Como compreender a análise da cadeia de valor?

A análise da cadeia de valor é mais útil quando os custos para as atividades de produção do produto
A análise da cadeia de valor é mais útil quando os custos para as atividades de produção do produto são menores.

A análise da cadeia de valor é um procedimento ou estratégia de gestão empresarial. Este conceito foi introduzido pela primeira vez por Michael Porter em 1985. A explicação por trás da análise da cadeia é que o produto final deve ter um valor mais alto do que os custos das atividades que são realizadas em toda a cadeia de valor. A cadeia de valor é composta pelas diferentes atividades pelas quais um produto passa. Isso vai desde o planejamento à produção e ao atendimento aos clientes.

A cadeia de valor é composta pelas diferentes atividades pelas quais um produto passa
A cadeia de valor é composta pelas diferentes atividades pelas quais um produto passa.

Aqui estão mais informações sobre a análise da cadeia de valor:

  1. Cadeia de valor genérica. A cadeia de valor genérica é composta por cinco atividades distintas que contribuirão para o aumento da margem de lucro do produto. Este é o modelo que é usado hoje. As etapas da cadeia de valor consistem em logística de entrada, operações, logística de saída, marketing e vendas e serviços. Todas as atividades contribuem no resultado do produto. Isso agrega valor ao negócio da empresa.
  2. Logística de entrada. A logística de entrada é o ato de comprar as matérias-primas e fabricá-las. Isso inclui diversos fatores, como transporte, manuseio das matérias-primas, armazenamento dos materiais em depósitos, comunicações, testes e sistemas de informação. Esta é a primeira etapa da cadeia do setor.
  3. Operações. Isso é conhecido como o processo de criação e fabricação de produtos a partir das matérias-primas. Nesta etapa, já existe um produto acabado disponível. Nos serviços de operações, alguns dos conceitos são o processamento de materiais por meio de ferramentas e máquinas, a embalagem do produto final, a manutenção, o teste do produto e a construção do projeto e operação.
  4. Logística de saída. A logística de saída é o armazenamento dos produtos finais e a distribuição para diferentes varejistas. Isso inclui os sistemas de transporte, manuseio, embalagem, comunicação e informação. Nesta etapa, o produto já foi testado para uso. O produto final é então entregue em diferentes áreas para que os consumidores possam ter acesso a elas.
  5. Marketing e vendas. O marketing e as vendas consistem em estudar e analisar o comportamento do consumidor para atender às suas necessidades. Diferentes ferramentas são utilizadas nesta cadeia de marketing. Alguns exemplos de ferramentas que são utilizadas em marketing são diferentes tipos de mídia, anúncios de áudio e vídeo, comunicações e sistemas de informação.
  6. Serviço. A tecnologia de serviço se refere ao teste e às comunicações. Isso inclui o atendimento ao cliente quando os produtos já estão no mercado. A gestão do produto também se baseia na resposta dos consumidores à qualidade e ao preço do item.
  7. Estratégia. A estratégia da análise da cadeia de valor é fazer produtos de qualidade da maneira mais eficiente e com custos limitados. Se a empresa tiver sucesso nisso, será capaz de ter uma vantagem competitiva sobre a concorrência.

Lucro de margem

Essas são as etapas que compõem a análise da cadeia de valor. A análise da cadeia de valor é mais útil quando os custos para as atividades de produção do produto são menores. É isso que dá à empresa mais margem de lucro.

Artigos relacionados
  1. Como proteger a privacidade do cliente?
  2. Como escolher os serviços financeiros corretos?
  3. Como encontrar ferramentas de planejamento de sucessão?
  4. Como escrever uma declaração de missão da empresa?
  5. Como fazer um planejamento estratégico de negócios?
  6. Como compreender as estratégias de gerenciamento da demanda?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail