Como usar com segurança um gerador portátil?

A maioria das mortes por geradores portáteis na Europa resulta de envenenamento por monóxido de carbono (CO)
A maioria das mortes por geradores portáteis na Europa resulta de envenenamento por monóxido de carbono (CO).

Se você já passou por uma forte tempestade e perdeu a energia, sabe como é querer que a eletricidade volte a funcionar o mais rápido possível. Você pode até ter ido para a caixa grande local e investido em um gerador portátil.

Essas máquinas não se destinam a operar toda a sua casa. Eles são uma solução temporária para ajudar as pessoas durante as tempestades e permitir que se sintam um pouco mais confortáveis enquanto não há energia.

Eles tornam a vida mais fácil e podem economizar muito dinheiro em mantimentos e tempo perdidos. Vamos encarar; se você pode ver e cozinhar mesmo quando a energia acaba, a vida é muito melhor. Se sua energia acabar no inverno, poder ligar um pequeno aquecedor pode salvar sua vida.

Infelizmente, as pessoas podem ser criativas com esses geradores sem entender seus perigos, e esse pensamento fora da caixa causa cerca de 70 mortes por ano. Essas estatísticas o tornam um dos produtos de consumo mais mortíferos disponíveis.

Nossa tarefa hoje é ensiná-lo a usar com segurança um gerador portátil para que você possa aproveitar sua vida quando as luzes se apagam. Continue lendo para se manter seguro e confortável ao usar seu gerador.

Que tipo de perigo os geradores portáteis representam?

A maioria das mortes por geradores portáteis na Europa resulta de envenenamento por monóxido de carbono (CO). O monóxido de carbono é um gás transparente sem cheiro e sem sabor que emite do escapamento do gerador, e a quantidade de CO que os geradores emitem é igual a quase 100 carros.

Um equívoco comum sobre o funcionamento de geradores é que eles podem operar em qualquer lugar, desde que seja do lado de fora. Este não é o caso. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o envenenamento por CO pode acontecer quando um gerador está ao ar livre:

Operação em garagem

A maioria das pessoas pensa que operar um gerador com a porta de garagem aberta é uma situação perfeitamente segura. Pode ser seguro, mas a exceção é a direção do vento e a pressão do ar. Se essas condições não forem ideais, o CO pode se acumular na área rapidamente e envenenar os ocupantes.

Operar em uma garagem é uma situação "melhor prevenir do que remediar": por que arriscar envenenamento por CO?

Operação perto de uma janela ou porta aberta

O CO pode facilmente entrar em uma casa através de uma janela e se acumular dentro da casa. Manter uma porta aberta para permitir que os cabos de extensão entrem também permite que o CO entre. O CO não se dissipa e pode permanecer no interior por horas após o gerador ser desligado.

Operação em qualquer estrutura fechada

Operar um gerador portátil em ambientes fechados causará doenças e morte. Mesmo se o gerador estiver funcionando em uma varanda ou pátio coberto, a quantidade considerável de CO no escapamento se acumula ao redor da máquina e causa um ambiente perigoso.

Acidentes elétricos

Os geradores possuem adesivos de advertência que dizem "opere com ventilação adequada" e "Use somente em ambientes secos".

Essas instruções representam um problema porque os geradores portáteis operam durante quedas de energia, que geralmente acontecem em climas tempestuosos e chuvas. Todos sabem que água e eletricidade não se misturam e os geradores apresentam risco de eletrocussão e choque quando expostos à umidade.

Água não é a única maneira de os geradores causarem perigo elétrico. Existem maneiras específicas de o gerador se conectar a qualquer coisa na casa, e uma tomada interna não é uma delas.

Se a energia for restaurada e o gerador for conectado a uma tomada doméstica, a oscilação irá realimentar a rede elétrica e pode eletrocutar trabalhadores e vizinhos. Ele também ignora os recursos de proteção do circuito da sua casa.

Incêndio

Seu gerador portátil funciona com combustível inflamável. Propano, óleo diesel e gasolina apresentam a possibilidade de pegar fogo. Um erro comum que os usuários cometem é reabastecer o gerador enquanto ele ainda está quente. A gasolina derramada em componentes quentes inflama facilmente.

Onde posso descobrir como usar um gerador portátil com segurança?

Bem aqui. Forneceremos informações sobre como escolher, configurar, conectar, usar e armazenar seu gerador portátil para que você possa passar por cortes de energia com confiança e segurança.

Escolha o gerador certo

Antes de comprar um gerador, calcule a potência necessária. Normalmente, um gerador deve ser capaz de alimentar um banheiro, algumas luzes, sua geladeira, seu aquecedor e sua bomba de poço. Se você tem uma bomba de depósito, você deve descobrir isso também.

Um equívoco comum sobre o funcionamento de geradores é que eles podem operar em qualquer lugar
Um equívoco comum sobre o funcionamento de geradores é que eles podem operar em qualquer lugar, desde que seja do lado de fora.

Se você estiver em um clima quente, pode querer ligar um ar condicionado de janela também. Calcular tudo isso é complicado, mas existem recursos online para ajudá-lo com isso.

Compre seu gerador quando não precisar dele

Depois de calcular suas necessidades elétricas, vá em frente e faça a compra. Se você esperar até que a energia acabe, você pode cometer um erro ao conectá-lo ou usá-lo. Compre um, teste-o e tenha-o pronto para quando você precisar de energia de backup sem esforço.

Leia as instruções e siga-as

Você descobrirá que alguns dos avisos no livreto de instruções são semelhantes ao que está lendo aqui. Você não pode estar muito seguro, então preste atenção a eles.

Proteja-se e ao seu gerador

Para reiterar: nunca ligue seu gerador dentro de casa. Interior significa na sua casa, na sua varanda, perto de uma janela, ou na sua garagem, mesmo com a porta aberta. Os porões também estão fora.

Se você não consegue molhá-los e precisa colocá-los em funcionamento durante o tempo inclemente, o que fazer? Compre ou construa um gabinete de gerador em funcionamento. Dependendo do que você quiser, você pode escolher uma barraca com gerador ou fazer uma cobertura no estilo casinha de cachorro com respiradouro. Existem também soluções de bricolagem com tubos e lonas de PVC.

Sua solução deve ter estes recursos:

1. As tomadas elétricas e áreas sensíveis devem ser protegidas da umidade;

2. O gabinete deve ter ventilação adequada para remover CO e evitar superaquecimento;

3. O gabinete deve ser resistente o suficiente para lidar com condições climáticas adversas, incluindo ventos fortes; e

4. A caixa deve ser portátil.

Depois de instalar a proteção do gerador, certifique-se de que todo o aparelho esteja a pelo menos 10 metros de distância de sua casa.

Compre um cabo de alimentação

Certifique-se de que o cabo de alimentação esteja classificado corretamente para a potência do gerador. Ele também precisa ser adequado para uso ao ar livre. Uma alternativa é usar um cabo de gerador e uma chave de transferência. Uma terceira opção é instalar um dispositivo de bloqueio.

Se você acha que uma chave de transferência ou dispositivo de intertravamento é o caminho certo, você precisará contratar um eletricista para instalá-los. Você pode fazer isso se for um eletricista profissional ou se tiver treinamento anterior em eletricidade.

Nunca retroceda

Nós mencionado backfeeding mais cedo, mas isso é o que as pessoas fazem (e não é uma boa idéia). Eles criam um cabo de extensão com pinos em ambas as extremidades e o conectam a uma tomada elétrica interna. Tudo nesse circuito é então energizado.

Se eles não acionarem o disjuntor principal no painel de serviço, a eletricidade volta para a rede e para o transformador, e a alta tensão pode matar ou ferir um funcionário da concessionária que esteja tentando consertar as linhas.

Reabastecimento legal

Nunca reabasteça o gerador quando estiver quente. O gerador esfriará rapidamente e vale a pena não iniciar um incêndio derramando o combustível de sua escolha em elementos em brasa.

Além disso, não armazene seu combustível perto do gerador. Pode ser conveniente, mas não vale a pena correr o risco quando você está lidando com uma queda de energia.

Armazene e trate bem o seu combustível

Use um estabilizador de combustível se estiver usando gasolina para que ela não se degrade rapidamente. Compre uma lata de gás de boa qualidade com recursos de segurança, como um bico integrado.

Algumas considerações finais

Os geradores portáteis são uma invenção fantástica e ajudam muito a aliviar as dificuldades das quedas de energia. Mesmo quando você usa o máximo de cuidado, acidentes acontecem, portanto, alguns cuidados a mais podem manter você e sua família o mais seguros possível.

Instale um detector de monóxido de carbono em sua casa. Este pequeno investimento pode salvar sua vida e a de sua família, caso o CO contamine sua área de estar.

Certifique-se de que suas mãos estejam secas ao operar o gerador.

Verifique se os cabos de alimentação estão danificados antes de usá-los.

Seguir as instruções do fabricante e atender às informações neste artigo proporcionará a melhor experiência possível com um gerador portátil.

Se você é do tipo faça você mesmo, verifique nossos outros artigos sobre como fazer as coisas. O site contém dicas e informações úteis e atualizadas. Em uma época em que as informações mudam o tempo todo, é uma fonte confiável de informações úteis.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail