Como lidar com um pré-escolar pegajoso?

Crianças pré-escolares pegajosas não são apenas difíceis de deixar sozinhas
Crianças pré-escolares pegajosas não são apenas difíceis de deixar sozinhas, mas podem ter problemas de independência que os afetarão mais tarde na vida.

Crianças pré-escolares pegajosas não são apenas difíceis de deixar sozinhas, mas podem ter problemas de independência que os afetarão mais tarde na vida. Este é um sintoma de ansiedade de separação e, embora seja um estágio normal para as crianças, existem maneiras de encorajar a independência da parte delas.

O apego é uma fase normal do desenvolvimento de uma criança
O apego é uma fase normal do desenvolvimento de uma criança, e induzi-la a superar isso levará muito tempo.

Aqui estão várias maneiras de lidar com um pré-escolar pegajoso:

  • Tenha muita paciência. A pegajosidade é uma fase normal no desenvolvimento de uma criança e levará muito tempo para induzi-la a superá- la. Esteja preparado para tentar novamente e novamente com diferentes métodos e oportunidades para conduzi-lo a uma atitude mais independente. Sempre demonstre uma atitude calma durante este período; irritação ou preocupação de sua parte apenas o enervarão ainda mais. Sempre elogie-o por dar passos em direção à independência e ao comportamento social, e recompense-o com uma guloseima favorita por tal iniciativa. Guie-o ao longo dos problemas de separação que ele encontrar e dê sugestões sobre como ele lida com eles.
  • Estabeleça uma rotina regular. As crianças percebem como são vulneráveis sem adultos de confiança, e isso é especialmente verdadeiro em novos ambientes. Ao criar uma rotina de entrega e coleta, a criança pode ter certeza de que você aparecerá repetidamente na hora marcada.
  • Deixe-os conhecer seu supervisor adulto. Uma criança pode ser cautelosa com estranhos, especialmente se você treiná-la para desconfiar deles. Apresente seu professor ou companheiro adulto e deixe-os interagir por um tempo. Uma vez que eles encontrem um terreno comum, será mais fácil deixá-lo com seu novo amigo adulto.
  • Escolha uma pré-escola que se adapte a ele. Examine o currículo, as atividades, o pessoal e os inscritos e veja se eles são divertidos, envolventes e educacionais. Sente-se por um dia e depois traga o seu filho em idade pré-escolar e veja se o ambiente é adequado para ele.
  • Estabeleça transições graduais. No primeiro dia de pré-escola, fique na área durante toda a sessão. Saia mais cedo para cada sessão subsequente até que você estabeleça uma programação de entrega e coleta. Isso permitirá que seu filho em idade pré-escolar se adapte em seu próprio ritmo, sem sobrecarregá-lo com mudanças repentinas.
  • Distraia a criança com uma atividade. A ansiedade é um estado mental e a atividade psicológica pode ser reduzida com uma distração. Brincar com brinquedos ou amigos tira a mente da criança do medo do abandono e, quando ela perceber que seus pais se foram, ela estará ocupada demais se divertindo ou descansando depois.
  • Traga um objeto de conforto. Assim como Linus dos quadrinhos Peanuts tem um cobertor de segurança, uma criança pode obter conforto de um objeto familiar. Um brinquedo, acessório ou roupa favorito pode ser um substituto bem-vindo para os pais ou a casa que ele temporariamente deixou para trás. Certifique-se de verificar se ele trouxe o objeto com você e esteja preparado para substituí-lo caso seja extraviado.

No final, nada melhor do que encontrar um amigo ou um grupo de amigos na pré-escola. Eles não apenas farão companhia a uma criança ao longo do dia, mas também a farão ansiar pelos dias que se seguem.

Artigos relacionados
  1. Como criar livros de tabuleiro para crianças?
  2. Como criar convites para uma festa do pijama?
  3. Como lidar com uma criança preguiçosa?
  4. Como curar o medo de insetos?
  5. Como lidar com a tampa do berço de um bebê?
  6. Como lidar com uma criança temperamental?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail