Como funcionam os sistemas de exaustão?

É a parte do sistema que direciona os gases da câmara de combustão para o escapamento
É a parte do sistema que direciona os gases da câmara de combustão para o escapamento.

O tubo de escape que vemos no final de um automóvel não é apenas um tubo simples. Na verdade, ele desempenha uma função muito importante. Faz parte do sistema de escapamento do veículo que canaliza os gases de dentro da máquina, liberando-os do veículo. Os sistemas de exaustão também não são simples. Eles são compostos de muitas peças de carro que ficam escondidas de nossos olhos enquanto dirigimos. Cada parte contribui para a tarefa de não apenas exaurir os gases, mas também para garantir que os gases que são expelidos do carro não sejam prejudiciais ao meio ambiente.

Sistemas de escape

Estes são os gases nocivos que os sistemas de exaustão controlam:

  • Monóxido de carbono
  • Hidrocarbonetos não queimados
  • Pista
  • Óxidos de nitrogênio
  • Fósforo
  • Dióxido de enxofre
  • Outros metais
Esses são os gases nocivos que os sistemas de exaustão controlam
Esses são os gases nocivos que os sistemas de exaustão controlam.

Leia o seguinte para saber mais sobre as tarefas específicas de cada componente em sistemas de exaustão:

  1. Manifold de exaustão. É a parte do sistema que direciona os gases da câmara de combustão para o escapamento. Sua estrutura é feita de ferro fundido e é construída com curvas suaves para que os gases possam se mover livremente.
  2. Conversor catalítico. Esta é a parte do sistema que converte os gases nocivos em gases que não causam tantos danos à atmosfera. Seus catalisadores são metais que, quando combinados com o calor, podem causar uma reação com outros produtos químicos sem serem afetados. Metais comuns dentro dos conversores catalíticos são óxido de alumínio, platina e paládio. Os metais convertem os gases nocivos em dióxido de carbono e água, que são consideravelmente menos nocivos para a atmosfera.
  3. Resonator. Conhecida como mini-silencioso, essa parte do sistema de escapamento acalma o ruído que o silencioso não consegue eliminar. Dependendo do projeto do automóvel, o ressonador pode ser encontrado antes ou depois do silencioso.
  4. Tubo de escape. Esta é a parte do sistema de escapamento que mantém tudo no lugar. Esta também é a parte por onde os gases viajam da câmara para o tubo de escape.
  5. Silencioso. O silencioso é a parte do sistema de escapamento que elimina o ruído que o motor faz. Existem dois tipos de silenciosos, e eles diferem nos materiais e no processo de abafamento do ruído:
    1. Com câmaras defletoras - O ruído perde sua energia enquanto está dentro do silencioso quando atinge os defletores.
    2. Com tubos perfurados - Os tubos perfurados contêm metal, fibra de vidro e outros materiais que absorvem o som.
  6. Tubo de cauda. A parte conectada ao silencioso e por onde saem os gases. Hoje em dia, o tubo de escape também tem uma função estética. A maioria dos entusiastas de carros adorna o cano da cauda ou o usa cromado. Alguns mudam os tubos de escape padrão para maiores para dar a seus carros um som de carro de corrida.

Uma analogia mais compreensível seria comparar os sistemas de exaustão do carro aos sistemas respiratórios humanos. Assim como a respiração regulada traz vida aos humanos, a ventilação adequada também é necessária para os automóveis para reduzir o ruído do motor, resfriar a máquina e limpar os gases que saem dela.

Artigos relacionados
  1. Como adicionar choques de ar a ar?
  2. Como adicionar óleo vegetal ao combustível diesel?
  3. Como ajustar os freios de um carro?
  4. Como adicionar água a uma bateria de carro?
  5. Como ajustar uma correia dentada?
  6. Como ajustar a medição da curvatura em carros?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail