Controle de gordura em dietas para limpar artérias: alimentação saudável

Aprenda como diminuir o risco de doenças cardíacas com uma dieta baixa em gorduras
Aprenda como diminuir o risco de doenças cardíacas com uma dieta baixa em gorduras e colesterol.

Aprenda como diminuir o risco de doenças cardíacas com uma dieta de baixo teor de gordura e colesterol

Embora todo mundo pareça mais assustado com o risco de contrair câncer, as doenças cardíacas são a causa da morte número um entre homens e mulheres neste país. Um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas é o nível elevado de colesterol no sangue. Isso ocorre porque o colesterol e a gordura se fixam nas paredes das artérias coronárias (um processo conhecido como aterosclerose), estreitando-as e reduzindo o fluxo de sangue e nutrientes para o coração. É importante saber como limpar as artérias controlando a gordura na dieta, algo que poucas pessoas fazem, embora seja tão simples de aprender.

Angina, ou dor no peito, ocorre quando o fluxo sanguíneo reduzido priva o coração de oxigênio. Se o suprimento de sangue for completamente cortado, você terá um ataque cardíaco. Da mesma forma, se os vasos estreitos cortarem o suprimento de sangue ao cérebro, você terá um derrame. Aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre como limpar suas artérias, controlando a gordura e o colesterol em sua dieta:

  1. O colesterol ocorre naturalmente em muitas partes diferentes do corpo e é algo que seu corpo usa para produzir ácidos biliares, hormônios e vitamina D. Seu corpo requer apenas uma pequena quantidade de colesterol para realizar essas funções; o extra é depositado nas artérias.
  2. O colesterol é transportado no sangue por meio de lipoproteínas. Como o colesterol é uma substância gordurosa e cerosa, ele não se mistura com o sangue (que é à base de água). Assim, o colesterol produzido no fígado é combinado com uma proteína para formar lipoproteínas que transportam gorduras pelo corpo. Existem dois tipos de lipoproteínas, que se tornaram comumente conhecidas como colesterol "ruim" e "bom".
  3. A lipoproteína de baixa densidade (LDL), conhecida como colesterol "ruim", carrega a maior parte do colesterol no sangue e também é a principal fonte de depósitos nas artérias coronárias. Quanto mais alto o nível de colesterol LDL no sangue, maior o risco de doenças cardíacas. O tratamento para reduzir o colesterol se concentra na redução do componente LDL do sangue.
  4. A lipoproteína de alta densidade (HDL), conhecida como colesterol "bom", transporta o colesterol LDL de volta para o fígado, onde pode ser eliminado. Ter um nível alto de HDL ajuda a prevenir o acúmulo de colesterol nas artérias.
Um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas é o nível elevado de colesterol no sangue
Um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas é o nível elevado de colesterol no sangue.


Você não tem controle sobre alguns fatores de risco para doença coronariana, incluindo a idade (45 anos ou mais para homens e 55 anos ou mais para mulheres). Mas você tem controle sobre muitas outras questões de estilo de vida, incluindo dieta, peso, exercícios, fumo e controle do diabetes. Se você recebeu um diagnóstico de colesterol alto, pode ajudar a limpar suas artérias, controlando a gordura em sua dieta com uma dieta baixa em colesterol. Você precisará prestar atenção a vários tipos de gordura em sua dieta:

  1. Gordura saturada: a gordura saturada aumentará seu nível de colesterol LDL mais do que qualquer outra coisa na dieta. Estudos têm demonstrado que, tanto em homens quanto em mulheres de diversas idades e etnias, a redução da gordura saturada na dieta reduz o colesterol no sangue. A gordura saturada é um tipo de gordura encontrada principalmente em alimentos de origem animal: pense na gordura de um bife e você terá um bom visual para gordura saturada. (A gordura saturada é quase um sólido à temperatura ambiente.) Outro fator que pode contribuir para a não saúde da gordura saturada é a oxidação que ocorre durante o cozimento
  2. Gordura trans: enquanto as gorduras saturadas e trans aumentam os níveis de colesterol LDL no sangue, a gordura trans também reduz os níveis de colesterol HDL. A gordura trans é a gordura que foi hidrogenada, o que significa que a estrutura química de uma gordura insaturada é alterada pela adição de átomos de hidrogênio para tornar a gordura mais saturada. A gordura trans é o tipo de gordura presente na margarina. Como a gordura trans aumenta a vida útil, ela também é encontrada em alimentos industrializados.
  3. Colesterol: o colesterol vem apenas de produtos de origem animal, como carne, ovos, laticínios, aves e frutos do mar. Carnes de órgãos, como cérebro e fígado, apresentam níveis especialmente elevados de colesterol.

Em suma, mantenha hábitos alimentares saudáveis, aumente o consumo de frutas e vegetais frescos e diminua o consumo de gorduras saturadas, produtos de origem animal e alimentos industrializados, principalmente aqueles feitos com óleos hidrogenados. Se as mudanças no estilo de vida e o controle da gordura na dieta não forem suficientes para reduzir o colesterol no sangue, você pode ser colocado em um regime de medicamentos.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail