Como fazer com que as crianças do ensino fundamental prestem atenção?

Mantenham a atenção são exatamente as mesmas coisas que ajudam outras pessoas a prestar atenção
As maneiras de fazer com que as crianças focalizem e mantenham a atenção são exatamente as mesmas coisas que ajudam outras pessoas a prestar atenção quando precisam.

Um dos maiores obstáculos para muitos professores do ensino fundamental é conseguir e manter a atenção de seus alunos. Quando a maioria das pessoas pensa em uma sala de aula do ensino fundamental, elas visualizam uma massa fervente de pequenos corpos se mexendo e pequenas vozes fazendo barulho de comoção. Um professor habilidoso sabe, entretanto, que mesmo o aluno mais jovem do ensino fundamental pode aprender a prestar atenção quando necessário. Eles também sabem os truques para focar os alunos com problemas de atenção e podem manter o grupo quieto e ouvir as aulas. Não existem segredos profundos e obscuros. As maneiras de fazer com que as crianças focalizem e mantenham a atenção são exatamente as mesmas coisas que ajudam outras pessoas a prestar atenção quando precisam.

Passo 1

O primeiro passo para fazer com que as crianças prestem atenção é fazê-las perceber que sua atenção é necessária. Eles precisam ver que alguém deseja sua atenção. As crianças pequenas têm um foco notável no que já estão fazendo às vezes e, por isso, os sinais de atenção precisam ser fortes o suficiente para manter a concentração naquilo em que já estão envolvidos. Muitas vezes, você pode causar uma mudança no ambiente para fazer com que eles percebam. Apague e acenda as luzes, toque algumas notas musicais ou bata palmas para ajudá-los a entender que você precisa que eles façam uma pausa rápida do que estão fazendo no momento e ouçam.

Passo 2

Use um sinal de atenção que exija uma resposta. Isso ajudará as crianças a desviar o foco do que quer que estejam fazendo e a transferir para você e o que você tem a dizer. Essa é a teoria que está por trás de sinais comuns, como levantar a mão para fazer o silêncio e cantar canções de chamada e resposta. Além disso, você pode tentar uma série de ações para imitar (como dar tapinhas na cabeça e depois esfregar a barriga) ou bater palmas em um ritmo para as crianças imitarem.

Etapa 3

Como as crianças costumam ter dificuldade com as transições, experimente usar este primeiro passo para chamar a atenção para avisá-las de cinco minutos para terminar a tarefa em mãos. As crianças mudarão as atividades mais facilmente se tiverem a oportunidade de terminar o que já estão fazendo. Se você negligenciar isso e tentar ir direto de uma atividade para a próxima, estará levando algumas crianças ao fracasso. Suas mentes ainda estarão no que estavam fazendo quando foram 'interrompidos', e eles não serão capazes de se concentrar nas coisas que você tem a dizer ou ensinar.

Passo 4

Depois de dar esse aviso final, certifique-se de seguir em frente. Use um cronômetro, se necessário, mas você quer ser consistente e confiável aos olhos das crianças. Quando você disser que a atividade terminará em cinco minutos, certifique-se de que isso aconteça de forma consistente.

Etapa 5

Essas quatro etapas precisam acontecer para que o grupo esteja pronto para prestar atenção em você
Essas quatro etapas precisam acontecer para que o grupo esteja pronto para prestar atenção em você.

Faça a transição de forma eficaz. As transições eficazes têm quatro partes. Chame a atenção do grupo, limpe e guarde os materiais da atividade antiga, mude o foco e comece a nova atividade. Essas quatro etapas precisam acontecer para que o grupo esteja pronto para prestar atenção em você. A etapa de mudança de foco pode ser complicada e pode ser útil mover fisicamente o grupo de uma área para outra para ajudá-los a fazer a mudança para a nova atividade. Mesmo que você não vá a lugar nenhum, pode ajudar simplesmente se levantar e marchar ou caminhar pela sala e voltar para seus lugares ou estações de trabalho.

Etapa 6

É útil começar com um chamariz. Piadas ou charadas servem a esse propósito muito bem, assim como truques de mágica, mudar sua voz ou tom ou usar recursos visuais. Até mesmo fazer uma pergunta para preparar o terreno para essa nova atividade pode começar com o pé direito.

Etapa 7

Faça conexões com informações familiares ou conhecimento prévio. Todos nós sabemos que é muito difícil focar em palestras de nível universitário que estão fora de nosso campo ou ler literatura que mal podemos entender. Isso ocorre porque não temos a base para fazer as conexões necessárias para uma boa compreensão. Você pode ajudar as crianças a superar esse obstáculo apontando essas conexões ao começar as aulas. Comece apontando o material familiar ou conhecido relacionado ao que você está ensinando e, em seguida, avance para o novo território.

Etapa 8

Ensine o vocabulário necessário para as instruções ou lição que você está tentando transmitir. Palavras desconhecidas interferem na compreensão, e a atenção vagará quando a compreensão falhar.

Etapa 9

Envolva os alunos. Aulas ou tarefas que requerem respostas, movimentos, experimentos ou outras ações serão muito mais envolventes do que aquelas que são simplesmente tarefas de escuta, como palestras. As experiências práticas não apenas manterão os alunos presentes, mas também consolidarão o conhecimento em suas vidas. Todo mundo aprende melhor quando a educação tem um componente ativo.

Obter e manter a atenção das crianças geralmente é fácil quando você segue essas diretrizes simples. Eles funcionam bem para grupos ou para indivíduos e ajudarão as crianças a se concentrarem nas aulas, informações, atividades de aprendizagem ou orientações escolares. Juntos, eles ajudarão qualquer líder de grupo ou professor a manter as crianças na tarefa de realizar o aprendizado e o crescimento necessários. Você pode aprender outras habilidades prático de gestão de sala de aula por ter aulas de ensino online.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail