Como preparar um gato de pêlo comprido?

Uma corda (um dispositivo em forma de laço para segurar o gato no lugar)
Uma mesa de arrumação vem com um braço e uma corda (um dispositivo em forma de laço para segurar o gato no lugar).

Com o mínimo de estresse possível

Cuidar do seu gato pode ser uma tarefa árdua, para dizer o mínimo. Cuidar de um gato de pêlo comprido pode ser uma experiência quase arrepiante. Esteja preparado para pêlos no nariz, nos olhos, e você pode até acabar com um pouco no trato digestivo. Direi que, quando você terminar e seu gato se acalmar por ter sido violado, vocês dois ficarão felizes por terem se dado ao trabalho de fazer com que sua bola de pêlo de quatro patas se sinta melhor.

  1. Adquira seus produtos e ferramentas de higiene. Para cuidar de um gato de pêlo comprido, você vai precisar de uma escova impermeável, um pente de dentes largos e finos, um cortador de unhas do tamanho de um gato, uma tesoura pequena de ponta romba, xampu e condicionador. Você pode obter todos esses suprimentos em sua loja de animais local por menos de 22€. Eu sugiro o uso de xampus e condicionadores totalmente naturais por causa do benefício para a saúde do seu gato, mas você pode escolher qualquer coisa com que se sinta confortável. Apenas certifique-se de que os produtos são feitos especificamente para o seu felino, porque shampoos e condicionadores humanos podem ser muito duros em sua pele.
  2. Prepare sua área de higiene. Sugiro uma mesa de arrumação porque torna o processo muito mais fácil. Uma mesa de arrumação vem com um braço e um laço (um dispositivo em forma de laço para segurar o gato no lugar). Certifique-se, se estiver usando este método, de não deixar seu gato sozinho. Os gatos tendem a pular da mesa se acharem que podem escapar, então é melhor colocar o laço em volta do pescoço com uma das patas dianteiras passando por ele. Isso diminuirá a chance de você pendurar seu precioso monstrinho de pele. Uma mesa regular ao nível abdominal funcionará perfeitamente se você decidir não ir com a mesa de aliciamento. Depende totalmente de você; Eu apenas sugiro a mesa de arrumação porque torna a tarefa mais fácil. Defina todas as ferramentas desde o primeiro passo.
  3. Corte as unhas. Eu não posso enfatizar o suficiente para que você precise aparar as unhas do seu gato antes de fazer qualquer outra etapa. Isso é para salvá-lo de quaisquer ferimentos relacionados a arranhões. Lembre-se de que a maioria dos gatos morderá, arranhará e cavará para longe de você. Pelo menos se você tem as garras cuidadas, você só precisa se preocupar com as mordidas.
  4. Escove todo o pêlo. Para esta etapa, você deve começar com a escova lisa e escovar o casaco em seções. Em seguida, passe para o pente de dentes largos e penteie da mesma maneira que a escova. Faça o acompanhamento com o pente fino. Se em qualquer ponto do processo você não conseguir passar pelo pelo, você deve voltar para a ferramenta anterior. Por exemplo, se o pente fica preso ao usar o pente fino, volte para o dente largo e penteie essa área novamente. A escova lisa deve funcionar para romper quaisquer esteiras, mas se você achar que não, você pode querer comprar um descascador. Certifique-se de que nenhum emaranhado ou emaranhado tenha ficado no casaco antes de prosseguir para a próxima etapa. Os tapetes e emaranhados pioram quando molhados e quaisquer tapetes com os quais você teve problemas antes do banho ficarão impossíveis depois.
  5. Dê banho no gatinho. Ao se deslocar para a área de banho certifique-se de trazer seu shampoo, condicionador, três panos e uma toalha. Gosto de dar alguns passos durante o banho. A taxa de sucesso de dar banho em um gato de pêlo comprido depende da rapidez com que você o faz. Os gatos têm um período de atenção curto e ficam irritados com muita facilidade; portanto, quanto mais passos você fizer de uma vez, melhor.
    • Molhe o gato completamente e certifique-se de que o pêlo flutue. Este processo faz com que a água penetre profundamente no subpêlo. Eu sugiro pegar uma mangueira de spray para pia e colocá-la perto da pele se o seu gato de pêlo comprido não tolerar ser colocado na água. Pode não funcionar tão bem quanto flutuar no casaco, mas se causar menos estresse, é melhor.
    • Limpe muito bem os olhos, ouvidos e área retal. Tenha cuidado para não entrar água diretamente em nenhuma dessas áreas. É para isso que servem os panos. Para evitar contaminação, use um pano diferente para cada área. O shampoo de bebê sem lágrimas funciona bem para limpar ao redor dos olhos.
    • Lave seu gato com xampu, enxaguando bem e depois passe condicionador. Se você sentir que seu gato aguenta alguns minutos a mais, deixe o condicionador penetrar no pelo; caso contrário, enxágue o condicionador imediatamente.
    Sugiro uma mesa de arrumação porque torna o processo muito mais fácil
    Sugiro uma mesa de arrumação porque torna o processo muito mais fácil.
  6. Enrole uma toalha em volta do seu gato. Não esfregue o casaco - isso causará novos tapetes. Apenas enrole a toalha em volta do seu gato e segure-o por alguns minutos até que um pouco da água seja absorvida pela toalha. Você pode querer trocar a toalha algumas vezes para uma secagem ideal. Esta etapa reduzirá o tempo de secagem pela metade.
  7. Seque seu gato. Embora algumas pessoas possam dizer que deixar seu gato secar ao ar é aceitável, eu não concordo. Seu gato precisa ser seco para evitar que a sujeira grude no pelo enquanto ele está deitado ou usando a caixa sanitária. Além disso, os tapetes podem se formar em um casaco úmido muito mais facilmente do que em um limpo e seco, então sugiro que esta etapa não seja ignorada.

    Para secar seu gato, você pode precisar de uma caixa. Você pode usar o secador de cabelo na configuração de temperatura mais baixa e NUNCA deixe seu gato sem vigilância. O superaquecimento pode acontecer muito facilmente e você simplesmente não quer correr esse risco. Seque o casaco em seções e afofe com a escova lisa até que esteja completamente seco. Certifique-se de que a secadora não fique no mesmo lugar por muito tempo; você não quer queimar a pele de Fluffy!

  8. Apare os pés. Isso é opcional, mas você pode querer aparar levemente o cabelo solto ao redor dos pés. Esta etapa tornará a caixa sanitária muito mais agradável para você e seu gatinho. Quanto menos pelos para apanhar a ninhada, melhor .
  9. Escove os dentes. Se você se sentir corajoso o suficiente para escovar os dentes, vá em frente. A maneira mais bem-sucedida de escovar os dentes de um gato é com gaze médica e creme dental especialmente formulado para gatos.

    Você enrola a gaze em volta do dedo indicador e, em seguida, coloca a pasta de dente na gaze e o dedo na boca do gato. Mais uma vez, enfatizo que isso é para bravos proprietários de animais de estimação. Outra boa maneira de otimizar a saúde bucal em felinos é administrando tratamentos de limpeza dos dentes e fazendo tratamentos veterinários regulares. Depende de você se gostaria de experimentar ou não.

Artigos relacionados
  1. Como ajudar seu animal de estimação a lidar com a perda de outro animal de estimação?
  2. Como identificar e tratar a asma felina?
  3. Como identificar e tratar a doença inflamatória intestinal felina?
  4. Como identificar e tratar cinomose felina?
  5. Como identificar e tratar a peritonite infecciosa felina?
  6. Como identificar e tratar a leucemia felina?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail