-a no poço, alinhando o tubo de descarga com o outro tubo pendurado acima. Certifique-se de girar a bomba no poço para que a boia do interruptor (a bola preta pendurada na lateral da bomba) possa se mover sem bater na lateral do poço.
  4. Substitua a tampa e a tampa. Deslize a tampa sobre o tubo de descarga, puxe os cabos elétricos através da fenda na tampa e coloque a tampa no poço.
  5. Reconecte a válvula de retenção, certificando-se de que a seta esteja apontando para fora da bomba.
  6. Conecte os cabos. Verifique se a instalação da bomba de depósito funciona.
Pegue o tubo de descarga que se projeta para fora do poço
Pegue o tubo de descarga que se projeta para fora do poço, retire a bomba e coloque-o no chão.

As bombas ejetoras são instaladas com o mesmo procedimento acima, com duas etapas adicionais.

  1. Abra a tampa. A tampa da fossa ejetora é aparafusada com um selo de borracha de espuma entre a tampa e a fossa. Usando uma chave de caixa, você terá que remover os parafusos da tampa para levantá-la. E se o selo de borracha estiver muito dilapidado para ser reutilizado, você terá que comprar um novo selo na loja de ferragens. Existem também vedações em torno dos tubos que saem do poço presos por dois parafusos que prendem os tubos seguros na tampa, ao contrário da tampa do depósito que tem os tubos penetrando frouxamente na tampa.
  2. Desconecte e reconecte o tubo de ventilação. Ao olhar para um poço ejetor, você verá dois canos saindo dele. Como a fossa ejetora é hermética, quando a bomba remove a água da fossa, ela cria um vácuo que sugaria a água da armadilha das luminárias canalizadas para a fossa, o que permitiria que o gás do esgoto penetrasse na casa. Para impedir que isso aconteça, um tubo de ventilação leva o ar para o poço para conter o vácuo e geralmente é conectado à ventilação do encanamento principal da casa. É uma prática comum ter uma mangueira de borracha (parece um pedaço de mangueira do radiador) com braçadeiras localizadas no tubo de ventilação na mesma altura da válvula de retenção, de modo que, ao desconectar a mangueira, haja uma ruptura no tubo de descarga e no tubo de ventilação, de onde você pode facilmente levantar a tampa. Se não houver mangueira no respiro, você terá que cortar o tubo na mesma altura da válvula de retenção e reconectar o respiro com uma mangueira ou um acoplamento de PVC.

As bombas descritas aqui são bombas submersíveis, em que toda a bomba fica submersa no poço. Existem também bombas de pedestal onde o motor é levantado acima da base fora da água. Eles não são mais tão prevalentes por causa do ruído que o motor faz fora do fosso e da dificuldade em cobri-lo.

Se uma bomba submersível não estiver funcionando, o motor pode ser testado puxando o plugue do motor para fora da parte de trás do plugue da chave e conectando-o diretamente na tomada. Se a bomba estiver funcionando, ela funcionará imediatamente. Se o motor funcionar, o flutuador pode estar batendo na lateral do poço. Conectar o cabo do motor de volta ao plugue do interruptor e, em seguida, alcançar manualmente o poço e mover o flutuador para cima e para baixo, dirá se o interruptor está funcionando. Muitas bombas têm interruptores de substituição disponíveis.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail