Como escrever um romance passo a passo: desenvolva tempo e lugar?

"O que quer que saia da casa de Harry
Ele fungou e murmurou, "O que quer que saia da casa de Harry, eu comerei em um minuto.

Parte 2 em uma série de 5

Na Parte 1 desta série sobre como escrever um romance passo a passo, discutimos o desenvolvimento do personagem. Neste artigo, falamos de tempo e lugar.

  1. Coloque. Existem tantas linhas de história como dizem. A mesma história pode ser contada repetidamente em diferentes cenários. Costumo dizer: "Contra cenários diferentes".

    Por exemplo: Nossa história é sobre um homem que virou ladrão de joias para sustentar sua família. Ele é pego, vai para a prisão e, mais tarde, ajuda a polícia a encontrar outros ladrões de joias enquanto ainda assaltava casas em busca de joias. No final, ele acidentalmente ajuda a polícia a se capturar.

    Agora, onde essa história pode acontecer?

    Jake Brimley desmontou de Pinky e deu um tapinha em seu nariz. "Agora fique quieto, Pinky. Não fique relinchando atrás do garanhão de Buck Henson como você faz. Tenho trabalho a fazer."

    Agora, onde e quando essa última ação aconteceu? Você adivinhou Cheyenne em 1890? Que tal na semana passada em Young, Arizona? Poderia ter acontecido em Londres ou Nova York em 1740.

    Jake abaixou a aba do chapéu. "Droga, aquele nortista está com frio. Se não chegarmos a Cheyenne logo, Pinky, nós dois morreremos congelados."

    Então você sabe onde esta última ação aconteceu. Mas quando?

  2. Tempo.

    Jake cavalgou Pinky ao longo dos trilhos da ferrovia. Ele puxou a aba do chapéu para diminuir o brilho do sol. Os rastros convergiram ao longe e os pólos da linha telegráfica encurtaram-se para um ponto. Cheyenne ainda está muito longe, Jake pensou. Ficarei feliz quando esses trens começarem a circular .

    Agora, quando essa ação aconteceu?

    Com um pouco de pesquisa, podemos descobrir que a linha do telégrafo foi colocada ao mesmo tempo que os trilhos foram colocados no Wyoming. Também podemos determinar quando os primeiros trens para uso público (não para construção) passaram pelo Wyoming.

    Por exemplo, Stephen E. Ambrose escreveu um livro intitulado Nothing Like It in the World . O subtítulo é The Men Who Build the Transcontinental Railroad 1863-1869.

    Isso é o que chamo de pesquisa fácil. Você acabou de ler a capa do livro.

  3. Hora e lugar. Enquanto seu personagem, Jake, monta em seu cavalo, Pinky, ele pode dizer algo sobre a linha férrea que está seguindo. Ele pode ter trabalhado na linha enquanto as equipes de construção passavam pelo Wyoming.

    O que Jake diz e pensa nos diz quando e onde a ação está ocorrendo.

    Jake raramente vai nos dizer exatamente quando e onde a ação aconteceu, mas ele pode. "Eu me lembro daquele dia, o dia em que penduraram o Velho Tom na frente do Myrtle's Place na Main Street em Cody. Eles nunca deveriam ter feito isso. Ele nunca machucou ninguém e nunca roubou uma criatura como eles disseram que ele fez. Foi só porque ele foi Blackfoot e o povo da cidade odeia índios. Sim, eu me lembro daquele dia. Era o último dia de outubro de 1886 - exatamente três anos atrás hoje.

    Observe que Jake estava se referindo a uma ação passada, mas Jake nos disse que foi há três anos naquele dia. Então, a ação está ocorrendo quando? Vejamos, 1886 mais 3 é...

    O lugar e a hora dirão como as pessoas falam, andam, ganham a vida, o que comem, como se divertem, como se vestem e muitas outras coisas. Se o leitor souber a hora e o lugar, muitas coisas podem ser deixadas por dizer.

    Onde a ação está ocorrendo
    O que Jake diz e pensa nos diz quando e onde a ação está ocorrendo.
  4. Uma história pode ter mais de um local ou tempo, por falar nisso. Num momento, Dorothy está no Kansas e, de repente, ela está em Oz.

    Em meus artigos de ficção científica, Xrytspet, meu amigo alienígena ou nêmesis frequentemente me leva para algum mundo distante para ver em que problemas ela pode me meter.

    Colombo começou na Espanha e pousou no novo mundo.

    Talvez seus leitores sejam transportados para um "mundo perdido", onde possam ser engolidos por um tiranossauro chamado Rex.

    Ao se preparar para escrever seu romance, dê um nome ao lugar, descreva o lugar. Seja capaz de dizer ao seu leitor o que ele está vendo, cheirando, ouvindo, sentindo: "Ai! Quem deixou essa agulha na cadeira? Você está olhando aquela panela? Está prestes a ferver e temos crianças no chão."

    Boston era um lugar terrivelmente frio em janeiro. As pessoas andavam pelas ruas tão agasalhadas que mal conseguiam se reconhecer. Eles se moviam rapidamente, acenando com a cabeça para conhecidos enquanto passavam, sem parar porque seus narizes já estavam congelados e eles precisavam de um lugar quente e uma tigela de sopa quente. Os sinos da igreja soaram em Commons, mais alto por causa da temperatura fria. Jake puxou o colarinho para cima e pensou como devia estar frio no St. Charles. Ele fungou e murmurou, "O que quer que saia da casa de Harry, eu comerei em um minuto. Cheira a pudim indiano."

    Conforme você descreve seu lugar, conte ao seu leitor sobre transporte, pontos de referência, o que eles podem ver à distância, comércio, igrejas, escolas, o que quer que faça o local viver.

    Agora não escreva longas narrações sobre o lugar. Você pode se safar com um parágrafo como aquele sobre Boston acima, mas geralmente você não deve ter pressa em descrever um lugar, apenas deixe que ele penetre enquanto escreve.

    Indo mais longe, quem mora aqui? Eles são alemães, franceses, liliputianos, zumbis, etc? Como eles chegaram aqui e quando? O que eles fazem? O que se passa na sua casa à noite? Quais atividades são importantes? Eles têm um desfile? Quando? Por quê?

    Pegue todas as probabilidades de que você precisa para tornar sua história real, mesmo que ela não seja.

  5. As fotos podem ajudá-lo na sua escrita?

    Uma foto de uma cidade no oeste em 1905 ajudará você a descrever melhor a cidade em 1889, antes que houvesse quaisquer fotos da cidade. Uma fotografia de Boston no inverno pode ajudar no exemplo acima.

    Você é um artista? Mesmo se você não estiver, faça alguns esboços de sua casa. Se for uma cidade, rotule as ruas, marque o tribunal e a igreja e o armarinho, etc. Quando seus personagens se moverem pela cidade, saiba exatamente onde estão e para onde estão indo. Se eles estão no deserto, quais são os marcos e para onde levam as trilhas?

    Você não consegue sentir o cheiro da sálvia, das vacas, do perfume, das flores, da fumaça da fábrica?

    Ei, o sol está nos seus olhos? O vento está soprando? Você acabou de tirar o suéter por causa do calor? As larvas de laranjas morderam você? Eles estão deixando você louco? Você derramou sua última garrafa de bebida em seus pés para matar os pequenos mendigos?

    O que, você tem um furúnculo que está prestes a estourar, mas você tem que ficar nessa sela?

Bem, acho que estamos prontos para a próxima etapa - desenvolver objetos em seu romance. "Bem, essa é uma bela cinta de pistolas que você tem aí!"

Artigos relacionados
  1. Como escrever um romance passo a passo: seu enredo?
  2. Como escrever uma novela?
  3. Como escrever um comunicado de imprensa?
  4. Como escrever um artigo de teologia pastoral?
  5. Como escrever um poema?
  6. Como escrever uma quadra?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail