Como escrever um manual de procedimentos?

Você pode escrever os procedimentos passo a passo ou em marcadores para que seja mais fácil de ler
Você pode escrever os procedimentos passo a passo ou em marcadores para que seja mais fácil de ler.

Um manual de procedimentos é um documento que indica como uma ação é realizada. Este manual é importante em empresas e diferentes áreas de trabalho. Existem vários fatores a serem considerados ao escrever o manual. No entanto, a escrita do manual pode variar dependendo do procedimento que está sendo explicado. Aqui estão algumas dicas e orientações para escrever um manual geral de procedimentos.

  • Visao geral. O manual de procedimentos contém capítulos que discutem diferentes áreas. As coisas que devem ser incluídas no manual de procedimentos são a versão do manual e a última vez que foi revisado, o pessoal envolvido no processo sendo discutido, declaração de política para o procedimento, instruções passo a passo sobre como fazer o procedimento, alguns exemplos úteis e ilustrações que explicam o procedimento, se necessário. Esses são os elementos que tornarão seu manual de procedimentos completo.
  • Objetivos. Para a introdução do manual de procedimentos, você deve explicar o objetivo principal. Nesta seção, você deve explicar o motivo e o objetivo do manual. Isso pode ser para instruir os funcionários, melhorar o desempenho, etc.
  • Pesquisar. A parte mais importante do manual de procedimentos são as instruções passo a passo que explicam como fazer uma tarefa corretamente. Para isso, você deve fazer uma pesquisa extensa a fim de fornecer as etapas corretas na execução do procedimento. Você pode entrevistar ou observar alguém que tenha conhecimento na execução da tarefa. Ao fazer isso, você pode ter certeza de que está fornecendo as informações corretas para o manual de procedimentos.
    O manual de procedimentos contém capítulos que discutem diferentes áreas
    O manual de procedimentos contém capítulos que discutem diferentes áreas.
  • Redação adequada. Certifique-se de escrever os procedimentos de maneira clara e concisa ao escrever o manual de procedimentos. Você não deseja fornecer pedaços de parágrafos, pois será mais difícil de ler. Você pode escrever os procedimentos passo a passo ou em marcadores para que seja mais fácil de ler. Depois de escrever, releia os procedimentos novamente para eliminar palavras e itens desnecessários.
  • Tenha o manual aprovado. Depois de escrever o manual, a próxima etapa é permitir que alguém o leia e aprove. O revisor deve ter conhecimento e habilidades no procedimento que está sendo discutido no manual. Se os procedimentos forem escritos de forma clara, você não deverá ter problemas. Pode haver algumas pequenas revisões que precisam ser feitas. Depois, você já pode compilar o manual.
  • Conteúdo adicional. Você pode adicionar algum conteúdo ao manual que ajudará os leitores a entender melhor o manual. Inclua ilustrações, fotos, gráficos, exemplos e outras referências que serão úteis para o manual.

Estas são as dicas simples que você pode usar se quiser escrever um manual de procedimentos. Se você seguir essas dicas com atenção, poderá criar um manual fácil de ler e entender. Ao escrever, observe as pessoas que irão ler o manual. Entregue a eles a cópia final do manual de procedimentos e faça uma reunião de discussão de conteúdo para que todos estejam atualizados sobre as mudanças e possam fazer perguntas que possam ter sobre o conteúdo.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail