Como ajudar os idosos com dispositivos técnicos de hoje?

Certifique-se de explicar usando termos simples para eliminar confusão
Certifique-se de explicar usando termos simples para eliminar confusão e frustração por parte do aluno idoso.

A modernização pode ser um problema para os idosos. Isso ocorre principalmente porque eles não tinham equipamentos de última geração durante seu tempo e que, na sua idade, não parece natural para eles serem "técnicos". As pessoas de hoje, que são avançadas no uso de equipamentos modernos, como telefones celulares, câmeras digitais, PSP, DVD, mp3 e computadores, têm a tarefa de ensinar os idosos a operar os aparelhos mencionados.

  1. É imperativo que você forneça uma lista de instruções ou um manual. Isso daria ao idoso um conhecimento dos procedimentos. No entanto, como esses manuais contêm jargões técnicos, é melhor que você explique os detalhes muito bem. Por exemplo, ao usar o telefone celular, diga a ele o que é um cartão SIM (Módulo de identidade do assinante). Se o telefone for mais técnico, por exemplo, se tiver recursos de bluetooth, então é melhor você explicar o que o bluetooth pode fazer, como transferir arquivos do computador ou vice-versa, ou compartilhar dados ou documentos com outros usuários. Outro exemplo seriam as câmeras digitais. Claro, o idoso está acostumado com os "velhos" e com as Polaroid. Ao apresentar a câmera digital, observe as vantagens dos gadgets, como tirar muitas fotos sem gastar com filme. As fotos tiradas com câmeras digitais têm mais megapixels e são mais nítidas. Além disso, pode-se editá-los no computador.
  2. Quando você explica como um gadget funciona, fazer uma demonstração pode ajudar muito. Uma pessoa idosa tende a ser um aprendiz visual e cinestésico. Ele tem que ver e tentar usar o equipamento. Ao usar o computador e a Internet, esteja pronto para ser prático com seu "aluno". Seja paciente ao dizer a ele onde clicar com o mouse e seja mais paciente ao responder às suas perguntas. Além disso, você pode tentar fazer analogias entre esses dispositivos mais recentes e os materiais que os idosos estão familiarizados. Por exemplo, você pode comparar a Internet a uma enorme biblioteca e os links são como as estantes. Certifique-se de explicar usando termos simples para eliminar confusão e frustração por parte do aluno idoso.
  3. Repita os procedimentos algumas vezes ou pelo menos até que o aluno idoso tenha entendido o básico. Não o abandone sem explicar totalmente as etapas básicas necessárias. Por outro lado, não seja duro com ele também. O idoso só precisa saber as técnicas básicas. Ele não precisa se concentrar em tutoriais avançados.
    Repita os procedimentos algumas vezes ou pelo menos até que o aluno idoso tenha entendido o básico
    Repita os procedimentos algumas vezes ou pelo menos até que o aluno idoso tenha entendido o básico.
  4. Seja gentil o suficiente para fornecer notas ao seu aluno. As instruções no livreto podem ser muitas para que ele as processe, então estenda o gesto de reafirmar essas instruções. Use mnemônicos para referência mais fácil. Liste os conceitos que ele acha difíceis de compreender e faça um esforço para encontrar maneiras de quebrar a barreira técnica.
  5. Esclareça os serviços fornecidos por um gadget - que nem todos os telefones contêm os mesmos recursos, que os computadores têm diferentes capacidades de memória ou que as televisões não têm o mesmo número de canais a cabo.

Os idosos podem ter desafios técnicos, mas são ensináveis. Depende apenas de como você dá sua lição. Como mencionado, seja excepcionalmente paciente, pois essas pessoas realmente observam como uma coisa funciona, mas muitas vezes têm medo de tentar usá-las.

Artigos relacionados
  1. Como evitar ir para um lar de idosos?
  2. Como equilibrar o cuidado ao idoso e sua carreira?
  3. Como escolher uma comunidade de aposentadoria?
  4. Como comprar presentes para os avós?
  5. Como cuidar de idosos?
  6. Como escolher uma comunidade de vida assistida?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail