Como identificar e tratar cinomose felina?

A panleucopenia felina é uma doença viral
A panleucopenia felina é uma doença viral e o vírus causador é liberado na maioria das secreções e excreções dos gatos.

Cinomose felina, ou panleucopenia, é uma doença grave observada com mais frequência em gatinhos com menos de cinco meses de idade. A doença costuma ser fatal em gatinhos, embora gatos mais velhos tenham uma chance melhor de sobreviver.

  1. A panleucopenia felina é uma doença viral e o vírus causador é liberado na maioria das secreções e excreções dos gatos. Pode até ser transmitido por uma gata para seus gatinhos no útero. Na maioria das vezes, é transmitido por pulgas. O vírus é resistente e pode durar anos. A maioria dos anti-sépticos e desinfetantes não tem efeito sobre ele. O vírus pode ser morto por pelo menos uma imersão de 10 minutos em água sanitária.
  2. O primeiro sintoma da panleucopenia é geralmente uma febre alta repentina. Cerca de 48 horas após o aparecimento da febre, o gato não come e começa a vomitar com frequência. Seguem-se depressão, diarreia e desidratação. Pode ocorrer hemorragia intestinal à medida que a doença progride.
  3. Os veterinários costumam diagnosticar a panleucopenia empiricamente. Eles observam os sintomas do gato, encontram uma contagem baixa de glóbulos brancos (daí o nome "leucopenia") e fazem o diagnóstico. Kits de teste estão disponíveis, mas os veterinários geralmente são capazes de diagnosticar com precisão a doença sem eles.
  4. Não há cura para o vírus que causa a panleucopenia felina, mas os cuidados de suporte, incluindo antibióticos intravenosos e fluidos, podem ser eficazes. O objetivo é evitar que infecções secundárias se instalem e manter o animal hidratado para que ele possa lutar contra a infecção. A recuperação pode demorar várias semanas, à medida que o gato recupera o peso e a força perdidos.
    As vacinas de vírus mortos são boas para gatinhos muito pequenos
    As vacinas de vírus mortos são boas para gatinhos muito pequenos e gatas grávidas ou lactantes.
  5. Obviamente, o atendimento imediato por um veterinário é crucial para ajudar um gato a sobreviver a esta doença. Os animais de estimação devem ser levados ao veterinário ao primeiro sinal de doença, uma vez que o cuidado de suporte precoce é fundamental.
  6. A boa notícia em tudo isso é que a cinomose é totalmente evitável. Vacinas seguras e eficazes estão disponíveis para a doença e qualquer veterinário pode administrá-las. As vacinas de escolha são vírus mortos ou vírus enfraquecidos. As vacinas de vírus mortos são boas para gatinhos muito pequenos e gatas grávidas ou lactantes. Eles não são tão eficazes tão rapidamente, mas também não representam riscos para os gatinhos fetais ou para os recém-nascidos.
  7. As vacinas contra vírus enfraquecidos são eficazes mais rapidamente, mas devem ser usadas com mais cautela. Eles geralmente são usados para gatinhos mais velhos ou para fêmeas adultas que logo poderão ser reproduzidas. Uma vacina de vírus enfraquecida pode deixar um pequeno gatinho gravemente doente e pode causar o aborto em uma gata grávida.

Manter uma casa limpa e certificar-se de que seu gato está atualizado com todas as vacinas é sempre a melhor maneira de prevenir doenças felinas.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail