Como avaliar se um pai idoso deve viver sozinho?

Pergunte ao médico quais são as melhores recomendações
Informe o médico sobre os sintomas que você viu em seus pais e pergunte ao médico quais são as melhores recomendações.

Assuntos concernentes a nossos pais idosos nunca podem ser considerados levianamente. Como você pode ajudá-los a viver sozinhos sem fazer com que sintam que seus direitos estão sendo ignorados? Aqui estão algumas dicas práticas sobre como avaliar se um pai idoso deve morar sozinho.

Se você notar que seu pai está mostrando sinais de doença como demência ou doença de Alzheimer ou outras doenças que podem ser perigosas para ele e sua família, talvez você deva começar a pensar em deixá-lo viver sozinho. Antes de confrontá-lo sobre este assunto, é melhor consultar seu médico primeiro.

Informe o médico sobre os sintomas que você viu em seus pais e pergunte ao médico quais são as melhores recomendações. Você também pode perguntar se seria melhor para seus pais se você os colocasse em uma casa de repouso ou em algum lugar semelhante. Ouça o conselho do médico e siga qualquer medicamento que possa ser prescrito.

Esquece coisas

Acompanhe as ações de seus pais. Se sentir que os sintomas dele estão piorando, como por exemplo, ele esquece as coisas com mais frequência ou mostra sinais de depressão, fadiga ou falta de apetite e sono, preste atenção. Em seguida, informe seu médico sobre isso.

Isso tornará as coisas mais fáceis não só para você
Isso tornará as coisas mais fáceis não só para você, mas também para seus pais.

Seria melhor se você pudesse trazer seus pais com você. Deixe-o ouvir o que os médicos têm a dizer, não seria fácil para o seu pai idoso ouvir sobre isso, mas ele precisa. Pergunte ao médico o que deve ser feito e se morar sozinho pode ser melhor para seus pais. Se o médico recomendar que seus pais morem sozinhos, será mais fácil para eles aceitarem.

O pai reage defensivamente

Caso seu pai reaja defensivamente, e essa reação seja comum, mantenha-se calmo e bem composto. Você pode se preparar para essa reação gentil para evitar ficar bravo ou algo assim. Lembre-se de que o que você está tentando dizer aos seus pais não é algo muito fácil de aceitar. Mostre empatia, mas não seja paternalista.

Não apresse as coisas; fazer as coisas gradualmente pode tornar mais fácil para seus pais aceitarem sua decisão. Por exemplo, se você perguntar a seu pai sobre deixá-lo morar sozinho para ser mais bem cuidado, não fale sobre o testamento dele, o banco e outros assuntos particulares ao mesmo tempo. Dê-lhe tempo para absorver os problemas um por um.

Pai fique aberto

Ao fazer planos sobre seus pais, deixe-os se envolver. Dê a eles suas opções e deixe-os escolher o que desejam, desde que escolham o que é melhor para eles. Permitir que participem do planejamento tornará mais fácil para eles aceitar o que quer que saia. Faça com que as linhas de comunicação entre você e seus pais permaneçam abertas. Exprima a sua opinião, mas deixe que também sejam ouvidas. Isso tornará as coisas mais fáceis não só para você, mas também para seus pais.

Trate seus pais da maneira como gostaria de ser tratado. Não vai demorar muito e você também estará no lugar deles. E quando chegar a hora de ser um pai idoso, você certamente não vai querer que sua dignidade e individualidade sejam tiradas de você, não importa quantos anos você possa ter.

Artigos relacionados
  1. Como ajudar os idosos com dispositivos técnicos de hoje?
  2. Como evitar ir para um lar de idosos?
  3. Como cuidar de idosos?
  4. Como equilibrar o cuidado ao idoso e sua carreira?
  5. Como cuidar de uma sogra idosa e permanecer são?
  6. Como escolher uma comunidade de aposentadoria?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail