Como ajudar um gato a se ajustar a uma nova casa?

Você deve ter certeza de que consegue ir do ponto A ao ponto B no menor tempo possível
Você deve ter certeza de que consegue ir do ponto A ao ponto B no menor tempo possível.

Se as pessoas têm dificuldade em se ajustar a uma nova casa e se acostumar com novos ambientes, o mesmo pode ser dito sobre seus animais de estimação. Os gatos (e cachorros) têm um senso aguçado de familiaridade e território e, se você tirá-los de sua zona de conforto, deve esperar que eles demorem um pouco antes de se sentirem realmente seguros e protegidos em sua nova área. No entanto, você pode fazer algo a respeito. Aqui está como ajudar um gato a se adaptar a uma nova casa:

  • Paciência é uma virtude. Lembre-se de que não importa se o seu gato está com você há cinco anos ou cinco minutos, ele terá dificuldade para se ajustar a um novo lar. O processo levará tempo e sua única tarefa é facilitá-lo. Se demorar um ou dois meses, você apenas terá que lidar com isso. Seja paciente. Suporta seu gato e seus instintos animais até que ele finalmente se acalme.
  • Tempo de viagem. Viajar será um inferno para o seu gato. Você deve ter certeza de que consegue ir do ponto A ao ponto B no menor tempo possível. Evite pit stops desnecessários tanto quanto possível. Certifique-se de ter uma transportadora segura e resistente para o seu gato residir durante a viagem. Tente não balançá-lo ou perturbá-lo enquanto estiver dentro ou você terá um verdadeiro animal selvagem em seu carro.
  • Ajustes iniciais. Mantenha seu gato isolado primeiro. Isso é para o seu próprio bem. Escolha um cômodo para manter seu animal de estimação nos primeiros dias e semanas. Fornece uma cama, poste para arranhar, tigela de água, caixa de areia, brinquedos, etc. Você quer torná-lo o mais seguro possível. Deixe-o sozinho e deixe-o explorar seus novos arredores. Não o repreenda por explorá-lo, nem o assuste correndo em sua direção se encontrá-lo em cima de alguma coisa. É por isso que você precisa tornar o ambiente o mais à prova de gatos e amigável possível. Passe algumas horas na sala com o gato para que ele possa conhecê-lo, mas não force o assunto. Mantenha as crianças mais novas e outros animais de estimação longe dele para que não se assuste. Feche as portas e janelas para que não escape e certifique-se de que não pode rastejar para baixo ou para dentro de qualquer coisa onde você não possa alcançá-la. Deixe-o dormir onde quiser e certifique-se de não perturbá-lo, para que possa sentir que tem controle sobre aquele ponto específico.
    Certifique-se de que o seu gato tenha sempre o seu nome
    Certifique-se de que o seu gato tenha sempre o seu nome e endereço na coleira.
  • Fazer novos amigos. Limite a interação com outros animais de estimação e crianças. Você quer que o gato faça amigos em seu próprio tempo. Um gatinho pequeno ficará extremamente amedrontado no início, então você deve evitar movimentos automáticos e sons altos. Mantenha os cães na coleira o tempo todo. Sempre supervisione as sessões para conhecer você e, novamente, nunca se precipite.
  • Saindo. Certifique-se de que o seu gato tenha sempre o seu nome e endereço na coleira. Os veterinários desaconselham levar gatos para fora porque podem se perder, ferir ou infectar com doenças. Se você realmente quer sair, gaste apenas alguns minutos e depois volte para dentro. Para viagens subsequentes, você pode aumentar a duração gradualmente.

Ajudar seu gato a se adaptar a uma nova casa vai exigir muito tempo, paciência e perseverança, sem mencionar muito TLC. Você não pode forçá-lo, então você deve dar ao seu animal de estimação tempo para se acalmar gradualmente.

Artigos relacionados
  1. Como treinar gatinhos?
  2. Como exercitar um gato interno?
  3. Como identificar e tratar ácaros da orelha felina?
  4. Como controlar o odor da caixa de areia do gato?
  5. Como evitar que seu gato urine em todos os lugares?
  6. Como identificar e tratar parasitas felinos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail