Como testar os níveis de oxigênio do aquário?

Você precisa testar os níveis de oxigênio do aquário
Para evitar a hipóxia, você precisa testar os níveis de oxigênio do aquário.

Ter um aquário implica não só limpar o tanque regularmente, mas também garantir que a qualidade da água está nos seus níveis ideais. Os níveis de oxigênio em um aquário devem ser testados regularmente ou pode ter consequências mortais para os peixes que vivem no tanque. Se não houver oxigênio suficiente, essa condição é conhecida como hipóxia, que pode levar à morte dos peixes.

Teste os níveis de oxigênio do aquário

Faça o teste semanalmente ou mais se suspeitar que há um problema com a água do tanque
Faça o teste semanalmente ou mais se suspeitar que há um problema com a água do tanque e com o equipamento.

Para evitar a hipóxia, você precisa testar os níveis de oxigênio do aquário. Aqui está o que você precisa fazer.

  1. Determine o tipo de kit de teste necessário. Você deve saber que tipo de água você usa em seu aquário, seja água doce ou salgada. Diferentes kits testam diferentes aspectos da qualidade da água, portanto, você deve especificar se está testando o oxigênio dissolvido.
  2. Compre um kit de teste de nível de oxigênio projetado para aquários. Estes estão disponíveis em lojas de animais, fornecedores de aquários e também varejistas online. Alguns testes podem ter pequenas variações, portanto, leia as instruções do fabricante antes de usar. Por exemplo, a Tetra vende kits de teste de oxigênio por cerca de 7,50€ por um pacote de 30.
  3. Obtenha uma amostra da água do aquário no frasco fornecido. Um kit de teste geralmente vem com reagentes diferentes. Dependendo da marca, você precisará colocar uma pequena amostra da água e depois colocar algumas gotas do reagente.
  4. Não agite a mistura, pois isso pode afetar a precisão dos resultados. Certifique-se de seguir as instruções. A maioria dos testes deve ser feita longe da luz solar, pois a luz também pode afetar os resultados.
  5. Aguarde tempo suficiente antes de verificar os resultados para dar ao reagente tempo suficiente para reagir com a água.
  6. Compare a mudança de cor na mistura de água com a do gráfico fornecido. Alguns kits de teste fazem com que você segure a mistura de água e o gráfico de amostra contra a luz. Isso permite uma leitura mais precisa, ao invés de comparar os resultados com base nas cores impressas em papel cartão.
  7. O nível ideal de oxigênio dissolvido para um aquário deve ser em torno de 7 partes por milhão de oxigênio dissolvido. Qualquer coisa mais baixa e os peixes tornam-se suscetíveis a doenças.
  8. Se você perceber que seus níveis de oxigênio estão muito baixos, há várias coisas que você pode fazer para remediar a situação. Verifique se sua bomba de oxigênio está funcionando. Além disso, evite aglomerar os peixes. Outra medida que você pode tomar imediatamente é evitar alimentar os peixes quando os níveis de oxigênio estão baixos, pois a alimentação pode diminuir ainda mais os níveis. Você também pode ajustar a temperatura da água, uma vez que temperaturas mais altas diminuem os níveis de oxigênio. Finalmente, você também pode adicionar mais plantas aquáticas para aumentar a produção de oxigênio.
  9. Faça o teste semanalmente ou mais se suspeitar que há um problema com a água do tanque e com o equipamento.

Além de testar os níveis de oxigênio do tanque, você também precisa se certificar de que os níveis de pH da água estão corretos. Certifique-se de que os peixes que escolher para o seu aquário sejam adequados ao ambiente e que evite a superlotação. Com algumas verificações de manutenção de rotina, você pode desfrutar do seu aquário por muitos anos!

Artigos relacionados
  1. Como encontrar tubarões de estimação?
  2. Como criar Koi?
  3. Como pegar uma truta grande?
  4. Como cuidar do peixe-gato de aquário?
  5. Como escolher um tanque para peixes de água salgada?
  6. Como cuidar de seus peixes Betta durante as férias?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail