Como orientar um funcionário problemático?

Você tem um funcionário problemático
No entanto, quando as infrações se tornam habituais, você tem um funcionário problemático e precisa tomar as medidas adequadas para intervir.

Felizmente para a gerência, funcionários problemáticos não são a norma. Os candidatos sempre farão o possível para serem aceitos para o trabalho e, normalmente, continuarão a fazer um bom trabalho no futuro. Ocasionalmente, no entanto, um funcionário recém-contratado não é o que parecia em uma entrevista. Nesse ponto, a administração precisa se esforçar e tentar trabalhar com o funcionário por meio de comunicação aberta, orientação e continuando a oferecer críticas construtivas.

Passos adequados

Como gerente, às vezes você pode desculpar uma pessoa por lapsos e pequenos delitos. Parte da gestão é entender que as pessoas têm compromissos fora de seu trabalho e ajudam os funcionários a encontrar um equilíbrio entre casa e trabalho para que o produto do trabalho não seja afetado. No entanto, quando as infrações se tornam habituais, você tem um funcionário problemático e precisa tomar as medidas adequadas para intervir.

Funcionários problemáticos não são a norma
Felizmente para a gerência, funcionários problemáticos não são a norma.

Demitir um funcionário por problemas iniciais não é do interesse de ninguém, nomeadamente da sua empresa, uma vez que reabre o processo de contratação e consome mais tempo e o tempo do seu pessoal de recursos humanos. Você pode descobrir que o "funcionário problemático" não é um problema, mas está tendo dificuldade em aprender as informações do novo trabalho e, depois de fornecer alguma orientação, esse mesmo funcionário pode acabar como seu funcionário estrela. O fundamental é oferecer alguma ajuda para que eles possam melhorar, estar muito atento ao seu progresso ou falta e manter documentos precisos.

Aqui estão alguns sinais de que seu funcionário recém-contratado precisa de orientação:

  • O funcionário costuma chegar atrasado. Você pode desculpar os funcionários por chegarem atrasados ocasionalmente. Existem mil e uma razões válidas para chegar atrasado ao trabalho, mas atrasos habituais não devem ser tolerados como um hábito diário, especialmente para novos funcionários. Atraso contínuo é um sinal de falta de profissionalismo. Se você tiver que relatar exatamente às 9h, o funcionário deve chegar às 9h para que os negócios possam começar exatamente às 9h. Tempo perdido é dinheiro perdido para a empresa. Se o funcionário mostrar sinais de melhoria, você pode simplesmente deixar passar, mas enfatizar a importância da oportunidade. Se o funcionário nem tenta chegar na hora certa, você precisa conversar com ele e descobrir por que isso está acontecendo com tanta frequência. Pode ser tão simples quanto o funcionário ter problemas de transporte e o funcionário terá o problema resolvido em um futuro próximo. É importante entender por que o funcionário está atrasado. Seja proativo para superar essa dificuldade se achar que tem um funcionário com potencial. É claro que, depois de falar / orientar o funcionário, você ainda está percebendo atrasos, terá de repreendê-lo e dizer-lhe que mais infrações podem custar seu emprego.
  • O funcionário tem uma atitude negativa. Atitudes negativas podem ser contagiosas e podem afetar ainda mais sua equipe. Um funcionário negativo tende a criticar inúmeras pessoas e eventos da empresa. Esta é uma área difícil de ser mentor, pois normalmente não é uma única ofensa, mas sim um traço de personalidade. Essa é uma situação em que, como gestor, você precisará estar atento para que o funcionário não tenha a oportunidade de afetar a equipe como um todo. A parte mais importante de orientar uma atitude negativa é manter registros factuais e não boatos; na maioria das vezes, as informações são encontradas por meio de fofocas e o gerente deve estar atento para não usar fofocas como fatos para orientar um funcionário.
  • O funcionário é muito agressivo. Normalmente, esses funcionários não são novos, mas estão há muito tempo na empresa e também não são promovidos devido a problemas de atitude. Eles se saem bem em seu próprio trabalho, mas não podem trabalhar bem com os outros. Eles usam sua antiguidade como desculpa para agir como chefes. Às vezes, eles até se sentem superiores a seu chefe e pensam que podem fazer o que quiserem e ir embora sem mácula. É nesse momento que a gerência normalmente intervém para ajudar. Esse tipo de funcionário vai precisar de várias sessões de mentoria antes de perceber que sua agressividade está causando um estresse desnecessário aos outros funcionários. Ao ser mentor, seja capaz de fornecer exemplos específicos Muitas vezes você, ou alguém em uma posição paralela ou superior a você, testemunhou em primeira mão essa agressividade.

Tente ser diplomático, mas firme, ao lidar com os funcionários. Eles precisam entender que você está em uma função de supervisão, respeitando você nessa função. Por outro lado, você também deve exercitar suas habilidades pessoais e lembrar que você já esteve no lugar deles e pode ter tido problemas semelhantes. Às vezes, basta sentir que alguém está disposto a dedicar um tempo para ser seu mentor sincero.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail