Como escrever em formato de memorando legal?

Discussão - Constitui o corpo principal do memorando legal
Discussão - Constitui o corpo principal do memorando legal e conterá as seguintes subseções: Tese - sobre um parágrafo de extensão, relacionando os principais assuntos do caso e as normas jurídicas aplicáveis a esses assuntos.

Um memorando legal (memo para breve) é um documento que a maioria dos advogados usa ao responder a quaisquer perguntas levantadas por clientes e / ou outros advogados. O tempo, a conveniência e a tecnologia trouxeram mudanças na extensão de um memorando; a maioria das pessoas prefere obter seu aconselhamento jurídico 'rápido' e 'curto', os advogados responderam tornando os memorandos mais curtos do que no passado. Aqui estão algumas dicas rápidas sobre como escrever usando um formato de memorando jurídico.

Em sua forma mais completa, o memorando legal é estruturado em torno do seguinte formato:

  • Pergunta / Problema
  • Resposta breve
  • Declarando os fatos centrais para a questão / problema
  • Uma discussão sobre a questão / problema
  • Concluindo com uma conclusão.

Cada uma dessas seções é discutida mais abaixo:

  1. Pergunta - Esta seção apresentará as questões jurídicas que surgem do caso do cliente. Pode ser uma única pergunta sobre um ponto de direito ou pode conter várias perguntas sobre diferentes pontos. No caso do último, cada questão deve estar em parágrafos separados e numerados.
  2. Resposta breve - A seção de resposta breve / curta, como o termo indica, responde à (s) questão (ões) levantada (s) na seção anterior. As respostas devem ser muito breves e diretas e listar apenas os fatos jurídicos, e não os fatos do caso.
  3. Declaração dos fatos - Esta seção deve fornecer todos os fatos relevantes sobre as questões levantadas, incluindo informações históricas, datas, partes envolvidas, etc., e deve ser apresentada de forma sistemática e organizada. Outros pontos que devem ser incluídos na declaração devem ser:
    • lei aplicável, incluindo o texto exato das partes relevantes, se necessário
    • quaisquer regras e regulamentos, diretrizes legislativas e judiciais, etc, se necessário
  4. Discussão - Constitui o corpo principal do memorando legal e conterá as seguintes subseções:
    • Dissertação - tem cerca de um parágrafo, relacionando os principais assuntos do caso e as normas jurídicas aplicáveis a esses assuntos.
    • Descreva como cada regra se aplica ao caso em questão; se houver vários problemas, cada problema deve ser tratado separadamente, usando subtítulos se necessário, e cite precedentes e casos relevantes que podem ser aplicáveis.
  5. Conclusão - Resuma o problema geral, indique as leis e regras aplicáveis ao assunto. Conclua com suas recomendações.

A prática leva à perfeição

Com um pouco de tentativa e erro, você descobrirá que escrever no formato de memorando legal é muito fácil, afinal. Além disso, a prática leva à perfeição!

Artigos relacionados
  1. Como registrar marcas registradas?
  2. Como denunciar roubo de identidade online?
  3. Como patentear uma camiseta?
  4. Como compreender a lei de discriminação de idade?
  5. Como obter a certificação 8A?
  6. Caso importante na política de legislação de discriminação
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail