Atividades de autoestima para crianças

Outras atividades de construção da auto-estima
Outras atividades de construção da auto-estima: Aqui estão algumas outras etapas a serem seguidas na construção da auto-estima de seu filho.

Jogos divertidos para aumentar a autoconfiança

Auto-estima é a maneira como uma criança se sente a respeito de si mesma e a maneira como espera que os outros se sintam a respeito dela. Uma criança com baixa autoestima pode relutar em aceitar novos desafios e ter problemas para interagir com outras pessoas. As crianças também podem agir com mais frequência, acreditando que não são capazes de ser "boas". Ajudar seu filho a desenvolver uma autoimagem positiva é crucial para o desenvolvimento infantil e uma das tarefas mais importantes que você enfrenta como pai. Felizmente, existem vários jogos eficazes que você pode jogar com seu filho para aumentar seu senso de valor.

Os jogos a seguir funcionam bem com uma variedade de faixas etárias. Desfrute desses jogos e atividades que aumentam a auto-estima e espere o inesperado de seu filho.

O jogo do beanbag:

  • Em um grande pedaço de cartolina, desenhe uma matriz 3 por 3. Em cada quadrado, escreva ou faça um desenho de um aspecto da vida de seu filho. Por exemplo, você pode incluir escola, tarefas domésticas, relacionamento com irmãos, atividades, amigos, etc. Inclua aspectos dos quais a criança pode não estar ciente, como criatividade ou senso de humor.
  • Coloque a cartolina no chão. Dê a seu filho um saquinho de feijão e peça-lhe que o jogue no cartaz. Para o quadrado em que cai, ele deve lhe contar algo bom sobre ele. Se cair na praça da escola, ele pode falar sobre uma matéria em que se destaca, uma prova em que se saiu bem, uma época em que se defendeu - tudo o que ele sente o torna especial. Se ele não consegue pensar em nada ou fica preso, tudo bem, sua vez está chegando.
  • Em seguida, você joga o saquinho de feijão. Diga a seu filho algo sobre ele que o deixe orgulhoso. Muitas crianças aprenderam a se concentrar no que estão fazendo de errado, em vez de no que estão fazendo certo. Às vezes, basta um lembrete gentil de que você está orgulhoso deles pelo que são, não pelo que fazem.

O jogo do elogio: este jogo é bom para jogar quando você tem um grupo de crianças, especialmente se eles tendem a ter muitos conflitos de personalidade.

  • Dê a cada criança um pedaço de papel. Peça-lhe que rasgue o papel em pedaços - um para cada criança do grupo.
  • Em cada folha de papel, ele deve escrever o nome e, em seguida, relacionar todas as características positivas nas quais consegue pensar. Tente fazer com que eles se concentrem em traços de personalidade e comportamentos, não em atributos físicos.
  • Quando completarem suas listas, devem colocá-las todas em uma caixa. Um adulto do grupo pode ler em voz alta todos os comentários positivos sobre cada criança. As crianças geralmente ficam muito surpresas com quantas coisas boas são ditas sobre elas.
  • Se quiserem, podem manter suas listas em uma pasta ou bloco de notas. Então, quando estiverem se sentindo um pouco desanimados com relação a si mesmos, poderão ler sobre como as outras pessoas pensam que são maravilhosas, e isso ajudará a desenvolver a autoconfiança.
Atividades que aumentam a auto-estima
Desfrute desses jogos e atividades que aumentam a auto-estima e espere o inesperado de seu filho.

O jogo quando você crescer: bom para um grupo e especialmente para crianças pequenas. Comece este jogo da auto-estima perguntando ao primeiro filho o que ele quer ser quando crescer.

  • Um exemplo: um bombeiro! A partir desse ponto, você diz tudo de positivo que puder sobre a escolha da criança. Use palavras de afirmação.
    "Um bombeiro! Legal! Por que uma escolha tão emocionante?"
  • Ao perguntar por quê, você pode pegar as respostas e fazer uma declaração positiva a respeito. (Lembre-se, quanto mais jovem a criança, mais tolo você pode ser, mas ainda assim retém o conceito deste jogo.)
  • Alguém pode responder que ela gosta dos caminhões de bombeiros vermelhos. Você então pode dizer:
    "Você daria um ótimo bombeiro porque você realmente ama esses caminhões!"
  • Com crianças mais velhas, você pode trabalhar em suas características individuais ou em seus pontos fortes, como compaixão ou honestidade.
  • Dê a cada criança sua chance.

Retratando a auto-estima: Isso é algo que pode ser adaptado para crianças de todas as idades e é bom para um grupo.

  • Peça-lhes que façam um desenho de como acham que se parece ou se sente a auto-estima.
  • Incentive-os a serem tão simples ou complexos quanto quiserem e estabeleça um horário combinado para eles fazerem seus desenhos.
  • Quando todas as crianças terminarem, cada uma pode discutir seu próprio trabalho com as outras do grupo.

Outras atividades de construção da auto-estima: Aqui estão algumas outras etapas a serem seguidas na construção da auto-estima de seu filho:

  • Lembre seu filho com frequência de que você o ama incondicionalmente.
  • Modele uma autoimagem positiva. Não critique a si mesmo ou aos outros quando ele estiver presente.
  • Deixe-o participar de atividades em que possa se destacar.
  • Se ele estiver lutando com uma tarefa, forneça-lhe os recursos para dominá-la.
  • Ensine-lhe que a perfeição não é uma meta realista, mas sim a melhoria.
  • Ensine-lhe que o fracasso é inevitável, mas ele é forte o suficiente para lidar com isso.
  • Ofereça a ele muitas experiências novas para que ele ganhe confiança em sua capacidade de enfrentá-las.

Não subestime o poder de um elogio simples e honesto. A auto-estima começa a se desenvolver muito cedo. Ao fazer com que seu filho comece da melhor maneira possível com esses estimuladores de confiança e atividades, você dá a ele um presente que ele pode carregar pelo resto da vida.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail