Como recusar um candidato a emprego?

Você já foi candidato a um emprego
Você já foi candidato a um emprego e sabe quanto esforço o candidato fez para redigir sua carta de candidatura e construir seu currículo.

Não é fácil recusar um candidato a um emprego. Você já foi candidato a um emprego e sabe quanto esforço o candidato fez para redigir sua carta de candidatura e construir seu currículo. Mas como se costuma dizer, "alguém tem que fazer o trabalho".

Para recusar um candidato a emprego, aqui estão algumas dicas úteis:

  1. Decida dizer ao candidato que você não pode contratá-lo. A pior coisa que você pode fazer com essa pessoa é rodeios e fazê-la acreditar que você ainda a está considerando para o emprego que está se candidatando. Não lhe dê falsas esperanças, pois você está apenas acrescentando um insulto ao ferimento ou salpicando sal em uma ferida aberta, mantendo-o suspenso no ar por nada. Diga-lhe abertamente, mas de maneira cortês e respeitosa.
  2. Mostre o seu apreço pela aplicação dele. Diga ao candidato a emprego que você está feliz por ele demonstrar interesse em trabalhar com sua empresa. Vá direto ao ponto e diga: "Agradecemos sua inscrição e por mostrar interesse em trabalhar conosco. Mas é uma pena que haja tantos outros que se inscreveram para o emprego e, como você pode ver, há uma competição acirrada só para isso trabalho específico. Lamento dizer, mas parece que há alguns outros que se qualificam melhor para as postagens disponíveis
  3. Ao recusar, diga que ele não foi o único a receber uma carta de rejeição.
  4. Informe o candidato a emprego que, caso chegue um momento em que a empresa precise de seus serviços, ele será contatado imediatamente e que talvez possa trabalhar com você, se ainda estiver disponível.
  5. Não insulte o candidato ao emprego. Não importa o quão desqualificado ele seja para o cargo, não diga isso na cara dele.
  6. Envie uma carta de rejeição bem escrita, sutil, mas direta. Indique na carta que sua empresa só pode contratar um número limitado de candidatos e que você não precisa do serviço dele no momento. Diga a ele também que você está mantendo seu perfil e currículo para referência futura, caso chegue a hora de contratá-lo para o cargo para o qual se candidatou.
  7. Dê conselhos a ele. Diga educadamente que seu currículo precisa ser aprimorado ou que ele deve fazer aulas adicionais em certas áreas para aumentar suas chances de emprego.
  8. Incentive-o a enviar sua inscrição para outras empresas. Recomendar empresas que também necessitem de pessoas para ocupar determinados cargos com a mesma descrição do cargo que está se candidatando na sua empresa.

Dispensar completamente

É aconselhável que você guarde o formulário e o currículo do candidato à vaga. Você pode usar o registro no futuro para possível emprego ou recomendações. Embora você o tenha recusado, não descarte completamente a possibilidade de que possa precisar dos serviços dele no futuro.

Artigos relacionados
  1. Como lidar com um funcionário após uma avaliação de desempenho?
  2. Como despedir ou rescindir um funcionário?
  3. Como classificar entrevistas de candidatos a emprego?
  4. Como encontrar quantos funcionários uma empresa possui?
  5. Como selecionar funcionários em potencial?
  6. O que é satisfação do funcionário?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail