Como ter uma dieta saudável durante a gravidez?

Ela deve ter uma boa ingestão regular de ácido fólico
Mesmo antes de uma mulher engravidar, ela deve ter uma boa ingestão regular de ácido fólico.

Uma alimentação saudável é sempre aconselhada independentemente da idade, sexo e estado de saúde atual. Torna-se ainda mais preocupante quando se está grávida. A gravidez é uma condição médica muito especial: com um bebê crescendo dentro do útero de uma mulher, o corpo da pessoa grávida sofre muitas mudanças. Isso inclui mudanças hormonais e até tensões estruturais na bexiga urinária, coluna vertebral e sistema digestivo.

Suplementar a ingestão de ácido fólico

Aumente a ingestão de ácido fólico. Mesmo antes de uma mulher engravidar, ela deve ter uma boa ingestão constante de ácido fólico. Refeições saudáveis ricas em ácido fólico incluem frutos do mar e vegetais de folhas verdes. Várias marcas de pão também são enriquecidas com ácido fólico e folato. Essa substância é responsável por garantir que o sistema nervoso do bebê se desenvolva bem. Como essa parte da anatomia do bebê começa a se formar durante o primeiro trimestre da gravidez, é importante manter níveis adequados de folato no corpo da gestante. A maioria das mulheres nem sabe que está grávida durante os primeiros dois meses, por isso é uma boa ideia comer vegetais com folhas verdes e pão enriquecido, mesmo sem estar grávida. A maioria dos obstetras geralmente prescreve vitaminas com a finalidade de suplementar a ingestão de ácido fólico. Isso pode ser na forma de comprimidos, cápsulas ou suplementos de leite.

Diminua a ingestão de sódio. A hipertensão é um risco para a saúde e esta é uma preocupação ainda maior para as mulheres grávidas. Ter pressão alta durante o parto torna mais difícil para a mãe empurrar o bebê para fora. Isso também torna várias manobras e operações um pouco mais arriscadas do que o normal, ainda mais se o bebê nascer por cesariana. Uma temida complicação da gravidez chamada pré-eclâmpsia também é outro efeito negativo de ser hipertensa durante a gravidez. Para se certificar de que a pressão arterial permanece em níveis razoáveis, tente limitar a ingestão de sal e alimentos processados. O aumento de sódio no sangue aumenta a pressão arterial e torna mais difícil para o corpo lidar com as mudanças nas condições relacionadas ao crescimento do bebê.

Desenvolvimento de diabetes gestacional

Aumente a ingestão de ácido fólico
Aumente a ingestão de ácido fólico.

Evite doces e alimentos gordurosos. Uma mulher grávida pode comer por dois, mas certamente não é uma desculpa para comer coisas que estão fora do menu de dieta saudável. Embora uma mulher grávida possa precisar comer mais refeições do que uma pessoa normal, ela ainda deve comer com moderação e evitar comer muitos doces e alimentos gordurosos. Certamente, esses alimentos podem fazer com que uma gestante engorde uma quantidade desnecessária de peso, o que pode aumentar as chances de desenvolver diabetes gestacional. Essa condição obviamente complica o resto da gravidez e também coloca o bebê em risco de desenvolver certas anormalidades, se não for tratada adequadamente.

Frequência e quantidade. As mulheres grávidas são geralmente aconselhadas por obstetras e profissionais de saúde a comer menos, mas em intervalos mais regulares. Isso inclui café da manhã, almoço e jantar, mas com lanches no meio. Isso ajuda a pessoa grávida a metabolizar melhor a comida, especialmente devido ao fato de que um bebê em crescimento pressiona o estômago e a pessoa pode não ser capaz de reter tanta comida como quando não estava grávida. Mulheres grávidas também são suscetíveis a constipação e hemorróidas, então os médicos geralmente sugerem comer fibras suficientes e desaconselham comer alimentos que podem causar prisão de ventre.

O conselho para uma alimentação saudável estende-se a todos aqueles que desejam manter-se em boa forma. Isso inclui especialmente aqueles que comem por dois.

Artigos relacionados
  1. Como identificar trocas seguras de alimentos para diabéticos?
  2. Como aumentar a ingestão de vitamina B1 tiamina?
  3. Como iniciar seu metabolismo?
  4. Como aumentar a ingestão de vitamina B17?
  5. Como continuar sendo magro?
  6. Como saber quanta proteína é adequada para sua dieta?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail