Como preparar um gato?

Como seu gato tem cabelo relativamente curto
Como seu gato tem cabelo relativamente curto, sua principal ferramenta de escovação pode ser uma escova de borracha (o tipo usado para gatinhos e cachorros).

Você gostaria de tomar banho usando a língua diariamente? Eu acho que não. Mas é exatamente isso que os gatos fazem. Você também nunca os ouvirá reclamando - ou, se ouvir, provavelmente não reconhecerá a reclamação.

Práticas de aliciamento

Inicialmente apenas sujeite seu gato a alguns minutos
Quando você começar a usar uma escova, inicialmente apenas sujeite seu gato a alguns minutos.

Não, os gatos geralmente são muito estóicos em relação às suas práticas de higiene, silenciosamente fazendo o máximo que podem para se manterem arrumados. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, os gatos não podem se preparar inteiramente por conta própria. Temos que prepará-los para que os gatos sejam o mais limpos e felizes possível. E todos nós sabemos o quanto é importante que nossos gatos sejam felizes (eles não são estoicos com relação a muitas coisas).

  1. Escovar seu gato. O cabelo de gato vem em comprimentos diferentes...
    • Para gatos de pêlo curto. Como seu gato tem cabelo relativamente curto, sua principal ferramenta de escovação pode ser uma escova de borracha (o tipo usado para gatinhos e cachorros). No entanto, você pode usar um pente de metal antes de aplicar o pincel de borracha. Em vez de uma de borracha, você também pode tentar uma escova de cerdas. Não escove com muita força, tendo especial cuidado nas áreas sensíveis ao redor da barriga e do peito. Tente escovar seu gato toda semana.
    • Para gatos de pêlo comprido. Gatos de pêlo comprido ficarão desconfortáveis se você escová-los da mesma forma que faria com seus irmãos de pêlo curto. Como o cabelo deles é mais longo, você deve escovar em movimentos mais verticais, levantando ao invés de paralelamente ao alongamento do corpo. Use uma escova de cerdas ou uma escova de borracha ao pentear e levantar.

      Escove o seu gato de pêlo comprido dia sim, dia não ou mesmo diariamente.

    Seu gato pode gostar de sessões de aliciamento ligeiramente mais frequentes quando a temporada de queda de folhas começa. Os pentes para pulgas são uma ideia decente para qualquer gato que se aventura ao ar livre (mas especialmente para gatos de pêlo longo).

  2. Aparar as unhas. Aparar as unhas de um gato causa ansiedade na maioria dos donos de gatos. Pense em como o gato deve se sentir! Com toda a tensão possível no ar, é melhor que você e o gato progridam lentamente, primeiro apenas com um pouco de manuseio do pé e dos dedos dos pés individualmente. Se você fizer isso algumas vezes antes de tentar aparar as unhas (e se recompensar a cooperação do seu gato com guloseimas), ele ficará mais relaxado quando o corte ocorrer.
    • Compre um cortador de unhas em sua loja de animais. Quanto mais afiada for a lâmina, mais fácil será o corte.
    • Segure o gato com o braço que não corta. Pode ser útil ter outra pessoa segurando seu gato para você.
    • Com a mão livre segurando o aparador e o braço que não o corta ao redor do corpo do gato, segure uma pata com a mão que não o corta e pressione a parte superior e inferior da pata. Isso fará com que as garras se estendam.
    • Provavelmente, as garras do seu gato são leves, o que significa que você será capaz de ver o "rápido" rosa (uma veia que se estende até a garra). Corte as unhas em uma sala bem iluminada para que você possa ver o que é rápido e evite cortá-lo; faça seu corte antes de chegar ao sabugo para evitar desconforto e sangramento.
    • Tenha cuidado ao se posicionar para a sessão de aparagem. Essas garras podem cortar!

    Algumas pessoas cortam as unhas de seus gatos todas as semanas ou a cada duas semanas. Se as garras do seu gato estalam no chão enquanto ele anda, mas ele não está acostumado a aparar e você tem medo de aparar as unhas, marque uma consulta com um veterinário.

  3. Lavar seu gato. A maioria dos gatos raramente precisa de qualquer banho além do que eles fazem a si mesmos. No entanto, às vezes o seu gato de interior ou exterior pode entrar em alguma lama espessa, ter uma substância pegajosa presa no cabelo ou desenvolver um problema de pulga. Para ajudar o seu gato a recuperar a sua limpeza e dignidade nestas circunstâncias, é necessário um banho.
    • Compre um shampoo suave em sua loja de animais.
    • Certifique-se de ter um chuveiro ou tapete de banho de borracha para que o felino desnorteado não escorregue na banheira ou na pia.
    • As banheiras são uma aposta mais segura do que as pias, se você tiver acesso a uma.
    • Encha a banheira ou pia com cerca de 10 centímetros de água na temperatura corporal.
    • Molhe o gato derramando água suavemente sobre ele ou borrifando com um pulverizador silencioso. Não espere que seu amigo felino se mova sob qualquer fluxo de água ou se mova em resposta ao seu aceno. Você tem que levar a água para o gato!
    • Aplique um pouco de xampu na pele e enxágue completamente a espuma do casaco.
    • Seque bem com uma toalha depois.

    Ao dar banho em seu gato, não borrife ou derrame água em seus olhos, nariz ou orelhas. Lembre-se de escovar bem antes do banho. Você pode obter o apoio de um amigo de confiança enquanto dá banho em seu gato.

  4. Comece bem jovem. Quanto mais cedo você começar a escovar seu gato, mais receptivo seu amigo peludo será.
  5. Comece modestamente. Trabalhe gradualmente até uma sessão de preparação completa; não tente escovar, dar banho e aparar logo de cara. Com qualquer gato, resistente ou não, é melhor começar acostumando seu gato a ser tocado nas costas, pés, estômago e cabeça antes de usar uma escova. Quando você começar a usar um pincel, sujeite seu gato a apenas alguns minutos no início. Gradualmente, escove com mais cuidado e, finalmente, combine a escovação com um banho muito ocasional depois.

Finalmente, sessão de higiene

Seu gato vai agradecer pelo carinho que você oferece. Você pode até ver uma melhor disposição se o seu gato estiver ficando um pouco sombrio ou descontente. O importante é estar preparado para que demore um pouco mais do que o esperado. Demonstre paciência em vez de frustração; a frustração faz com que seu gato fique mais inquieto e ainda mais difícil de cuidar. Seu animal de estimação dedicado vê cada interação como uma oportunidade de expressar o profundo vínculo que você compartilha; contanto que você mantenha isso em mente e mostre seu amor, a sessão de preparação será benéfica para vocês dois!

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail