Como conseguir seu emprego de volta depois de ser despedido?

Ainda é possível obter seu emprego de volta
Se você acha que sua causa foi por motivos discriminatórios, ainda é possível obter seu emprego de volta.

Pode ser muito angustiante e humilhante quando você é demitido de um emprego de que gosta sem motivo aparente. Há momentos em que a política do escritório desempenha um papel importante na tomada de decisão que força o departamento de recursos humanos a contratar um novo trabalhador para substituir aquele que foi vitimado por um supervisor incompetente ou com poder aquisitivo. Se você acha que sua causa foi por motivos discriminatórios, ainda é possível obter seu emprego de volta.

  1. Após o choque inicial de saber que você foi demitido, use os dias restantes que você tem permissão para permanecer no emprego para descobrir os reais motivos de sua demissão. Obtenha os fatos com o departamento de recursos humanos. Você tem o direito de saber por que está sendo demitido quando sabe que não fez nada de errado e que o trabalho que tem prestado é exemplar.
  2. Converse com outros funcionários e descubra se houve outros casos como o seu. Pode ter havido incidentes anteriores onde funcionários foram demitidos por raça, sexo ou idade. O boato no escritório é uma fonte útil de informações em casos como este. Reúna o máximo de evidências que mostrem que a empresa está violando as diretrizes de emprego. Você precisará dessa prova concreta quando tiver que abrir um processo contra a empresa.
  3. Documente tudo o que aconteceu antes e depois de sua demissão. Verifique as leis do seu estado sobre demissões discriminatórias. Conhecer a lei e sua posição são boas armas contra casos como este. Você também deve visitar a Comissão de Oportunidades Iguais de Emprego website para saber mais sobre as leis e regulamentos sobre a discriminação no emprego.
    Obtenha os fatos com o departamento de recursos humanos
    Obtenha os fatos com o departamento de recursos humanos.
  4. Reveja as políticas da empresa e o manual dos funcionários para determinar se eles têm o direito de demiti-lo. Se você for membro de um sindicato de empregados, leve o seu caso ao administrador do sindicato e verifique o contrato de trabalho para ver se há violações cometidas pela empresa.
  5. Envie um relatório para a filial da Equal Employment Opportunity Commission em seu estado. Descubra quais tipos de documentos de suporte você precisa enviar para eles para fazer um caso.
  6. Procure a ajuda de um advogado com especialização em discriminação no emprego. Você pode solicitar o advogado para consulta ou representação. Por meio de orientação do advogado, encaminhe carta formal ao departamento de recursos humanos da empresa que o demitiu e informe que acredita ter sido vítima de demissão discriminatória. Diga a eles que você deseja saber qual solução eles podem apresentar para remediar a situação e que deseja ser reintegrado para evitar ações legais contra a empresa. Se eles não responderem, você tem a opção de contratar um advogado para representá-lo.

Faça com que testemunhas atestem a veracidade de suas provas. Ao buscar uma audiência com representantes da empresa, certifique-se de trazer uma testemunha com você. Procure manter a calma durante todo o processo para mostrar que você é profissional e quer que a questão seja resolvida dentro dos limites da lei. Se ficar provado que a empresa violou seus direitos trabalhistas, você poderá obter seu emprego de volta e, com sorte, ter direito a receber uma compensação durante o período em que não pôde trabalhar.

Artigos relacionados
  1. Como evitar ser despedido?
  2. Como saber que é hora de parar de trabalhar?
  3. Como se demitir de maneira profissional?
  4. Como superar o tédio após a aposentadoria?
  5. Como escrever corretamente uma carta formal de demissão?
  6. Como sobreviver a uma rescisão injusta?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail