Como instalar, inspecionar e avaliar hastes anódicas em aquecedores de água

Você geralmente encontrará o ânodo preso ao topo do tanque do aquecedor de água por um parafuso de cabeça
Se as instruções para o seu aquecedor de água não forem tão atenciosas, no entanto, você geralmente encontrará o ânodo preso ao topo do tanque do aquecedor de água por um parafuso de cabeça sextavada.

Um ânodo é necessário porque evita qualquer corrosão do revestimento metálico de um aquecedor de água. Enquanto uma haste de ânodo útil for instalada, o metal da haste se desgastará em vez do revestimento do aquecedor de água. O ânodo produz uma reação eletroquímica dentro da água, que protege o aquecedor de água.

Parafuso de cabeça hexagonal cm

As hastes dos ânodos são fixadas na parte superior do aquecedor de água com um parafuso sextavado de 1,90 cm
As hastes dos ânodos são fixadas na parte superior do aquecedor de água com um parafuso sextavado de 1,90 cm.

As hastes dos ânodos são fixadas na parte superior do aquecedor de água com um parafuso sextavado de 1,90 cm. A maioria das hastes tem aproximadamente 3 metros e 20 centímetros de comprimento: apenas alguns centímetros mais curta que o próprio aquecedor de água. O núcleo de um ânodo é um fio de aço emoldurado por um de três metais diferentes: alumínio, magnésio ou zinco. Todos os ânodos são feitos de um desses três metais, e cada tipo de haste tem um uso particular.

  • Alumínio. As hastes de alumínio são as melhores para condições de água dura, e a maioria das áreas da Europa com água dura terá aquecedores de água com hastes de alumínio. Uma maneira fácil de verificar se a sua área tem água dura é verificar o ânodo. Se o fio de aço do núcleo da haste do ânodo estiver exposto, a haste desapareceu completamente ou há passivação extensa (consulte Avaliação do ânodo), isso é indicativo de condições de água dura.

    Uma palavra de cautela em relação às barras de alumínio. Hoje, muitos cientistas acreditam que o alumínio na dieta está relacionado ao desenvolvimento da doença de Alzheimer. Portanto, você nunca deve beber ou cozinhar com água de um tanque de aquecimento de água que usa barras de alumínio. Se você não tiver certeza se o seu tanque usa uma haste de ânodo de alumínio, simplesmente remova a haste (consulte remoção e instalação do ânodo) e tente dobrá-la com as mãos. Se dobrar facilmente, provavelmente é feito de alumínio.

  • Magnésio. Varetas de magnésio são o tipo mais comum de ânodo. O magnésio funciona melhor em áreas onde a água não é dura. Ao substituir uma haste de magnésio, certifique-se de que o revestimento do aquecedor de água não esteja corroído. Se você instalar um novo ânodo de magnésio em um tanque que está corroído, a reação eletroquímica subsequente pode causar um acúmulo de gás hidrogênio naquele tanque, o que geralmente leva a vazamentos de água.
  • Zinco. As hastes de zinco são simplesmente hastes de alumínio com uma porção de zinco misturada com o alumínio em uma proporção de 1 para 10. A única razão para usar uma haste de ânodo com zinco é para reduzir o cheiro de enxofre na água. Um novo aquecedor de água quase nunca vem com uma haste de zinco já instalada.

Agora que você sabe que tipo de ânodo possui, pode inspecionar e avaliar sua haste anódica e instalar uma nova, se necessário, seguindo estas etapas.

  1. Verificações anódicas. Seu aquecedor de água pode durar muitos anos, até décadas, se você verificar os ânodos regularmente. Em condições normais de água, você deve inspecionar as hastes pelo menos a cada quatro anos. Se você usar agentes amaciantes como sal-gema ou fosfatos, a taxa de corrosão pode ser até três vezes mais rápida do que o carbonato de cálcio - a verdadeira causa da água dura. Se você usar outros agentes amaciantes, deve inspecionar as hastes anódicas pelo menos a cada dois anos.
  2. Avaliação do ânodo. Freqüentemente, o bastão é coberto por carbonato de cálcio. O carbonato de cálcio não é metal corroído da haste do ânodo. Na maioria das vezes, você pode removê-lo facilmente com uma toalha ou simplesmente escová-lo com a mão. Depois de remover qualquer acúmulo de carbonato de cálcio, inspecione a haste. Se houver mais metal de sacrifício na parte externa da barra do que porções expostas do centro do fio de aço, a barra ainda estará boa.

    As hastes dos ânodos corroem previsivelmente, geralmente começando na parte superior ou inferior da haste. Se o fio de aço estiver exposto a mais de quinze centímetros da parte superior ou inferior, a haste deve ser substituída. Se o fio central de aço no meio da haste estiver exposto, ele deve ser substituído. Além disso, se o diâmetro atual de toda a haste for menor que a metade do diâmetro original de 1,90 cm (aproximadamente 1 cm), ela deve ser substituída.

    Às vezes, o acúmulo de carbonato de cálcio na haste pode se tornar duro. Quando isso acontece, evita que o ânodo faça seu trabalho e o revestimento do tanque começará a corroer. Esse acúmulo de carbonato de cálcio é chamado de passivação. Infelizmente, se o ânodo estiver passivado, você não conseguirá dizer apenas olhando para ele. Dobre a haste com a mão e verifique se há descamação na dobra. Se ocorrer descamação, substitua a haste. Além disso, se a haste estiver rachada ao longo de seu comprimento ou estiver muito furada, você deve substituí-la.

    Depois que o metal externo da haste se desgasta, o fio de aço começa a corroer. Depois disso, a cabeça hexagonal (ou o bico de saída de água quente em um ânodo combinado) começará a corroer. Então, o revestimento do tanque ficará corroído. Se você encontrar a haste do ânodo em qualquer uma das condições acima, o aquecedor de água pode já estar danificado, caso em que precisará ser substituído.

  3. Acesso às hastes anódicas. O fácil acesso ao ânodo é um fator importante ao procurar um novo aquecedor de água. Às vezes, a localização do ânodo estará escrita nas instruções do aquecedor de água. Se as instruções para o seu aquecedor de água não forem tão atenciosas, no entanto, você geralmente encontrará o ânodo preso ao topo do tanque do aquecedor de água por um parafuso de cabeça sextavada. As cabeças hexagonais são roscadas, plugues estanques de aproximadamente 2 centímetros em diâmetro. A cabeça hexagonal ficará visível na parte superior do aquecedor ou escondida. Se estiver oculto, procure outro aquecedor de água. Se isso não for uma opção, a cabeça hexagonal oculta provavelmente estará sob uma superfície de fibra de vidro, plástico ou folha de metal. O ânodo também pode ser conectado à saída de água quente (veja Ânodo Combinado). Aquecedores de água comerciais quase sempre terão uma cabeça hexagonal oculta, não importa o tipo de aquecedor de água.
  4. Cabeças hexagonais ocultas em modelos mais antigos. Para acessar a haste do ânodo com uma cabeça hexagonal oculta, você precisará removê-la para a parte superior externa da folha de metal. Antes de remover a folha externa, marque a colocação da parte superior com um marcador; isso tornará mais fácil remontar. Em seguida, simplesmente desparafuse os parafusos que prendem a parte superior no lugar. Uma vez que o topo é removido, a cabeça hexagonal deve estar visível. Infelizmente, alguns modelos têm tampos com espuma e não podem ser removidos. Nesse caso, você precisará ligar para um profissional.
  5. Cabeça hexagonal oculta nos modelos mais recentes. Modelos mais novos de aquecedores de água podem ter uma tampa de fibra de vidro ou plástico na parte superior. Nesse caso, você não conseguirá remover a tampa. POR FAVOR LEIA O TEXTO ABAIXO COM ATENÇÃO. SE VOCÊ NÃO SE SENTE CONFORTÁVEL FAZENDO ISSO VOCÊ MESMO, LIGUE PARA UM PROFISSIONAL.

    Para localizar a cabeça hexagonal, você precisará fazer um orifício de aproximadamente 0,25 polegada na parte superior de plástico ou fibra de vidro. NÃO perfure o próprio tanque de água. Use uma chave de fenda de cabeça chata longa para sondar embaixo do topo do aquecedor de água para encontrar a cabeça sextavada.

    Em aquecedores de água a gás, a cabeça sextavada estará à mesma distância da chaminé que as linhas quente e fria estão da chaminé. Em aquecedores elétricos de água, o ânodo ficará descentralizado. Pode ser necessário fazer mais de um orifício para localizar a cabeça hexagonal. Depois de encontrar a cabeça hexagonal, você deve deixá-la permanentemente exposta. Use uma serra copo capaz de cortar plástico ou metal para fazer um buraco grande o suficiente para permitir acesso futuro à cabeça sextavada. Neste ponto, você precisará de duas pessoas para desparafusar a cabeça sextavada - uma para firmar o tanque, a outra para usar uma barra de quebra e um soquete que se encaixa na cabeça sextavada. Isso pode ser qualquer coisa de 1,90 cm a 1 41 centímetros.

  6. Ânodo de combinação. Todos os aquecedores de água têm pelo menos uma haste anódica geralmente fixada na parte superior do aquecedor de água com um parafuso sextavado de 1,90 cm. Alguns aquecedores de água residenciais podem ter duas hastes fixadas na parte superior com parafusos sextavados. No entanto, a maioria dos aquecedores de água que usam duas hastes anódicas terá a segunda haste conectada ao bico do tubo de saída de água quente. Isso é conhecido como um aquecedor de água de ânodo combinado. Se o seu aquecedor de água tiver uma garantia mais longa, é mais provável que tenha uma segunda combinação de ânodo.

    Se não tiver certeza de que possui um ânodo de combinação, você pode verificar e descobrir. Primeiro, desligue a água! Esta deve ser a primeira coisa a fazer sempre que realizar qualquer tipo de verificação ou manutenção em seu aquecedor de água. Em seguida, use uma chave de tubo para desconectar a saída de água quente na parte superior do aquecedor. Use um fio rígido para explorar cuidadosamente o buraco onde estava o bico de água quente. Se o fio parar aproximadamente 3 a 15 centímetros diretamente para baixo, você localizou o ânodo de combinação. Se o fio não encontrar resistência, não há um ânodo conectado à saída de água quente. Você pode remover o ânodo combinado com uma chave inglesa.

    Se você não tem um ânodo combinado, mas deseja instalar um, basta remover o bico do tubo de água quente e substituí-lo por um ânodo combinado. Certifique-se de que o bico do ânodo combinado seja mais espesso do que o isolamento na parte superior do aquecedor de água. Geralmente tem entre 2 e 15 centímetros.

  7. Instalação do ânodo. Para remover a haste antiga, puxe-a o mais para fora possível, dobre-a e puxe-a totalmente para fora. Dobre a nova haste no meio, insira-a pela metade, endireite-a contra a abertura e instale-a do resto do caminho. Aparafuse a haste do ânodo neste momento. Se não conseguir aparafusar porque está muito torto, puxe-o parcialmente para fora e use a abertura para endireitá-lo ainda mais.

    Se a localização do aquecedor de água não permitir fácil acesso para substituir a haste e você não conseguir seguir as instruções acima, considere o uso de um ânodo de ligação. Um ânodo de ligação é uma haste de ânodo composta de muitos pequenos elos enganchados entre si e se parece com elos de salsicha. Você também pode tentar um ânodo de zinco porque o metal é mais maleável do que o magnésio.

    Se nenhuma dessas opções funcionar, você terá que drenar o aquecedor de água e incliná-lo o suficiente para permitir fácil acesso ao ânodo.

  8. Haste de corrente impressa em aquecedores de água comerciais. Alguns aquecedores de água comerciais usam hastes de corrente impressa em vez das hastes de sacrifício. As hastes de corrente impressa requerem eletricidade porque não criam as correntes autogeradas de que as hastes de ânodo são capazes. As hastes de corrente impressa não precisam ser substituídas; no entanto, eles devem ser limpos periodicamente.

    A localização da barra de corrente impressa será listada nas instruções à vista na parte externa do tanque para a maioria dos modelos. Para limpá-los, basta enxugá-los com uma toalha limpa. Se você descobrir ferrugem no interior do aquecedor de água, chame um encanador, o fabricante ou instale hastes de ânodo de sacrifício.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail