Como ajudar seu animal de estimação a lidar com a perda de outro animal de estimação?

Este é o passo mais importante que você pode dar para ajudar seu animal de estimação a lidar com a morte
Este é o passo mais importante que você pode dar para ajudar seu animal de estimação a lidar com a morte de outro animal de estimação.

Lidar com a morte de um animal de estimação é muito difícil para todos nós, exigindo longas sessões de luto, sentimentos de vazio e não apenas algumas lágrimas. Mas muitas vezes esquecemos que a luta também é difícil para um animal de estimação sobrevivente que perdeu um companheiro. Mesmo que seus animais de estimação não pareçam incrivelmente próximos, eles sem dúvida formaram um vínculo mais forte do que era visivelmente óbvio. Muito provavelmente você pode ver sinais de luto e tristeza no comportamento de seu animal de estimação. Devemos aos nossos animais de estimação todo o apoio e amor que podemos oferecer em seus momentos de necessidade; eles não estiveram lá para nos apoiar e nos amar?

  1. Mostre o corpo do animal de estimação morto ao seu animal de estimação sobrevivente, quando possível. Permitir que seu animal de estimação sobrevivente tenha esta oportunidade pode aliviar sua ansiedade potencial e tornar o período de luto mais suave.
  2. Como você pode saber se seu animal de estimação está de luto?
    • Você pode notar uma perda de apetite e entusiasmo por comida e água.
    • Alguns animais de estimação podem vagar pela casa sem descanso.
    • Animais de estimação enlutados podem apresentar falta de energia e passar mais tempo sozinhos.
    • Freqüentemente, os donos de animais notam um aumento nas vocalizações que costumam soar desesperadas ou tristes, como em um gemido ou uivo.
  3. Regue seu luto com atenção amorosa. Agora, mais do que nunca, ele precisa se sentir amado por você. Este é o passo mais importante que você pode dar para ajudar seu animal de estimação a lidar com a morte de outro animal de estimação. Passe mais tempo com seu animal de estimação. Se o amigo peludo estiver sozinho, sente-se com ele e acaricie-o ou traga-o para onde você estava e incentive-o a ficar.
    Mostre o corpo do animal de estimação morto ao seu animal de estimação sobrevivente
    Mostre o corpo do animal de estimação morto ao seu animal de estimação sobrevivente, quando possível.
  4. Animais de estimação leem e frequentemente adotam seu humor. É verdade - quando você está triste, seu animal de estimação sabe disso e sua tristeza pode afetar seu humor. Isso não significa que você tente contornar seu próprio processo natural de luto. Afinal, o luto faz parte da cura. Mas quando você conversar com seu animal de estimação sobrevivente, seja o mais alegre e alegre possível. Você é tão importante para a vida do seu animal de estimação que esse gesto por si só pode trazer conforto para o coração do seu animal.
  5. Você deve alterar a rotina do seu animal de estimação? Você pode se sentir tentado a fazê-lo, especialmente se seu animal de estimação está comendo menos e parece infelizmente não enérgico. Mas tente não sacudir sua rotina muito drasticamente neste momento, porque a rotina normal já não é o que costumava ser. Você ainda deve oferecer comida e água nos mesmos horários e no mesmo lugar de antes. Você também deve estar disponível para seu animal de estimação aproximadamente nos mesmos momentos em que se tornou habitual para ele.

    No entanto, existem algumas maneiras úteis de alterar a rotina do seu animal. Pense nas atividades que tradicionalmente seu animal de estimação gosta muito - talvez passear ou brincar com um brinquedo de rato - e faça um esforço para entretê-lo com essas atividades diariamente. Se já faziam parte do dia a dia do seu animal de estimação, dê ao seu acompanhante um pouco mais dessas atividades. Afinal, um animal de estimação se recupera de maneiras semelhantes às de uma pessoa; quando o estresse está pesando muito em nossas mentes, às vezes não encontramos alívio na corrida, no trabalho no jardim ou talvez até nos videogames?

  6. Você deve pegar outro animal de estimação para substituir o outro? Por algumas das mesmas razões articuladas antes, esta provavelmente não é a melhor maneira de confortar seu animal de estimação em luto após a perda de outro animal de estimação. Lembre-se da regra sobre a rotina neste momento emocionalmente turbulento. Apresentar um novo companheiro neste ponto pode deixar seu velho animal de estimação totalmente confuso e agitado.

    Mas, além disso, a decisão de dar as boas-vindas a um novo animal de estimação deve ser tomada no tipo de estado sóbrio e lúcido que provavelmente não é possível imediatamente após a morte de um animal de estimação. Não seria justo que o novo animal de estimação fosse tratado como um substituto e poderia causar dor de cabeça de sua parte quando ficar claro que não há como substituir um animal que partiu. Animais de estimação, novos e antigos, detectarão essa decepção e não saberão como entendê-la.

O melhor remédio para a recuperação do seu animal de estimação é a sua atenção amorosa. Forneça amor, estabilidade e recreação para seu animal de estimação enquanto ele naturalmente sofre por seu companheiro perdido, e você descobrirá que, com a mesma naturalidade, ele sairá feliz dessa dor ao seu lado.

Artigos relacionados
  1. Como identificar e tratar a asma felina?
  2. Como identificar e tratar cinomose felina?
  3. Como identificar e tratar a leucemia felina?
  4. Como identificar e tratar o hipertireoidismo felino?
  5. Como identificar e tratar a doença inflamatória intestinal felina?
  6. Como manter as pulgas longe dos gatos?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail