Como escrever um memorando de lei?

Um memorando jurídico ou memorando legal é um tipo de ensaio que trata de uma questão ou tópico jurídico
Um memorando jurídico ou memorando legal é um tipo de ensaio que trata de uma questão ou tópico jurídico específico.

Um memorando jurídico ou memorando legal é um tipo de ensaio que trata de uma questão ou tópico jurídico específico. Normalmente é pesquisado e elaborado por um advogado, paralegal ou estudante de direito. Este memorando consiste em três elementos: declaração de questões, fatos, leis relacionadas à questão e conclusões, citação de outros casos ou questões aplicáveis e suas recomendações legais. A redação de um bom memorando jurídico é importante para quem está no campo jurídico. Este documento tem como objetivo principal apresentar efetivamente a questão legal, usando declarações concisas, mas persuasivas.

Profissionais jurídicos experientes

Que compreenderá totalmente todas as questões relacionadas
Isso garantirá que você escreverá os fatos corretos e que compreenderá totalmente todas as questões relacionadas.

A pesquisa adequada também é um requisito para se chegar a um bom memorando sobre leis. É preciso muita prática para dominar a redação deste documento legal. Consultar profissionais jurídicos experientes também pode ajudá-lo a criar um bom memorando jurídico.

Tenha com você seus materiais de referência e siga estas etapas na elaboração do memorando legal:

  • Faça pesquisas intensivas. Existem milhares de tópicos e questões jurídicas sobre os quais você pode ser solicitado a escrever. Alguns podem ser fáceis, enquanto outros podem ser um pouco desafiadores. Qualquer que seja o tópico atribuído a você, certifique-se de conduzir uma pesquisa primeiro. Isso garantirá que você escreverá os fatos corretos e que compreenderá totalmente todas as questões relacionadas. Lembre-se de que você está escrevendo um memorando jurídico, e não apenas uma simples redação.
  • Indique informações básicas. Você deve começar o memorando com a parte do cabeçalho. Esta seção deve indicar o nome do cliente, nome do autor, nome do destinatário, data e também o assunto.
  • Enumere as questões jurídicas. Tenha uma seção separada para as principais questões jurídicas. Liste todas as perguntas relevantes e inclua também fatos significativos e questões relacionadas às perguntas. Certifique-se de que a sequência das perguntas seja a mesma da ordem de discussão nas próximas partes do memorando.
  • Forneça respostas às perguntas. Como você pesquisou sobre o tópico em questão, é capaz de responder às perguntas listadas na seção anterior. Tenha uma seção de respostas, na qual incluirá respostas breves a todas as perguntas.
  • Construa uma declaração de fatos. Nesta seção, você deve inserir os detalhes significativos de suas respostas às questões jurídicas. Isso deve esclarecer ainda mais sua resposta a cada pergunta e como certos problemas surgiram.
  • Discussão elaborada. Você também deve ter a seção de discussão. Nesta parte, você deve fornecer uma análise aprofundada das questões jurídicas apresentadas. Você pode discutir problemas anteriores resolvidos, desenvolvimentos recentes sobre o problema e até mesmo antecedentes históricos de casos anteriores. Isso deve proporcionar uma discussão completa do problema. Esta também é considerada a parte mais importante do memorando legal. Isso deve englobar todos os fatos e literatura pertinente e relacionada ao assunto.
  • Resuma e conclua. Forneça um resumo dos fatos que você citou em sua discussão na seção Conclusão. Destaque os pontos pertinentes abordados na seção de discussão também.
  • Você está quase terminando seu memorando jurídico. Feche seu memorando com a Seção de Recomendações. Isso deve incluir suas sugestões de abordagens jurídicas que o cliente pode seguir. Pode consistir em uma abordagem não negociável ou você pode fornecer várias opções que o cliente pode assumir.
Artigos relacionados
  1. Como escrever uma carta de realocação de negócios?
  2. Como escrever uma divulgação de patente?
  3. Como escrever um contrato elétrico?
  4. Como processar um advogado por deturpação?
  5. Como verificar a licença comercial de alguém?
  6. Como proteger a propriedade intelectual?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail