Como identificar um funcionário problemático?

A habilidade do supervisor em identificar precocemente um funcionário problemático ou um padrão
A habilidade do supervisor em identificar precocemente um funcionário problemático ou um padrão de comportamento problemático é extremamente crítica para esse esforço.

Funcionários problemáticos? Não, não temos nenhum. Bem, você ficará surpreso quando dissermos como identificar um funcionário problemático. Nenhum empregador saberá abertamente, a não ser com muita experiência e conhecimento, que tem um funcionário problemático em sua empresa. Quando você procura os sinais, pode reconhecê-los mais facilmente. Caso contrário, você verá apenas os efeitos e não a causa desses problemas.

Agora, a razão pela qual um empresário precisa identificar um funcionário problemático o mais cedo possível é por causa dos efeitos de ter essa pessoa na organização. Funcionários problemáticos causam perda de tempo, esforço e dinheiro e também afetam o moral e a produtividade. Quanto mais cedo identificarmos um funcionário com problema, mais rápido poderemos lidar com ele.

Padrão de comportamento

Funcionários problemáticos causam perda de tempo
Funcionários problemáticos causam perda de tempo, esforço e dinheiro e também afetam o moral e a produtividade.

Agora chegamos à questão de como identificar um funcionário problemático? Aqui estão alguns padrões de comportamento, que geralmente indicam um funcionário problemático:

  1. Desempenho inferior consistente ou desempenho em deterioração constante. Este funcionário não está atendendo aos padrões de desempenho definidos para tais funcionários.
  2. Desempenho superior, mas lidera um grupo de funcionários, um formador de opinião e cria uma atmosfera negativa e antagônica no trabalho. Isso não afeta o desempenho de um funcionário específico, mas afeta a produtividade dos outros e também causa atritos no trabalho.
  3. Interação ou relacionamento oficial disfuncional que causa danos às relações de trabalho ou produtividade. Em decorrência do comportamento desse colaborador no ambiente de trabalho, surge o conflito entre o colaborador e o superior hierárquico, entre o colaborador e outros colaboradores ou mesmo entre outros colaboradores.
  4. O comportamento no trabalho não é profissional e perturba outras pessoas e o funcionamento normal da empresa.
  5. Falta de frequência regular ao trabalho ou ausência regular ao trabalho. Às vezes, ligar regularmente para dizer que está doente em um determinado dia da semana ou logo após um fim de semana também é um sinal de um funcionário problemático.
  6. Ausência regular da área de trabalho ou estação de trabalho. O funcionário está ausente do local de trabalho sem motivo legítimo para tal.
  7. Perda de envolvimento no trabalho e redução acentuada no entusiasmo no local de trabalho. Há uma participação reduzida nas atividades da organização ou da equipe e também uma baixa resposta às dúvidas do escritório.
  8. A falta de envolvimento também se reflete na perda de foco nas atividades ou coisas importantes no local de trabalho. Há evidências de menos felicidade e mais irritação durante o trabalho.
  9. Riscos de segurança são causados pela ação ou omissão de um funcionário. Mais acidentes ocorrem do que antes devido ao envolvimento ou falta de envolvimento do funcionário problemático.

O trabalho do supervisor é separar as aberrações de um padrão de comportamento, documentar as mudanças de comportamento (regularidade e severidade), identificando assim um funcionário problemático e, em seguida, tomando a ação corretiva necessária ou intervenção precoce.

Um funcionário problemático pode ser ajudado por meio de assistência e aconselhamento e pode voltar a ser o funcionário produtivo normal que costumava ser. A habilidade do supervisor em identificar um funcionário problemático ou padrão de comportamento problemático é extremamente crítica para esse esforço.

Artigos relacionados
  1. Como configurar um 401K para seus funcionários?
  2. Como configurar seu sistema de processamento de folha de pagamento?
  3. Verificações de antecedentes públicos
  4. Como selecionar recursos humanos de tecnologia da informação?
  5. Como criar um manual do funcionário?
  6. Como construir um organograma?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail