Como identificar e tratar a peritonite infecciosa felina?

A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma doença em gatos causada por uma infecção por um coronavírus
A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma doença em gatos causada por uma infecção por um coronavírus.

A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma doença em gatos causada por uma infecção por um coronavírus. Ele ataca os glóbulos brancos, onde o vírus cresce e sofre mutações, usando as células para se transportar pelo resto do corpo do gato. A PIF causa inflamação grave no local da infecção e pode levar a uma variedade de sintomas. Aqui está o que você precisa saber sobre a peritonite infecciosa felina.

  1. Gatinhos e gatos com mais de 14 anos de idade são mais suscetíveis à peritonite infecciosa felina, pois seu sistema imunológico é mais frágil.
  2. O coronavírus que causa a PIF pode se espalhar pela saliva ou pelas fezes de um gato. Os gatos são infectados com o vírus por meio do contato direto com um gato infectado, inalando o vírus ou recolhendo-o de uma superfície contaminada, como móveis, brinquedos, pratos de comida ou carpetes. O vírus não é transmitido da mãe para os filhotes, nem pode ser transmitido pelo leite materno.
  3. Se você tiver um gato infectado com PIF e também tiver outros gatos em sua casa, as chances de a doença se espalhar são muito altas. O vírus pode ser eliminado nas superfícies domésticas com a maioria dos produtos de limpeza ou detergentes comerciais ou com alvejante.
  4. Os sintomas iniciais da peritonite infecciosa felina incluem espirros, olhos lacrimejantes e dificuldades respiratórias leves. Freqüentemente, ocorre uma infecção intestinal leve, causando diarreia. A maioria dos gatos que contraem a doença se recupera rapidamente, mas permanecem portadores do vírus. Para alguns gatos, no entanto, a PIF se transforma em uma doença fatal, e isso pode ocorrer semanas após a infecção inicial ou mesmo anos depois.
  5. Conforme a doença progride, outros sintomas incluem perda de cabelo e peso, perda de apetite, problemas digestivos, depressão e febre alta. Isso leva ao acúmulo excessivo de líquido no abdômen ou no peito, dificultando a respiração do gato.
    A peritonite infecciosa felina afeta gravemente apenas uma pequena porcentagem de gatos que são infectados
    Dicas rápidas: A peritonite infecciosa felina afeta gravemente apenas uma pequena porcentagem de gatos que são infectados.
  6. Os sinais de peritonite infecciosa felina grave incluem insuficiência hepática e renal, problemas neurológicos como desorientação e paralisia, diabetes, vômitos e infecções oculares que podem levar à cegueira. Cada gato apresentará sintomas diferentes, dependendo da gravidade da infecção e do vírus específico que contraíram.
  7. A FIP é uma doença incurável. Embora não haja tratamento conhecido para essa condição, os veterinários podem prescrever medicamentos e terapias para aliviar alguns dos sintomas e melhorar a qualidade de vida do gato.
  8. A expectativa de vida de um gato com diagnóstico de peritonite infecciosa felina varia de meros dias a cerca de oito meses. A doença não se espalha para outros animais ou humanos, mas é facilmente transmitida de gato para gato.
Artigos relacionados
  1. Como identificar e tratar a doença inflamatória intestinal felina?
  2. Como identificar e tratar a leucemia felina?
  3. Como saber se seu gato tem vermes?
  4. Como manter as pulgas longe dos gatos?
  5. Como saber se seu gato tem problemas de tireoide?
  6. Como fazer guloseimas de fígado para gatos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail