Tipos de condensador

O refrigerante agora gasoso passa então através do condensador
O refrigerante agora gasoso passa então através do condensador e torna-se novamente convertido em sua fase líquida.

Em geral, um condensador é qualquer dispositivo ou máquina que converte um gás em sua forma líquida, seja por resfriamento ou por altas pressões. Lembre-se, em química, de que a mudança da fase gasosa da matéria para a fase líquida é conhecida como condensação, enquanto a conversão oposta e reversa é conhecida como evaporação. Como corolário, um dispositivo que converte um líquido em sua forma gasosa é um evaporador.

Uma aplicação comum de condensadores na prática diária é em unidades de ar condicionado, e um estudo de um sistema de ar condicionado típico é suficiente para mostrar conceitualmente a maioria dos processos importantes envolvidos na capacidade de um condensador de converter gás em líquido. Uma unidade condensadora encontrada em um sistema de ar condicionado tem uma série de tubos, chamados de seção do trocador de calor, por onde flui refrigerante. Um compressor aumenta a pressão nos tubos e mantém o refrigerante na fase líquida. Quando o refrigerante flui através da seção do trocador de calor, ele absorve o calor do ar circundante e é convertido em seu estado gasoso. O ar circundante fica mais frio e é soprado pelas aberturas da unidade de ar condicionado. O refrigerante agora gasoso passa então através do condensador e torna-se novamente convertido em sua fase líquida.

Secadoras de roupa típicas

Os condensadores também estão sendo usados atualmente em secadoras de roupa. As secadoras típicas são ventiladas - ou seja, têm uma mangueira que retira o ar quente e úmido da lavagem e é então drenado. Uma secadora condensadora não precisa de uma mangueira ou respiradouro para remover o ar quente. Em vez disso, o condensador converte o ar quente em uma forma líquida que é então coletada em um reservatório de água que pode ser removido e esvaziado quando necessário. Conseqüentemente, as secadoras de condensador podem ser colocadas em qualquer lugar e não precisariam mais de um orifício na parede através do qual um dreno ou respiro tenham de ser colocados.

Mas mantém seu estado líquido
O líquido fica mais quente, mas mantém seu estado líquido, enquanto o vapor esfria e se transforma em líquido.

Em química, um condensador é um aparelho que resfria vapores quentes para convertê-los em uma fase líquida. Exemplos típicos de condensadores de laboratório são o condensador Liebig, o condensador Graham e o condensador Allihn.

Um condensador Liebig, composto de um tubo reto envolto por uma camisa resfriada a água, é a forma mais simples de condensador que pode ser usada. O gás flui através do tubo e é subsequentemente resfriado pela camisa de água. O processo de resfriamento então converte o gás em sua fase líquida. Esses condensadores podem ser encontrados em um evaporador de laboratório típico.

Jaqueta resfriada a água

Em contraste, um condensador de Graham é composto de tubos dispostos em bobinas, mas como o Liebig, também é cercado por uma camisa resfriada a água. As bobinas aumentam a área de superfície através da qual o gás pode ser resfriado e condensado. Aumentando ainda mais a área de superfície para condensação, um condensador Allihn tem uma série de grandes e pequenas constrições no interior dos tubos no topo das bobinas.

O último tipo de condensador envolve o contato direto entre uma substância gasosa e o estado líquido. Em um condensador de contato direto, a forma gasosa ou de vapor da substância perde seu calor latente de vaporização para transferir calor para o líquido. O líquido fica mais quente, mas mantém seu estado líquido, enquanto o vapor esfria e se transforma em líquido. Nesse tipo de condensação, as formas vapor e líquida devem ser da mesma substância.

Artigos relacionados
  1. Como usar espuma de isolamento?
  2. Como pintar tijolos?
  3. Como rejuntar a telha?
  4. Como consertar um ar condicionado: tudo o que você deve saber?
  5. 8 sinais de alerta de que seu chuveiro está vazando
  6. Missão cumprida: como escolher a melhor lanterna tática para suas necessidades
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail