Como superar a perda de um emprego?

A perda do emprego não é uma desvantagem completa
A perda do emprego não é uma desvantagem completa; dá a você a chance de seguir a carreira à qual você realmente pertence.

Perder o emprego é um dos eventos de mudança de vida mais traumáticos que você já experimentou. Ser demitido, demitido, dispensado ou receber uma autorização cor-de - rosa para perder o emprego dói muito. A sensação de estar desempregado pode desencadear alguns pontos difíceis com ressentimento e desespero. O desemprego aumenta a suscetibilidade ao estresse mental e à perda da auto-estima, levando à depressão. De acordo com um estudo publicado na Social Indicator Research, mesmo as pessoas otimistas têm dificuldade em ver o lado bom das coisas quando ficam desempregadas. Emocionalmente traumático, pode desenvolver-se um ciclo típico de negação, raiva e frustração.

O ciclo difícil termina eventualmente

Perder um emprego é extremamente difícil
Perder um emprego é extremamente difícil.

Não deixe isso te derrubar. Este ciclo difícil termina com a adaptação. Adaptar-se ou enfrentar é a maneira mais eficaz de lidar com esse problema. Perder o emprego é como ficar doente. E como ficar doente, existem remédios para isso. Aqui estão as etapas para lidar com essa situação difícil:

  1. Lide com isso. Perder um emprego é extremamente difícil. Para muitos de nós, nos identificamos com o que fazemos para viver. Perder o emprego dói, mas você não pode chorar o dia todo. Você tem que se preparar e enfrentar esse problema. Você tem que recuperar sua vontade de trabalhar novamente. Porque? Você tem que olhar para a questão prática. Determine se você ainda tem recursos financeiros para sustentar você e seus entes queridos. Obtenha algum apoio emocional de sua família e amigos, se necessário. Decida se uma mudança de carreira está em ordem e planeje seu futuro. Lembre-se de que existem muitas oportunidades disponíveis. Recupere suas ambições de ser empregado de forma que você seja capaz de sustentar a si mesmo e a seus entes queridos.
  2. Resolva seus problemas práticos. Verifique sua situação financeira para ver quanto tempo você pode sustentar para você e sua família. Tente avaliar quanto tempo você precisará para conseguir outro emprego. Confirme se você está qualificado para receber seguro-desemprego. O site do Departamento do Trabalho da Europa contém informações sobre seguro-desemprego. Use seus recursos com sabedoria, pois você precisa deles para restaurar sua carreira.
  3. Siga em frente. Assim que terminar de lidar com as questões emocionais e práticas, você deve decidir para onde ir a partir daqui. Tente descobrir por que você perdeu seu emprego. A sua empresa está reduzindo o número de funcionários? Existe uma nova tendência no setor? Você deseja permanecer na mesma área? A mudança de carreira é uma opção? É hora de reunir suas habilidades e se tornar mais visível para as empresas que o contratam. Encontre oportunidades em campos que ajudam a alcançar o sucesso. Em vez de encarar a perda de emprego como uma coisa terrível, talvez seja melhor ver o lado bom das coisas. Pense nisso como uma chance de aprender algumas novas habilidades ou aprimorar as que você já possui.

Essas etapas são mais fáceis de ler do que executá-las e pode ser difícil recomeçar uma nova carreira. Mas você tem que aprender a ficar de pé e andar novamente. Use novamente a atitude positiva que lhe dá um propósito. Reúna a vontade de estar entre os empregados mais uma vez. A perda do emprego não é uma desvantagem completa; dá a você a chance de seguir a carreira à qual você realmente pertence.

Artigos relacionados
  1. Como obter referências após ser despedido?
  2. Como conseguir seu emprego de volta depois de ser despedido?
  3. Como se preparar para sobreviver a uma dispensa?
  4. Como evitar ser despedido?
  5. Como superar o tédio após a aposentadoria?
  6. Como escrever corretamente uma carta formal de demissão?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail