Como despedir ou rescindir um funcionário?

Por falta de desempenho de brilho ou falha de parâmetros definidos de desempenho
Por falta de desempenho de brilho ou falha de parâmetros definidos de desempenho, tenha em mãos todos os documentos que o comprovem.

Fazer parte da administração tem muitas vantagens. Ele inclui salários maiores, melhores benefícios e um certo grau de prestígio. No entanto, uma das coisas que você precisa fazer é dizer a uma pessoa que ela está prestes a perder o emprego. Definitivamente, é uma das coisas mais difíceis de fazer, demitir ou demitir um funcionário. Mas é algo que você não pode evitar quando confrontado com circunstâncias infelizes. Descubra como fazer isso com estilo lendo as etapas abaixo.

  1. Descubra todas as legalidades desta rescisão. Faça com que a equipe de recursos humanos confirme se o assunto foi investigado exaustivamente. Por falta de desempenho de brilho ou falha de parâmetros definidos de desempenho, tenha em mãos todos os documentos que o comprovem. Avaliações, revisão de outros superiores ou qualquer coisa que possa apoiar isso. Isso o deixará mais confiante para fazer o que precisa ser feito.
  2. Um funcionário que suspeita que será demitido pode ter emoções conflitantes. Você, como aquele que confirmará essa necessidade, de estar pronto para receber uma explosão de raiva ou um homem profundamente desesperado e emocional. Alguns funcionários podem permanecer frios durante a demissão se estiverem acostumados a esconder suas emoções, mas na maioria das vezes não. Portanto, você tem que ser aquele que é calmo, firme e razoável.
  3. Obtenha os detalhes do que o funcionário poderia obter após a rescisão. Você pode discutir se ele ainda pode obter alguma coisa da empresa, incluindo base de cálculo de salário, quaisquer referências ou sugestões que você acha que poderiam ajudá-lo neste momento difícil.
    Você não precisa ser muito impessoal ao demitir um funcionário
    Você não precisa ser muito impessoal ao demitir um funcionário.
  4. Faça a terminação em um escritório privado e silencioso. Algumas empresas exigem dois representantes da empresa para lidar com isso para assistência de segurança. Funcionários demitidos podem agir irracionalmente, especialmente aqueles demitidos por causa de um ato criminoso cometido. Portanto, se você acha que isso não é algo com que possa lidar sozinho, procure ajuda de outros colegas ou tenha uma equipe de recursos humanos com você para documentar o que aconteceu durante a reunião.
  5. Ao falar com o funcionário, prepare-se com sua declaração de abertura. Isso definirá o tom para o resto da conversa. Chame-o pelo nome e seja direto ao ponto. Depois de dizer isso, aguarde a reação do funcionário. Deixe-o falar se quiser. Explique os motivos pelos quais a empresa o está dispensando. Mostre os documentos que você reuniu se ele contesta os fatos.
  6. Assim que o funcionário aceitar seu destino. Informe a data de seu último dia no escritório. Aconselhe-o a entregar todos os materiais da empresa, até mesmo os acessos de segurança, como carteiras de identidade, senhas eletrônicas e outros. Dê a ele as informações sobre quem ele deve contatar a respeito de quaisquer dúvidas que ele ainda tenha. Aperte suas mãos e deseje-lhe boa sorte.

Você não precisa ser muito impessoal ao demitir um funcionário. Você pode equilibrar profissionalismo e empatia estando preparado. Seja qual for o motivo da rescisão, a pessoa ainda precisa de um emprego para viver ou sustentar uma família que dependa dela. Faça isso com toda a paciência e compreensão que puder.

Artigos relacionados
  1. Como encontrar quantos funcionários uma empresa possui?
  2. Como encontrar um seminário para profissionais sem fins lucrativos?
  3. Como preparar uma lista de verificação de seguro de saúde em grupo?
  4. Como selecionar funcionários em potencial?
  5. O que é satisfação do funcionário?
  6. Como comunicar as expectativas dos funcionários?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail