Como tratar um gato para peles emaranhadas?

Se você encontrar tapetes ao escovar os pelos do seu gato
Se você encontrar tapetes ao escovar os pelos do seu gato, trabalhe-os cuidadosamente com os dedos.

Você sabia que até a pele de gatos de pêlo curto pode ficar emaranhada? Embora seja mais comum em variedades de pêlo comprido, todos os gatos podem receber esteiras em sua pele. Veja como tratar o pêlo emaranhado de um gato:

  1. Evite esteiras. Evite esteiras mantendo seu gato dentro de casa e escovando-os com frequência. O pêlo de alguns gatos pode emaranhar-se mais rápido do que outros, portanto, preste atenção às necessidades específicas do seu gato ao determinar quanto cuidado seu pelo requer e quanto você deve deixá-lo vagar do lado de fora.
  2. Escove o pelo do seu gato. Cuide do seu gato regularmente com uma escova ou pente projetado especificamente para gatos. Comece a cuidar do seu gatinho desde pequeno para que ele se acostume; gatos mais velhos podem odiar ser escovados se isso não for feito desde que eram gatinhos. Não dê banho em seu gato antes de escovar, pois isso pode criar emaranhados que são difíceis de remover. Se você precisar dar banho em um gato, primeiro penteie o cabelo e depois dê banho nele. Se o seu gato tem tapetes e você pretende dar banho nele, use um pouco de condicionador de cabelo diretamente nos tapetes.
  3. Fique calmo. Se o seu gato odeia ser tratado, fique calmo. Os gatos podem sentir sua ansiedade. Espere até que seu gato esteja relaxado e com sono, em vez de tentar remover as esteiras quando ele quiser comer ou brincar.
  4. Trabalhe nas esteiras. Se você encontrar tapetes ao escovar os pelos do seu gato, trabalhe-os cuidadosamente com os dedos. Tenha cuidado para não puxar as esteiras para longe da pele do seu gato enquanto trabalha nelas. Isso machucaria o gato tanto quanto se alguém puxasse seu cabelo.
  5. Use uma tesoura. Se o seu gato tem tapetes pequenos no pelo, você pode precisar cortá-los se uma escova ou seus dedos não funcionarem. Comece longe da pele e corte cuidadosamente no meio do tapete de pele. Em seguida, tente resolvê-lo novamente com os dedos antes de fazer mais cortes. Tenha muito cuidado para não cortar a pele do seu gato.
  6. Dar um tempo. Se o seu gato está ficando irritado enquanto você trabalha nos tapetes de pele, faça uma pausa. Volte à tarefa mais tarde, quando ambos estiverem relaxados. Você não tem que trabalhar nas esteiras de uma vez.
  7. Visite um tratador. Se as esteiras do seu gato forem muito difíceis para você cuidar sozinho, leve-o a um tratador que possa cuidar de sua pele de maneira adequada. Esteiras grandes ou gatos não cooperativos podem tornar o trabalho muito difícil de ser feito com segurança sem a experiência de escovação. No pior dos casos, o aparador pode até mesmo precisar raspar o gato para se livrar das esteiras.

Esteiras podem ser bastante desconfortáveis para o gato. Eles puxam o cabelo ao redor e podem até irritar a pele. É muito importante tratar o pêlo emaranhado de um gato assim que o vir, para que não cresça nem fique mais desconfortável.

Artigos relacionados
  1. Como tratar um gato com convulsões?
  2. Como tratar um gatinho constipado: encontrar alívio para a constipação?
  3. Como tratar a depressão do gato?
  4. Como tratar um gato desidratado?
  5. Como tratar a conjuntivite do gato?
  6. Como tratar a doença hepática gordurosa felina?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail