Como fazer seu próprio vinho tinto?

Já o pigmento vermelho escuro do vinho vem da imersão do suco junto com a casca das uvas de cor escura
Já o pigmento vermelho escuro do vinho vem da imersão do suco junto com a casca das uvas de cor escura.

Se você adora beber vinho tinto, então você deve aprender como fazê-lo, já que não há nada mais gratificante do que se entregar aos "frutos do seu trabalho". Vinho tinto caseiro pode ser tão bom quanto as garrafas que você encontra nos supermercados de sua região, sejam franceses ou australianos. Além disso, aprender a fazer vinho tinto pode trazer muitos benefícios. Poderá ter a vantagem de ter o seu próprio stock à sua disposição em qualquer altura do ano, podendo decidir quanto tempo vai envelhecer o seu vinho antes de o servir aos seus convidados. Aprender a fazer seu próprio vinho tinto também permite que você economize dinheiro fazendo seu próprio vinho tinto doce em vez de gastá-lo na compra de vinhos tintos das lojas sempre que a ocasião o exigir. Além disso, os materiais necessários para a fabricação do vinho tinto são mais baratos do que o próprio produto acabado.

Vinho tinto

Para poder fazer o seu próprio vinho tinto, aqui estão os passos básicos.

Ao fazer vinho tinto, você precisa escolher as uvas de cor mais escura. Já o pigmento vermelho escuro do vinho vem da imersão do suco junto com a casca das uvas de cor escura. O processo de elaboração do vinho inicia-se com o esmagamento das uvas junto com a sua casca e deixando-as de molho por um longo período. Isso dura vários dias, para que a cor escura da casca da uva se misture e se torne parte do suco. Esta parte do processo é conhecida como fermentação primária.

Ao fazer vinho tinto
Ao fazer vinho tinto, você precisa escolher as uvas de cor mais escura.

Uma vez que o processo de fermentação primária é concluído, é hora de separar a casca do suco, coando as cascas do suco e transferindo o suco para uma cuba secundária, geralmente chamada de recipiente "fermentador" ou "garrafão", que será utilizado para o segundo processo de fermentação do vinho. Aqui o vinho é então fechado ao ar e pode continuar o seu processo de fermentação por vários meses.

É assim que o vinho adquire sua rica cor escura, profunda e sabor "encorpado" que todo entusiasta de vinho procura em um vinho tinto. O processo de envelhecimento do vinho permite realçar o sabor e tornar o vinho mais forte. No entanto, você pode optar por envelhecer o vinho por apenas alguns meses ou alguns anos. Depois de o vinho tinto ter fermentado mais de meio ano, pode retirá-lo da adega e servir quando quiser.

Se tem interesse em fazer o seu próprio vinho e vendê-lo, deve ter um conhecimento mais vasto sobre o envelhecimento adequado e os diferentes tipos de uvas a utilizar, e mesmo as quantidades adequadas são necessárias. Como este artigo discute apenas o básico, os leitores são aconselhados a buscar mais informações para poder fazer um vinho melhor. Além disso, é aconselhável que você vá visitar o vinhedo mais próximo em sua área para que possa obter algumas dicas adicionais ao que pode ser encontrado na Internet.

Artigos relacionados
  1. Como fazer água com sabor caseiro?
  2. Variedades e sabores de café
  3. Como fazer uma deliciosa mistura de chocolate quente?
  4. Como fazer leite com chocolate?
  5. Como fazer um delicioso batido rico em proteínas?
  6. Como fazer um refrigerante caseiro de amora?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail