Identificando e tratando a anemia felina

A anemia é o resultado de outra doença felina chamada leucemia felina
Em outros casos, a anemia é o resultado de outra doença felina chamada leucemia felina, câncer ou vírus da imunodeficiência felina.

Obtenha as informações de que você precisa para lutar contra a doença dos gatos

Como os humanos, os gatos podem sofrer de anemia e muitas vezes sofrem. A condição, conhecida como anemia felina, é o resultado de uma contagem baixa de glóbulos vermelhos que leva a uma redução do nível de oxigênio em todo o sistema do gato. Freqüentemente, isso é resultado de doença renal, que causa deficiência do hormônio eritropoetina. Quando os níveis de eritropoietina são reduzidos, a medula óssea recebe menos estímulos para produzir os glóbulos vermelhos.

Essa condição também pode ser causada por pulgas ou outros parasitas. Alguns gatos desenvolveram a doença após terem sofrido uma grave perda de sangue, seja por trauma ou por uma causa interna, como uma úlcera hemorrágica ou tumor.

Em outros casos, a anemia é o resultado de outra doença felina chamada leucemia felina, câncer ou vírus da imunodeficiência felina. A pesquisa também mostrou que muitos gatos têm anemia como resultado da ingestão de uma substância tóxica. Essas substâncias podem ser tão benignas quanto uma aspirina ou Tylenol, e é por isso que é fundamental nunca dar nenhum medicamento de venda livre a gatos ou outros animais de estimação. Se você tem um gato doente, a primeira coisa que deve fazer é aprender mais sobre os problemas de saúde do gato para ajudá-lo a identificar a doença. Veja como identificar os sintomas da anemia e encontrar opções de tratamento para a anemia do gato.

Sintomas

Gatos que sofrem de anemia geralmente exibem os seguintes sintomas:

  1. Arritmia cardíaca
  2. Perda de apetite
  3. Perda de peso
  4. Náusea
  5. Letargia
  6. Fraqueza
  7. Suscetibilidade ao frio
  8. Descoloração do nariz, língua e / ou gengivas
  9. Desatenção ao aliciamento
  10. Sangue nas fezes ou urina
Diagnosticando a doença Qualquer gato com esses sintomas deve ser levado a um veterinário imediatamente
Diagnosticando a doença Qualquer gato com esses sintomas deve ser levado a um veterinário imediatamente para um exame físico completo.

Diagnosticando a doença Qualquer gato com esses sintomas deve ser levado imediatamente a um veterinário para um exame físico completo. A única maneira de determinar se um gato está realmente sofrendo de anemia é por meio de um exame de sangue. Normalmente, o veterinário fará um hemograma completo (CBC) no gato para ajudá-lo a diagnosticar problemas de saúde. Isso serve a três propósitos:

  1. Ele indicará quantos eritrócitos estão presentes na corrente sanguínea.
  2. Ele mostrará o nível de glóbulos vermelhos na corrente sanguínea.
  3. Isso indicará os níveis de ferro

Exames adicionais seriam necessários para determinar a causa raiz da anemia, que deve ser tratada para aliviar a condição.

Tratamento A anemia felina geralmente não é tratada especificamente. O veterinário deve primeiro tratar a doença que está causando a anemia. Uma vez que a doença esteja sob controle, exames de sangue repetidos são necessários para determinar se os glóbulos vermelhos estão sendo repostos ou não. Em alguns casos graves, o gato precisará de uma transfusão de sangue mesmo depois que a doença estiver sob controle.

Gatos que sofrem de anemia como resultado de trauma geralmente também precisam de transfusões de sangue. Alguns veterinários recomendam dar a um gato suplementos de ferro, não como uma cura, mas como um preventivo para garantir a produção de glóbulos vermelhos saudáveis. Certos esteróides podem ajudar a estimular o apetite e também existem drogas que parecem estimular a produção de eritropoietina.

Com o diagnóstico e tratamento adequados da doença do gato, seu gato pode se recuperar. Mas os cuidados adequados com a saúde dos gatos afirmam que é importante visitar o veterinário ao primeiro sinal de doença, uma vez que a anemia felina é um sintoma de uma doença ainda mais séria.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail