Como verificar se o conversor catalítico do seu carro está bloqueado?

Geralmente também é um sinal para você trocar o conversor catalítico
Uma leitura de alta pressão é - e geralmente também é um sinal para você trocar o conversor catalítico.

Seu carro funciona porque queima combustível. A queima de combustível deixa subprodutos como hidrocarbonetos e monóxido de carbono que podem se acumular no interior do seu carro. O conversor catalítico do seu carro limpa esses subprodutos - exceto quando o conversor está danificado ou entupido. Se for, o motor do seu veículo pode não funcionar de maneira ideal e pode até falhar em um teste de emissões. O entupimento do conversor catalítico restringe o fluxo de ar no escapamento. O resultado: aumento da contrapressão, o que contribui para uma rápida diminuição do desempenho do motor e menor queima de combustível. Especialmente se o entupimento for severo, o motor pode morrer após ligá-lo ou simplesmente não dar partida. Este artigo o ajudará a verificar se há bloqueio no conversor catalítico do seu carro.

Com um vacuômetro, você pode descobrir facilmente se seu conversor catalítico está bloqueado. Anexe o medidor ao coletor de admissão. Há vácuo de admissão dentro do coletor que seu medidor verificará quanto à pressão. Outros pontos onde você pode conectar o medidor de vácuo são o carburador e o corpo do acelerador. O vácuo de admissão é criado no coletor de admissão por causa da discrepância de pressão do bombeamento dos pistões do motor e da restrição da válvula borboleta. Obtenha a leitura da pressão no manômetro quando o motor estiver ocioso. Em seguida, aumente a rotação do motor para cerca de 2500 e mantenha-o nessa velocidade. Ao soltar o acelerador pela primeira vez, o ponteiro do medidor cairá rapidamente, mas voltará a subir e deverá permanecer estável em algum ponto. Se cair novamente após subir, o sistema de exaustão pode estar criando contrapressão.

A velocidade do motor atinge 2.000 RPM

Você pode descobrir facilmente se seu conversor catalítico está bloqueado
Com um vacuômetro, você pode descobrir facilmente se seu conversor catalítico está bloqueado.

Outro método que você pode tentar é a medição direta da contrapressão. O que você quer saber é quanta pressão está presente em uma velocidade específica. Veja como descobrir. Localize a válvula de retenção no coletor de distribuição e retire-a. Em seu lugar, coloque um manômetro de baixa pressão. Como alternativa, você pode desconectar o sensor de oxigênio e conectar o manômetro de baixa pressão em seu lugar no coletor ou no headpipe. Seu medidor de baixa pressão geralmente tem instruções ou especificações para usá-lo, incluindo as quantidades variáveis de pressão em velocidades variáveis do motor; então, você pode querer ler antes de começar. Geralmente, se você obtiver uma leitura de PSI de 1,25 quando o motor está funcionando ociosamente, ou um PSI de mais de 3,00 quando a rotação do motor atinge 2.000 RPM, você pode relativamente concluir que seu conversor catalítico está bloqueado.

Um terceiro método envolve a perfuração de orifícios na frente e atrás do conversor catalítico. O conversor está localizado na parte inferior do seu carro. Consulte o manual de serviço do seu carro se precisar encontrá-lo rapidamente. Levante seu carro para que você possa acessar facilmente o conversor. Usando uma furadeira, faça um furo de cerca de 0,25 polegada de largura no escapamento do cano, bem na parte de trás do conversor catalítico. Anexe um manômetro ao orifício. Ligue o carro e faça uma leitura no manômetro. Uma leitura de baixa pressão na parte de trás do conversor catalítico não é algo com que se preocupar. Uma leitura de alta pressão é - e geralmente também é um sinal para você trocar o conversor catalítico.

Conversor catalítico

Verifique também a pressão na frente do conversor catalítico. O procedimento é o mesmo que verificar a pressão na parte traseira do conversor.

Certificar-se de que o conversor catalítico de seu veículo está livre de bloqueios é muito semelhante a certificar-se de que seu nariz não está entupido. Os resultados do bloqueio no conversor catalítico são muito semelhantes aos de um nariz congestionado - seu corpo não pode funcionar de maneira eficiente e sem problemas. Portanto, verifique sempre se o conversor catalítico do seu veículo está entupido ou não.

Artigos relacionados
  1. Como verificar o fluido da direção hidráulica em um veículo?
  2. Como verificar a mangueira do radiador e do refrigerante?
  3. Como verificar o fluido de uma embreagem hidráulica em seu carro?
  4. Como verificar as mangueiras do radiador?
  5. Como verificar a tampa do distribuidor?
  6. Como verificar as porcas de carga em seu carro?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail