Como curar o medo de insetos?

A maioria dos insetos é inofensiva
A maioria dos insetos é inofensiva e são partes naturais do ecossistema.

O medo de insetos é uma fobia comum compartilhada por crianças e adultos. Às vezes, não haverá uma causa raiz determinável. Em muitos casos, o medo de insetos geralmente vem de uma aversão a rastreadores assustadores. A maioria das pessoas não gosta da sensação de ter pernas pequenas correndo sobre a pele. O pensamento de uma tromba afiada perfurando sua pele pode ser ainda mais assustador.

A maioria dos insetos é inofensiva e são partes naturais do ecossistema. Sem insetos como abelhas, besouros, aranhas e outros semelhantes, o ambiente ficaria desequilibrado. No entanto, alguns insetos trazem doenças e enfermidades, que é uma das razões pelas quais os humanos não gostam de sua presença.

Traga ataques de pânico

O problema reside quando uma simples aversão a insetos se transforma em fobia. Pessoas que têm essas fobias podem evitar sair de casa por completo, com medo de insetos voadores pousarem nelas. Os insetos também podem assombrar as pessoas em seus pesadelos. O simples avistamento de uma pequena aranha ou mosca dentro de casa pode causar ataques de pânico.

Curar o medo de insetos envolve condicionar-se a acreditar que os insetos são inofensivos. Se for o caso do medo em crianças, aqui estão alguns passos que você pode tomar:

Curar o medo de insetos envolve condicionar-se a acreditar que os insetos são inofensivos
Curar o medo de insetos envolve condicionar-se a acreditar que os insetos são inofensivos.

Reconheça o medo, mas sugira um comportamento inofensivo. Em crianças, muitas vezes não é saudável suprimir os medos e mantê-los não reconhecidos. Reconheça os medos de seu filho, mas deixe-o reagir a eles de maneira positiva. Por exemplo, é melhor ir embora do que gritar e pular quando alguém vê um inseto.

Grandes kits de exploração

Lidere pelo exemplo. Mostre a seu filho como responder a insetos. Por exemplo, quando você avistar uma aranha, ajude-a a rastejar para fora de sua casa. Ou mude de lugar você mesmo, usando meios não prejudiciais.

Apresente insetos ao seu filho. A maior parte do interesse científico começará em uma idade jovem. Incentive seu filho a explorar o mundo dos insetos comprando grandes kits de exploração. Eles podem ser usados para capturar insetos inofensivos em recipientes com tampas e orifícios. Você também pode comprar modelos tridimensionais de insetos. Aqueles com órgãos e partes do corpo que podem ser montados podem ser úteis para iniciar o interesse pela biologia.

Use multimídia. Outra maneira de reconhecer os insetos como partes normais da vida humana é assistindo a filmes sobre eles. Filmes recentes como A Bug's Life, Antz e Bee Movie são populares entre as crianças por causa de sua animação.

Condicionamento mental

As fobias de adultos também podem ser curadas por diferentes meios. Como isso pode estar enraizado em medos mais profundos, será necessário algum condicionamento mental.

Experimente o hipnotismo. Por meio desse método, um psiquiatra ou hipnotizador tentará deixá-lo em um estado muito relaxado. Ele então tentará usar seus poderes de sugestão para persuadi-lo de que os insetos são inofensivos.

Dessensibilize-se. Outra maneira de lidar com medos irracionais é dessensibilizar-se a eles. Tente ignorar a presença de insetos em casa. Ou mantenha um inseto de estimação ou aranha em uma jarra. Ao se acostumar com a presença deles, você está se dessensibilizando. Da próxima vez que você vir um bug, não reagirá com muita força.

Lembre-se de manter uma atitude positiva ao lidar com os medos. Não enfatize o medo. Em vez disso, enfatize as coisas positivas que você pode fazer para lidar com os medos.

Artigos relacionados
  1. Como personalizar um macacão?
  2. Como lidar com a tampa do berço de um bebê?
  3. Como criar convites para o chá de bebê?
  4. Como lidar com uma criança preguiçosa?
  5. Como projetar um quarto de bebê?
  6. Como disciplinar uma criança desafiadora?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail