Como identificar e tratar vermes felinos?

O que você verá se o seu gato estiver infectado com tênias são coisas brancas semelhantes a vermes
O que você verá se o seu gato estiver infectado com tênias são coisas brancas semelhantes a vermes se movendo pelo reto do seu gato.

Se você tem um gatinho novo ou vê algo estranho na matéria fecal dele, você pode estar se perguntando sobre vermes. Os vermes são organismos parasitas que muitos gatos adquirem. Os dois tipos mais comuns de vermes são tênias e lombrigas, e os sintomas dos vermes em gatos geralmente é ver segmentos de tênia no material fecal.

Se o seu gato estiver infectado com vermes
Se o seu gato estiver infectado com vermes, você provavelmente terá que dar a eles um comprimido para matar a infestação.

O primeiro passo que você deve tomar é identificar o tipo de vermes que seu gato possui.

  1. As tênias são vermes longos e achatados compostos de vários segmentos. O que você verá se o seu gato estiver infectado com tênias são coisas brancas semelhantes a vermes se movendo pelo reto do seu gato. Esses são segmentos vivos da tênia que se separaram do parasita adulto. Quando esses segmentos estão mortos, eles se parecem com grãos de arroz crus ou sementes de gergelim. Você pode encontrá-los onde seu gato dorme.

    Existem dois tipos diferentes de vermes; cada tipo infecta gatos de maneira diferente. Dipylidium caninum infecta gatos quando eles engolem uma pulga infectada com o parasita. Taenia taeniaformia infecta gatos quando eles ingerem um roedor que foi infectado com esse tipo de tênia.

    A melhor maneira de prevenir o Dipylidium caninum é manter o seu gato o mais livre de pulgas possível. Cuide do seu gato com frequência para ficar ciente de uma infestação por pulgas. Mantenha seu gato dentro de casa, se puder, para evitar uma infestação por pulgas. Produtos como Frontline e Advantage for Cats são ótimos na prevenção de infestações por pulgas. E sem pulgas, você, seu gato e sua família serão muito mais felizes. O lado positivo é que os humanos geralmente não são infectados com as tênias de seus gatos - os humanos também precisam engolir uma pulga infectada para serem infectados. Os sintomas em humanos e animais de estimação são semelhantes - vendo segmentos de tênia em material fecal.

    Para prevenir Taenia taeniaformia, mantenha seu gato dentro de casa para que ele não possa brincar e ingerir roedores silvestres.

    O tratamento das tênias é bastante fácil. Uma medicação oral ou uma injeção geralmente é tudo o que você precisa para matar os vermes e tirá-los do trato intestinal do seu gato.

  2. As lombrigas são o tipo mais comum de infecção parasitária. Esses vermes têm de 2 a 10 centímetros de comprimento, finos com pontas afiladas (pense no espaguete). Os gatos podem realmente vomitar esses vermes ou eliminá-los inteiros nas fezes. Como as tênias, existem dois tipos diferentes de lombrigas e duas rotas de infecção diferentes. Toxascaris leonina são transferidos por meio de fezes para outros gatos e roedores. O outro tipo de lombriga, o Toxocara cati, é passado das mães para os filhotes por meio do leite que a mãe produz. Supõe-se que a maioria dos gatinhos está infectada com lombrigas. Os sintomas incluem barriga nos gatinhos, vômito, diarreia e possivelmente letargia.

    As lombrigas podem ser transferidas para os humanos por meio de matéria fecal e, se as lombrigas estiverem no solo em que seu gato defecou (use luvas ao fazer jardinagem). Lombrigas em humanos causam uma infecção chamada larva migrans visceral. Lombrigas transferidas por animais de estimação geralmente não vão para o intestino, mas para outros tecidos, como o coração e os pulmões. Um tipo comum de lombrigas são vermes; vermes podem ser prevenidos evitando os mosquitos. É muito importante prevenir vermes em gatos, uma vez que não existe um tratamento eficaz para vermes felinos.

    Infestações leves de vermes humanos geralmente não apresentam sintomas. Em infestações humanas mais pesadas, os sintomas podem ser febre, irritabilidade, dor abdominal, lesões cutâneas com coceira semelhantes a urticária, tosse, falta de ar, respiração ofegante e, se os olhos estiverem infectados, perda de visão.

    O tratamento para lombrigas também é bastante fácil. Uma pílula normalmente funciona para cuidar de lombrigas. Muitos veterinários recomendam desparasitar os gatinhos a cada duas semanas, quer você veja minhocas ou não, só para garantir.

    Para prevenir a infecção de lombrigas quando o seu gato for mais velho, não os deixe caçar pássaros e roedores. Isole o seu gato de gatinhos e vadios para prevenir a reinfecção. Considere manter seu gato dentro de casa para impedi-lo de caçar e comer roedores e pássaros sem que você perceba.

    Esses são os tipos mais comuns de vermes em gatos.

Se o seu gato estiver infectado com vermes, você provavelmente terá que dar a eles um comprimido para matar a infestação. A melhor maneira de aprender como dar uma pílula ao seu gato é pedindo ao seu veterinário ou um técnico veterinário para mostrar a você. Mas a seguir estão algumas dicas sobre como dar uma pílula ao seu gato.

  1. Incline a cabeça do gato para trás e, usando o dedo indicador da outra mão, abra a mandíbula inferior e coloque o comprimido o mais atrás possível na boca.
  2. Segure a cabeça do seu gato em uma posição normal e acaricie a garganta até que o comprimido seja engolido.
  3. Esguichar alguns milímetros de água na boca do seu gato usando uma seringa de plástico pode ajudá-lo a engolir a pílula.
  4. Você pode tentar esconder um comprimido na comida favorita do seu gato, mas a maioria dos gatos comerá em torno do comprimido e depois o cuspirá de volta.
  5. Ao dar uma pílula ao seu gato, seja rápido e dê a ele muito amor (se ele aceitar) depois.
Artigos relacionados
  1. Os 5 principais benefícios da cannabis para gatos
  2. Como brincar com um gatinho?
  3. Como lidar com uma infestação de carrapatos?
  4. Como fazer decoração de interiores para proprietários de gatos?
  5. Como preparar um gato?
  6. Como fazer sua caixa de areia para animais de estimação?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail